Microempreendedor: como montar um modelo de orçamento para clientes

Microempreendedor como montar um modelo de orçamento para clientes

Na hora de prestar um serviço, é muito importante que o microempreendedor realize um modelo de orçamento e entregue para o cliente. O modelo de orçamento é a garantia de que ambas as partes estão cientes do que foi estipulado, e que estão de acordo com o combinado. Por causa disso, este documento deve ser preenchido de forma clara, sem deixar lacunas vazias ou dúvidas para aquele que está contratando.

Você é um microempreendedor, quer montar um modelo de orçamento para clientes, mas não sabe por onde começar? Escrevemos o post de hoje para tirar todas suas dúvidas sobre o assunto!

Dados básicos

É fundamental que o microempreendedor preencha os dados com muito cuidado, visto que essa parte será significativa para identificações futuras do serviço prestado ou produto vendido, bem como das informações para contato de ambas as partes envolvidas no negócio. Assim, no caso de serviço prestado, por exemplo, ele deve ser especificado, podendo ser o de bufê, elétrica, fotografia, redação de texto, tradução, entre outros. Depois é necessário que o autor do orçamento se identifique e coloque também o nome da empresa ou consumidor para quem ele prestará o serviço. Outro ponto muito importante é a data que o orçamento será entregue, juntamente com o prazo de validade. Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), o prazo tem que ser de 10 dias, mas isso pode ser conversado e estipulado com o cliente.

No cabeçalho, coloque a logomarca na sua lateral esquerda, e do centro para a direita, dê as informações além do nome da empresa, como inscrição estadual, CNPJ, endereço, e-mail, telefone fixo, celular e site.

Descrição do serviço que será prestado

Para evitar dor de cabeça no futuro, é essencial que se faça uma boa descrição do serviço. Por exemplo, se omicroempresário for um fotógrafo, ele pode descrever “Serviço de fotografia feito em estúdio para preparação de álbum, com 60 fotos, tamanho 21x15cm”. Já um técnico elétrico pode colocar “Serviço de elétrica para instalação do cabo x, no local y”, um tradutor pode especificar “Serviço de tradução de livro de xxx caracteres”, entre outros. O importante é deixar tudo bem detalhado e especificado, para assim evitar arrependimentos e decepções entre ambas as partes.

Condições de pagamento

Outro ponto que deve ser preenchido com cautela é o do pagamento. Depois de colocar a data que o serviço será prestado e concluído, é necessário que ele especifique, nos mínimos detalhes, sobre o valor do orçamento e o prazo de pagamento. Por exemplo, pagamento utilizando cheque, boleto bancário, parcelamento em 4 vezes no crédito, valores à vista, entre outros. No final do modelo, é preciso que se tenha a cidade e a data, para que assim o MEI possa pedir a assinatura do contratante.

O modelo de orçamento é um documento muito importante para o microempreendedor e cliente, visto que sela um acordo. Quando bem preenchido, evita riscos de arrependimento e decepção no final de um projeto, de ambas as partes. Por causa disso, é necessário ter muita cautela na hora de colocar as informações. Você tem outra dúvida sobre o assunto? Alguma sugestão para fazer modelos de orçamento melhores? Conte para a gente, nos comentários!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.