E-book Tudo sobre Pix: guia sobre sistema de pagamentos instantâneos

Por Redação Asaas
2 de maio, 2023

O mercado está sempre oferecendo novidades tecnológicas para os empreendedores. Com novas soluções surgindo todos os dias, sua empresa precisa estar atenta para fornecer aos consumidores a melhor experiência de compra possível com seu negócio.

O Pix surgiu em 2020 e rapidamente se tornou o método de pagamento mais popular do país. Sua versatilidade tornou as negociações mais fáceis e ajudou empresas de todos os nichos a vender mais e melhor.

Porém, você sabia que existem diversas funções do Pix? Além de funcionar como um método de pagamento muito prático, o Pix oferece algumas outras facilidades para tornar sua rotina financeira mais dinâmica e ajudar sua empresa a aumentar as conversões de vendas.

Baixe o guia completo para aprender Tudo sobre Pix para empresa

Com esse material do Asaas, você vai entender melhor quais são todas as funções que o Pix oferece para sua rotina de pagamentos, além de responder todas as suas dúvidas sobre a modalidade.

Da mesma forma, você vai entender como pode aumentar seus lucros através de estratégias de vendas, reduzir taxas, aumentar a produtividade e muito mais!

Além disso, neste material vamos responder:

  • Como funciona o recebimento via Pix?
  • Quais são as vantagens de receber via Pix?
  • Pix PJ e Pix PF: existem diferenças?
  • Quem deve usar cada tipo de cobrança Pix?
  • Como implementar a cobrança via Pix na sua empresa?

Baixe o e-book gratuitamente e entenda tudo sobre Pix para empresa. Tenha um guia prático sobre pagamento instantâneo nas mãos!

Como funciona o Pix?

O processo de utilização do Pix é bastante simples e pode ser realizado através de um aplicativo bancário ou de instituições financeiras autorizadas. 

Para fazer uma transferência, basta informar o valor a ser enviado e a chave Pix do destinatário.

Após a confirmação dos dados, a transferência é realizada instantaneamente, com o valor caindo na conta do destinatário imediatamente. Além disso, é possível fazer transações em qualquer dia e horário, incluindo finais de semana e feriados.

Além de transferências entre pessoas físicas e jurídicas, o Pix também pode ser utilizado para pagamento de compras em estabelecimentos comerciais.

Por isso, o Pix é uma ferramenta extremamente versátil para a rotina de qualquer empresa e também facilita o processo de pagamentos dos clientes.

O Pix é seguro?

O sistema do Pix é bastante seguro, com criptografia de ponta a ponta e diversos recursos de proteção contra fraudes. O próprio Banco Central garante que o sistema é completamente à prova de fraudes.

Além disso, em 2023 foram lançadas novas atualizações do Pix, com foco em tornar a ferramenta ainda mais segura.

Apesar disso, existem golpes e tentativas de fraudes através da ferramenta – mas todos casos de engenharia social, quando o criminoso tenta enganar a vítima. Você pode aprender e se proteger desses ataques no nosso guia completo sobre o assunto.

Quem pode usar o Pix?

Qualquer pessoa ou empresa que possua uma conta em banco ou instituição financeira autorizada pode usar o Pix para fazer pagamentos ou transferências. Isso inclui pessoas físicas e jurídicas, bem como instituições governamentais, ONGs e outras entidades

Pagar com Pix é obrigatório?

Embora o Pix tenha se tornado uma opção bastante popular no Brasil, ele não é obrigatório e não substitui outras formas de pagamento, como dinheiro em espécie, cartões de crédito ou débito, boletos bancários ou transferências bancárias tradicionais. 

No entanto, muitos estabelecimentos comerciais já adotaram o Pix, por ser mais rápido, seguro e conveniente para os clientes. 

Além disso, o uso do Pix pode trazer benefícios para as empresas, como a redução de custos com transações bancárias e a simplificação da gestão financeira.

Quais são os tipos de chave Pix?

