E-book Modelo de notificação de cobrança:  guia para reduzir a inadimplência no seu negócio

Por Redação Asaas
2 de maio, 2023

Como empreendedor, você sabe que o momento de cobrança é fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio. Além disso, é na cobrança que muitas empresas acabam perdendo os consumidores, por utilizarem um processo deficiente.

Sendo assim, é muito importante que sua gestão não apenas identifique qual o modelo de cobrança ideal para utilizar com seus clientes, como também definir quais os canais que você irá usar para se comunicar.

Um bom modelo de notificação, por exemplo, pode ser a diferença entre fidelizar um consumidor ou perdê-lo. Por isso, nós criamos um e-book para mostrar como funciona um modelo de notificação de cobrança e como ele pode ajudar sua empresa e zerar a inadimplência entre seus clientes. Entenda mais!

Baixe o nosso guia completo sobre modelo de notificação de cobrança

Com esse material do Asaas, como utilizar um sistema de notificações dentro da sua régua de cobranças pode tomar para reduzir a inadimplência dos seus clientes e ser mais eficiente no processo de cobrança. 

Da mesma forma, você também vai descobrir como padronizar esse processo da forma adequada, adaptando suas notificações dentro do seu modelo de cobrança.

Além disso, neste material vamos responder:

  •  Como gerar e receber cobranças?
  • Como cobrar seus clientes?
  • Como as notificações ajudam a reduzir a inadimplência?
  • Como cobrar clientes em grande escala?
  • Modelos de notificação de cobrança.

Baixe o e-book gratuitamente para melhorar seu modelo de notificação extrajudicial e zere a inadimplência do seu negócio!

Como funciona um modelo de notificação de cobrança?

Um modelo de notificação de cobrança é uma ferramenta que tem como objetivo automatizar o processo de cobrança da sua empresa, enviando notificações aos clientes com informações sobre pagamentos em atraso. 

Esse tipo de sistema é capaz de enviar mensagens personalizadas, como e-mails, SMS ou notificações push. Assim, você consegue alertar seu cliente sobre a pendência financeira e as consequências do não pagamento.

Para que o modelo de notificação de cobrança funcione corretamente, é necessário que as informações do seu cliente estejam atualizadas e que sua empresa tenha uma política clara de cobrança. 

Assim, o sistema pode enviar notificações de forma eficiente e de acordo com as regras estabelecidas pela sua empresa.

Em quais situações é usado um modelo de notificação de cobrança?

Um modelo de notificação de cobrança é geralmente utilizado quando sua empresa precisa enviar lembretes ou avisos para seus clientes sobre a data de vencimento de uma fatura ou pagamento pendente.

Além disso, um modelo de cobrança também pode ser utilizado para informar ao cliente sobre a realização de uma cobrança automática, como uma assinatura renovada automaticamente, por exemplo. 

Dessa forma, o cliente tem conhecimento prévio sobre o débito e pode se programar para o pagamento.

Da mesma forma, o modelo de notificação de cobrança também é útil para o caso da sua empresa lidar com pagamentos recorrentes, permitindo que sejam enviadas notificações de cobrança periódicas. 

Isso ajuda a garantir que as cobranças sejam realizadas no prazo e evita atrasos nos pagamentos. Por isso, contar com um bom modelo de notificação ajuda a reduzir a inadimplência e ainda permite um canal de comunicação direta com o consumidor.

Como cobrar seus clientes de forma eficiente?

Possuir as melhores ferramentas para realizar uma cobrança pode não ser o suficiente para manter um bom relacionamento com seus clientes. Afinal, também é importante utilizar cada ferramenta com eficiência.

Muitas vezes isso significa identificar quais são as etapas essenciais de um processo de cobrança, adaptando os momentos de contato com o cliente conforme a necessidade do mundo.

Por isso, antes de iniciar seu modelo de cobrança e escolher um modelo de notificação, fique atento para alguns critérios para cobrar seus clientes com eficiência:

1. Entenda o Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor rege como a interação entre sua empresa e o cliente deve acontecer. Isso também se aplica aos momentos de cobrança e, portanto, a forma como sua gestão utiliza um modelo de notificação.

A partir desse documento, você pode definir o tom ideal para usar com seu cliente, mesmo que ele esteja em uma situação de inadimplência. Além disso, você também pode compreender quais são os canais ideias para cobrar sem riscos de infringir o direito do cliente.

2. Entenda seu público-alvo

Entender quem são seus clientes é algo muito importante para o cenário de vendas e marketing, mas também impacta no pós-venda. Quando falamos de desenvolver uma metodologia de cobrança eficiente, falamos sobre utilizar a estratégia certa de acordo com seu público.

Conhecer seu público vai nortear as estratégias de cobrança e comunicação, canais utilizados e pontos de contato, assim como o tom de voz. Assim, você evita erros no momento de exigir o pagamento, aumenta a taxa de pagamento e fidelização.

