Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Manual do Pix: 25 perguntas para tirar todas as suas dúvidas

Um cliente está fazendo um Pix por QRcode para finalizar a compra.

O Pix é uma ferramenta inovadora dentro do mercado brasileiro. Conforme uma pesquisa realizada pelo Asaas, em 2022, o Pix foi utilizado no pagamento de 27 milhões das faturas emitidas pelo seu sistema. Em 2023, esse número chegou a 114 milhões, apontando um aumento de 314,82% no uso do Pix em um ano.

A popularização desse método de cobrança fez com que novas regras e ferramentas fossem desenvolvidas, visando garantir a segurança e agilidade nas transações.

Para te ajudar a entender todos os procedimentos envolvidos nas transações via Pix, confira este manual completo com 25 perguntas e respostas. Continue a leitura!

1. O que é o Pix e como ele funciona?

O Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil (Bacen), que é o órgão responsável por garantir a estabilidade econômica do país. 

O sistema foi criado em 2020 e é responsável por realizar transferências financeiras de forma imediata. Ele transaciona valores de uma conta bancária para outra por meio de uma chave Pix, de forma segura e imediata.

Por meio de um aplicativo financeiro, basta criar e ativar a chave Pix. Assim, há como receber ou efetuar pagamentos de forma instantânea.

Descubra tudo sobre o que é Pix.

2. O Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Sim! O Pix funciona 24h por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. A única atenção necessária é em relação ao limite de valores no horário noturno.

O limite de valores e o horário dessas modalidades é pré-definido pela instituição financeira e pode ser alterada pelo dono da conta, caso seja necessário, dentro de 48h.

O Pix noturno, de forma padrão, inicia às 20h ou 22h e termina às 6h da manhã, podendo ser alterado conforme a necessidade do portador da conta. Assim que o horário noturno encerra, o diurno inicia.

O Pix diurno, de forma pré-definida pelo banco, inicia às 6h da manhã e termina às 20h ou 22h, também podendo ser alterado pelo portador da conta

Entenda mais sobre como funciona o horário Pix.

3. Quais são os riscos do Pix?

O Pix é seguro! Todas as informações pessoais utilizadas nas transações estão protegidas pelo sigilo bancário, assegurado pela Lei Complementar n.º 105 e pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Além disso, o Pix também conta com a segurança dos próprios aplicativos dos bancos, como a senha, biometria e autenticação multifator. 

Entenda mais motivos pelos quais o Pix é seguro.

4. Quais os tipos de chave Pix e como registrar uma?

A chave Pix é como se fosse o nome da conta dentro do sistema de pagamentos. Para que a transação fosse mais acessível para todos, além da rapidez e baixo custo, também era preciso uma identificação de fácil memorização.

Existem quatro tipos de chaves Pix:

A partir dessas chaves, é possível enviar cobranças por meio de imagens (QR code Pix) ou por meio de mensagens de texto (link de pagamento ou Pix Copia e Cola).

A chave Pix pode ser gerada pela plataforma digital da instituição, ou seja, no internet banking ou aplicativo financeiro. 

Dentro da seção Pix do aplicativo, escolha a melhor opção de chave Pix para o negócio. Caso precise mudar alguma dessas informações, a chave deverá excluída e cadastrada novamente.

Saiba mais sobre como funciona a chave Pix.

5. Como fazer um Pix para outra pessoa ou empresa?

Existem duas formas principais para fazer um pagamento via Pix. Por meio de um QR code ou chave Pix. Para utilizar esse método de pagamento, siga os passos abaixo:

Pronto! Um pagamento com Pix será feito.

6. O que é necessário para receber Pix?

Para receber pelo Pix, é necessário primeiro cadastrar uma chave Pix (CNPJ, e-mail, número de telefone ou sequência aleatória). Depois, escolha uma das opções abaixo para disponibilizar o Pix para o cliente:

Entenda todas as formas de como receber pelo Pix.

7. Qual é o limite máximo de Pix por dia? Pode alterar?

Cada instituição financeira pode definir seus próprios limites para Pix. Normalmente, o limite diário pré-definido das transações Pix durante o período noturno é de R$ 1.000 (das 20h às 6h). 

Os limites podem ser alterados pelos clientes, na opção “Meus Limites Pix”. Lembrando que a redução de limite é imediata, mas o aumento depende da avaliação da instituição, podendo levar entre 24 e 48 horas para aprovação.

O Pix não tem um valor mínimo de transferência, permitindo a transições a partir de R$0,01. 

Saiba tudo sobre os limites do Pix.

8. Posso agendar um Pix? Como funciona o Pix Agendado?

O Pix Agendado, ou Pix Programado, é uma ferramenta lançada pelo Banco Central (Bacen) com outras funcionalidades do Pix. Ela permite aos usuários programem transações financeiras para serem realizadas em datas futuras, de forma automática.