Existem 5 tipos de chaves Pix que podem ser cadastradas por pessoas físicas ou jurídicas para facilitar o recebimento de pagamentos. São elas:

  • CPF ou CNPJ: é possível cadastrar o número do CPF ou CNPJ como chave Pix para receber pagamentos e transferências em uma conta bancária vinculada a essa documentação.
  • Número celular: o número de telefone celular como chave Pix também pode ser uma chave Pix, recebendo transferências em uma conta bancária vinculada a esse número.
  • Endereço de e-mail: também é possível cadastrar um endereço de e-mail como chave Pix.
  • Chave aleatória: é possível gerar uma chave aleatória composta por letras, números e símbolos para receber pagamentos e transferências em uma conta bancária específica.
  • Chave de uso único: essa é uma chave Pix temporária que pode ser utilizada para uma única transação e é gerada no momento em que a transação é iniciada pelo pagador. Essa chave é útil em situações em que não é possível cadastrar uma chave permanente, como em compras realizadas em lojas físicas que não aceitam outras formas de pagamento além do Pix.

Vale lembrar que é possível cadastrar mais de uma chave Pix em uma mesma conta bancária, o que aumenta a flexibilidade e a praticidade na hora de receber pagamentos e transferências.

Quais são as ferramentas do Pix?

O Pix se destaca, além da praticidade, pelas suas ferramentas financeiras e aplicabilidades. Com intuito de ajudar os empreendedores a terem mais dinamismo para aumentar sua capacidade de vender.

Confira quais são as principais ferramentas do Pix e seus usos dentro da rotina empresarial:

1. Pix Saque

O Pix Saque é um serviço que permite a retirada de dinheiro em espécie utilizando o Pix como forma de pagamento. 

Com essa funcionalidade, os clientes podem sacar dinheiro em qualquer estabelecimento que ofereça o serviço – como supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais.

Uma das principais vantagens do Pix Saque é a conveniência, já que os usuários podem sacar dinheiro, sem precisar se deslocar até um caixa eletrônico. 

Isso pode servir como atrativo para seu negócio físico, aumentando a frequência de clientes – ao mesmo tempo que necessita de um controle maior do seu capital de giro.

2. Pix Troco

Por outro lado, o Pix Troco é uma funcionalidade que permite aos clientes pagar por suas compras em estabelecimentos comerciais e receber o troco em sua conta bancária, através do Pix.

Dessa forma, o troco não precisa ser dado em dinheiro, o que reduz o manuseio de cédulas e moedas e aumenta a segurança da transação.

3. QR Code Pix

O QR Code Pix é uma forma de pagamento que utiliza um código QR (Quick Response) para realizar a transação financeira. 

Nesse caso, o usuário escaneia o QR Code com a câmera do celular e realiza o pagamento diretamente da sua conta bancária. Existem dois tipos de QR Code Pix: o QR Code Pix Estático e o QR Code Pix Dinâmico. 

O QR Code Estático pode ser utilizado múltiplas vezes, ideal para quando sua empresa vai receber o mesmo pagamento em diferentes momentos. 

Por outro lado, o QR Code Dinâmico, é gerado unicamente para cada transação e possui um valor específico. Ele é ideal para transações pontuais.

Quais são as vantagens de receber pelo Pix?

Uma das principais vantagens do Pix é a rapidez das transações, que são concluídas em poucos segundos.

Para sua empresa, isso pode significar uma disponibilidade maior de recursos para manter a saúde financeira do negócio. Até porque o Pix pode ser utilizado em qualquer horário e durante todos os dias da semana.

Outra vantagem é que as tarifas cobradas pelas transações realizadas por meio do Pix costumam ser mais baixas do que as tarifas cobradas por outros meios de pagamento, como cartões de crédito e débito.

Se você quiser conhecer mais aplicações sobre o Pix e como ele pode aumentar as vendas da sua empresa, não deixe de conferir o nosso material! E para outras informações sobre meios de pagamento, confira os conteúdos do blog do Asaas!

No Asaas você tem cobrança por ligação telefônica