3. Esteja aberto para negociação

Por fim, apesar desse tópico fugir do impacto do modelo de notificação, é muito importante que sua empresa esteja disposta a negociar com os consumidores. Legalmente, no caso de falta de pagamento, sua empresa pode exigir juros e multas para quitar a dívida.

Porém, a forma como você irá negociar com seu consumidor irá impactar diretamente no relacionamento com ele no futuro. Por isso, esteja disposto a negociar, para facilitar que os clientes quitem a dívida o quanto antes.

Quais são os melhores canais para notificar os clientes sobre suas cobranças?

Uma das razões pelas quais é importante conhecer seu público-alvo, é para que você possa definir qual o melhor canal para entrar em contato com eles. A partir dessa informação, você pode entender como seus clientes preferem ser notificados e qual método é eficiente.

Existem muitas opções para comunicação e um bom modelo de notificação pode oferecer diferentes opções – permitindo uma abordagem mais completa para seu negócio. Entenda um pouco mais sobre cada método de comunicação:

Cobrança por e-mail

Os e-mails são métodos tradicionais de notificação entre empresas e seus clientes. Além de permitir cobranças, o e-mail pode ser utilizado para outros tipos de contato – como envio de novidades, newsletter e comunicados e informativos de promoções, por exemplo.

Porém, o e-mail acaba não oferecendo o mesmo dinamismo que os métodos relacionados aos smartphones e celulares – como a notificação SMS e WhatsApp.

Cobrança por SMS

As cobranças por SMS estão entre os métodos mais baratos e rentáveis para notificar clientes da necessidade de pagamentos. 

Uma das grandes vantagens desse método é a escalabilidade, já que não é necessário que seu cliente possua acesso a internet para receber a mensagem, apenas um celular.

Cobrança por WhatsApp

O WhatsApp é um canal relativamente novo para uso de notificações, mas que pode ser muito eficiente. O sistema do Asaas, por exemplo, permite que você envie cobranças através dessa plataforma.

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, permitindo que sua notificação alcance uma enorme parcela de consumidores. Além disso, ela também permite um contato mais completo com seus clientes, também sendo um canal de suporte.

Como lidar com clientes que não respondem as notificações de cobrança?

Muitos empreendedores se perguntam qual a melhor maneira de lidar com um consumidor que não está disposto a quitar sua dívida. Nós já mencionamos a necessidade de estar aberto a negociações, porém, muitas vezes isso não é suficiente.

Multas e juros podem tornar o cliente menos receptivo a um pagamento imediato, por isso você pode optar por diferentes práticas que tornam seu modelo de cobrança mais eficiente. Confira:

Notificação extrajudicial

O modelo de cobrança extrajudicial é um documento enviado pela sua empresa para notificar um cliente sobre uma situação que pode levar a medidas legais. 

Essa notificação é realizada por meio de uma carta ou documento escrito que é entregue ao destinatário por um oficial de justiça, um cartório ou por correio com aviso de recebimento.

Geralmente, o modelo de cobrança de notificação extrajudicial é utilizado para resolver conflitos de forma amigável, evitando a necessidade de levar o caso a uma ação judicial. Ela pode ser usada em diversas situações, como cobranças de dívidas, descumprimento de contratos, etc. 

Ao receber uma notificação extrajudicial, a parte notificada tem um prazo para responder ou resolver a situação antes que medidas legais sejam tomadas.

Negativação via Serasa

A negativação via Serasa é uma das principais ferramentas para garantir o pagamento do seu cliente inadimplente, no caso das negociações terem falhado. Isso acontece porque o ato de negativar o cliente envolve incluir seu nome em um cadastro de inadimplentes mantido pela Serasa Experian.

A negativação pode afetar a capacidade do devedor de obter crédito e realizar negócios, já que muitas empresas consultam essa base de dados antes de concederem crédito ou fecharem acordos comerciais. 

Além disso, a negativação também pode ser feita diretamente pela plataforma do Asaas – tornando esse processo mais prático e assertivo.

Como escolher o melhor sistema de notificação de cobranças?

Alguns sistemas de notificação de cobrança também oferecem recursos adicionais, como a possibilidade de gerar boletos atualizados com multas e juros, gerenciar histórico de cobranças e automatizar o processo de renegociação de dívidas. 

Esses recursos podem ajudar a empresa a melhorar a eficiência dentro do seu modelo de cobrança e reduzir a inadimplência.

Por isso, o modelo de notificação de cobrança do Asaas é a melhor opção para sua empresa. Afinal, além de permitir enviar lembretes de pagamento, o Asaas é uma conta digital completa e oferece uma plataforma eficiente para sua gestão financeira.

No Asaas você tem cobrança por ligação telefônica
Skip to content