O agendamento é feito no momento de finalizar a operação via Pix, dentro do aplicativo da instituição financeira. Neste caso, o valor da transferência fica retido na conta emissora, sendo liberada ao destinatário no momento definido pelo pagador.

É comum que esse pedido de agendamento Pix apareça ao final da operação, no momento de verificação das informações de transferência. Por isso, para agendar o Pix, é preciso primeiro inserir todas as informações de compra.

Leia mais sobre o Pix Agendado.

9. O que será o Pix automático?

O Pix automático é uma nova funcionalidade do sistema Pix, ainda em fase de implementação pelo Banco Central, que vai permitir pagamentos recorrentes com débito automático.

Ele funciona como um “débito em conta”, mas com as vantagens do Pix: transações instantâneas, disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias da semana, e sem custo para pessoas físicas.

Nesse modelo, o pagador autoriza uma única vez, e os valores são debitados automaticamente nas datas agendadas, sem necessidade de nova autorização a cada cobrança.

Essa solução será ideal para pagamentos de mensalidades, assinaturas e serviços contínuos.

Leia mais sobre o Pix automático.

10. O que significa Pix recorrente e como funciona?

O Pix Recorrente é uma solução já disponível nas instituições financeiras que permite a programação manual de transferências repetidas.

Ou seja, o cliente precisa agendar cada pagamento individualmente no aplicativo do banco. Ele define a data e o valor da transação, mas precisa autorizar sempre que quiser programar um novo Pix. 

Entenda tudo sobre o que é Pix recorrente.

11. O que significa Pix garantido e como funciona?

O Pix garantido é uma modalidade de pagamento, que ainda será lançada. Na teoria, ela permitirá que compras sejam parceladas pelo Pix. Ou seja, a partir de um valor limite, cada pessoa poderá parcelar uma compra em até 24x.

Ainda não existe definição dos limites de cada pagador, porém, esse serviço deve dispensar o cartão de crédito.

Vale ressaltar que também será necessário existir instituições financeiras habilitadas para intermediar a transação. Assim, o banco garante que o estabelecimento vai receber o valor total da compra, mesmo que o cliente não tenha dinheiro na conta para pagar.

Confira mais sobre o Pix garantido.

12. O que é o Pix Saque e o Pix Troco? Como utilizá-los?

O Pix Saque é uma funcionalidade que permite que os clientes saquem dinheiro em comércios. Ou seja, em vez de ir a uma agência bancária, ele pode parar em um estabelecimento, fazer o Pix e receber o mesmo valor transferido na hora.

O Pix Saque pode ser utilizado em momentos onde o consumidor precisa de dinheiro físico e não há agência bancária por perto. Basicamente, o cliente paga um valor em Pix para um comércio e a quantia é devolvida na forma física

Para utilizar a funcionalidade Pix Saque, basta:

Entenda como funciona o Pix Saque.

Já o Pix Troco permite que o cliente, na hora de pagar pela compra, realize um Pix com o valor maior do que o do produto e receba troco em dinheiro. Assim, o consumidor não precisa recorrer a um caixa eletrônico para retirar pequenos valores. 

Leia mais sobre o Pix Troco.

13. Como funciona o Pix Cobrança para empresas e comerciantes?

O Pix Cobrança é um método de pagamento utilizado por estabelecimentos, empresas e prestadores de serviços que geram cobranças para seus clientes. Por meio dessa modalidade, é possível enviar cobranças por Pix Copia e Cola, link de pagamento ou QR code.

14. O Pix é gratuito para empresas?

O Pix não cobra taxa para pessoas físicas, somente para pessoas jurídicas. Nesse caso, a taxa do Pix para contas PJ pode variar conforme a instituição financeira envolvida. 

Por isso, é fundamental conhecer as tabelas de preço e as vantagens oferecidas pelo banco ou conta digital

Saiba mais se o Pix cobra taxa.

No Asaas, por exemplo, você tem 30 transações grátis todo mês para usar em Pix, transferências e pagamento por QR code estático. Além disso, nas cobranças por Pix, você só é taxado após seu cliente realizar o pagamento da fatura.

Conheça as taxas do Asaas.

15. Quais as vantagens do Pix para o negócio?

O Pix é um recurso que apresenta diversos benefícios para empresas ou pessoas que precisam receber pagamentos. Dentre as principais vantagens, estão:

16. Como oferecer Pix no e-commerce?

Para utilizar o Pix no e-commerce de forma eficiente, é preciso encontrar um sistema de pagamento seguro e eficiente, que faça a integração dos meios de pagamento.

O Asaas, por exemplo, além de permitir cobrança pelos meios de pagamento mais populares (Pix, boleto e cartão de crédito), também oferece recursos vantajosos para e-commerces, como:

Leia mais sobre Pix no e-commerce.

17. O que é QR code dinâmico e QR code estático?

O QR code dinâmico é um tipo de código gerado para transações momentâneas, ou seja, ele é exclusivo para uma transação específica. Ele é ideal para transações pontuais e únicas, tendo em vista seu tempo de permanência.

Neste caso, o código pode possuir um valor fixo ou não, sendo utilizado em vendas ou doações. 

Já o QR code estático é um tipo de código que pode ser utilizado múltiplas vezes, podendo conter um valor fixo ou não. Geralmente, é utilizado em situações em que a empresa vai receber seus pagamentos em diferentes momentos.

Por isso, é recomendável imprimir ou salvar a imagem do código, para poder utilizá-lo mais vezes.

Entenda como funciona o QR code dinâmico e estático.

18. Como gerar boleto com QR code Pix?

Cada instituição financeira tem seus próprios métodos para gerar um boleto com QR code Pix. Na plataforma do Asaas, por exemplo, selecione “criar cobrança” e insira as informações conforme os passos abaixo:

Além da facilidade na emissão de cobranças, a empresa ganha 30 transações gratuitamente todo mês para usar em transferências via Pix.

Conheça as vantagens do boleto com QR code.

19. Qual o melhor gerador de QR code grátis?

O melhor gerador de QR code Pix é aquele que oferece mais agilidade e o melhor custo-benefício para a empresa. Geralmente, empresas que oferecem o gerador de QR code também agregam outros tipos de ferramentas financeiras empresariais.

Um exemplo disso é o Asaas, uma instituição de pagamentos completa, preparada para facilitar os recebimentos das empresas. Por meio do sistema, é possível ter acesso a diversas ferramentas que tornam a rotina financeira mais ágil e funcional, como:

Conheça todas as funcionalidades da conta digital Asaas.

20. Quais são os tipos de golpe do Pix e como se proteger?

Existem diversos tipos de golpes do Pix. Os mais comuns são:

Por isso, é imprescindível sempre confirmar todos os pagamentos e transferências realizadas. 

Se você foi vítima de algum tipo de golpe do Pix, a primeira coisa a fazer é realizar a denúncia, registrar um boletim de ocorrência, e relatar o ocorrido à instituição.

21. O que fazer em caso de Pix enviado por engano ou fraude? (MED)

Assim que confirmado, o Pix não pode ser cancelado. Caso um Pix seja enviado errado, a única coisa que pode ser feita é tentar negociar com o recebedor do Pix. 

Dependendo da situação em que o Pix foi enviado, informe a instituição financeira e veja quais medidas são cabíveis ao contexto.

Para requerer o estorno de Pix, a situação precisa se encaixar dentro das regras do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Esse é um sistema criado pelo Banco Central para combater os golpes e fraudes no Pix. 

22. O que é Pix estornado?

O Pix estornado é a ação de devolução ou cancelamento do pagamento efetuado por Pix. Isso pode ocorrer em algumas situações específicas, principalmente em casos de suspeitas de golpes e fraudes na conta bancária.

Para realizar esse tipo de processo, você deve relatar o motivo de requerer o estorno do Pix para a instituição onde a transferência foi realizada. Caso seja entendido que foi uma situação de fraude ou golpe, o valor transferido estorna em até 96 horas.

23. É possível cancelar um Pix depois de enviado?

A modalidade tradicional do Pix não permite cancelamento após confirmada a transação, apenas na modalidade de Pix Agendado. 

Para tentar recuperar o dinheiro, espere a transação ser confirmada (ou não) e tente negociar com o recebedor a devolução. Caso não chegue em um acordo, contate a instituição financeira para entender quais as medidas cabíveis para sua situação.

24. Posso usar o Pix para pagamentos internacionais?

O Pix é um sistema exclusivo para clientes de instituições financeiras do Brasil. Assim, só é possível fazer Pix nas contas ativas vinculadas às instituições financeiras brasileiras. 

Para usar o Pix em pagamentos internacionais, é necessário ter acesso a ferramentas ou plataformas específicas neste tipo de transação.

Entenda como funciona o Pix internacional.

25. Qual o melhor sistema de pagamento para cobrar por Pix?

O melhor sistema de pagamento para cobrar por Pix é aquele que oferece praticidade, segurança, automação e integração com os processos do negócio. 

Para fazer uma boa escolha, leve em conta os seguintes critérios:

Uma solução que reúne todos esses benefícios é o Asaas. Com a plataforma, é possível cobrar por Pix de forma 100% automatizada, gerar QR codes, enviar cobranças por WhatsApp, e ainda ter acesso a uma conta digital PJ completa.

Comece a cobrar por Pix no Asaas agora mesmo!

Sair da versão mobile