E-book modelo de régua de cobrança: para otimizar comunicação com clientes

Por Redação Asaas
28 de dezembro, 2020

Entender qual a melhor maneira de cobrar seus clientes pode ser um desafio. Afinal, ninguém quer se indispor com um consumidor ou realizar uma cobrança indevida. Para resolver esse problema, utilizar um modelo de régua de cobrança se tornou fundamental para empresas de diferentes segmentos.

Essa ferramenta permite que seu negócio profissionalize as etapas e comunicações de cobrança, utilizando lembretes, notificações automáticas e seguindo uma sequência lógica de mensagens.

Dessa forma, você pode reduzir a inadimplência dentro do seu núcleo de clientes, melhorando a experiência do consumidor e estabelecendo etapas estratégicas para suas operações.

Descubra como elaborar um modelo de régua de cobrança

Porém, nem sempre é fácil estabelecer os critérios de uma régua de cobrança eficiente. Para isso, é preciso muito estudo e preparo da sua gestão de cobrança. Porém, para facilitar essa tarefa, nós criamos um material gratuito para você!

Com nosso e-book grátis sobre como elaborar um modelo de régua de cobrança, você pode otimizar sua comunicação com clientes e tornar essa etapa mais eficiente. Além disso, com esse e-book você aprenderá:

  • O que é régua de cobrança
  • Como a régua de cobrança pode ajudar a reduzir a inadimplência
  • Qual é a importância de uma boa relação com o cliente
  • Modelo de régua de cobrança eficiente e como elaborar

Baixe o e-book gratuitamente e profissionalize a comunicação do seu negócio com a régua de cobrança!

Como funciona um modelo de régua de cobrança na prática?

A régua de cobrança funciona de maneira muito simples. Ela é um processo para identificar quais os melhores momentos para sua empresa entrar em contato com o cliente e cobrar uma fatura.

No geral, existem dois momentos fundamentais para enviar notificações e permitir que seus clientes se lembrem que precisam efetuar pagamentos. Esses momentos são de cobrança preventiva e cobrança reativa. Confira:

Cobrança preventiva

A cobrança preventiva funciona para impedir que os clientes esqueçam de realizar os pagamentos. Ou seja, ela funciona para prevenir a inadimplência e facilitar o processo de cobrança dos clientes.

Dessa forma, seu consumidor sempre será alertado da proximidade do prazo de pagamento e pode se preparar para quitar a fatura.

Cobrança reativa

Por outro lado, a cobrança reativa funciona após o prazo de vencimento, quando o consumidor não realizou o pagamento devido.

Nesse caso, sua empresa pode estabelecer uma estratégia de comunicação eficiente que consiga convencer os consumidores a quitar o pagamento para não tornar um esquecimento em dívida.

Além disso, é sempre possuí informar da possibilidade de negativação via Serasa, como argumento de convencimento.

Quais são as vantagens no uso de um modelo de régua de cobrança?

Existem muitas vantagens ao implementar um método de régua de cobrança dentro da sua empresa. Vale ressaltar que é fundamental possuir processos eficientes dentro do seu negócio para melhorar sua gestão financeira.

Por isso, otimizar as etapas de cobrança pode impactar diversos setores da sua empresa, trazendo melhorias desde o time de vendas até os setores de experiência do consumidor.

1. Recebimento facilitado

Um dos principais benefícios da régua de cobrança é facilitar o recebimento dos valores devidos pelos seus clientes. Esse processo agiliza a entrada de fluxo de caixa e impacta positivamente nas finanças do seu negócio. 

Além disso, você pode organizar datas com base em previsões para as datas de recebimento, mantendo em dia sua saúde financeira.

2. Melhorando a experiência do consumidor

Outra vantagem do modelo de régua de cobrança é padronizar a comunicação para seus clientes. Dessa forma, você evita erros no processo de cobrança, além de nunca utilizar um tom indevido durante a conversa com o consumidor.

Seu cliente precisa ser respeitado mesmo durante os momentos de inadimplência, porém o tom precisa ser firme para realizar as notificações e negociações de pagamento. Por isso, a régua permite uma comunicação direta e eficiente, mantendo o cliente fidelizado.

3. Melhor organização das contas

Como falamos a partir da régua de cobrança você pode estabelecer uma previsão financeira do pagamento dos clientes. Assim, você pode definir as datas de contas a pagar e receber – além de identificar o que irá fazer com os recursos captados.

4. Deixar a cobrança mais profissional

A implantação do modelo de régua de cobrança proporciona um processo profissional e automatizado, substituindo as cobranças humanizadas e baseadas em verificações manuais por relatórios detalhados de inadimplência. 

Os clientes serão notificados de maneira formal e institucional, por meio de mensagens padronizadas que os orientarão sobre como quitar seus débitos e evitar penalizações mais severas.

5. Auxiliar na prevenção de esquecimentos

Assim como impactar no relacionamento com o consumidor você evita problemas com complicações jurídicas. Afinal, o não pagamento pode se tornar uma dívida e se tornar um problema complexo e estressante para ser resolvido.

Porém, ao estabelecer um modelo de régua de cobrança com notificações preventivas, você evita que uma das maiores causas do não pagamento aconteça: o esquecimento.

Muitos consumidores acabam presos dentro das suas rotinas e esquecem de pagar algumas contas, especialmente daquelas que são avulsas e feitas através de boletos bancários. 

Por isso, evitar que eles esqueçam é um bom passo para evitar a inadimplência financeira.

6. Redução da inadimplência

E, por último, podemos falar sobre um dos grandes males enfrentados pelas empresas: a inadimplência. Segundo os dados do Mapa da Inadimplência do Serasa, em dezembro de 2022 haviam mais de 69 milhões de brasileiros com o nome restrito. 

Esse indicador impacta diretamente na economia nacional e pode levar empresas a ter dificuldades em manter suas atividades em funcionamento.

7. Melhorar sua gestão de tempo e reduz erros

Empresas focadas em crescer já não podem perder tempo com atividades manuais que demandam muita atenção e gastam energia para pouco resultado. Por isso, a solução de cobrança do seu negócio precisa ser otimizada.

O modelo de régua de cobrança permite essa redução de tempo gasto com contato com os clientes, além de ser mais eficiente pelo formato direto e automático – melhorando seu custo-benefício.

A régua de cobrança também pode ser definida a partir de um sistema de automação, como a ferramenta ERP do Asaas. Dessa forma, além de cobrar seus clientes com praticidade, e também manter um cadastro de clientes atualizado, gerar boletos, consultar crédito e fazer negativações caso necessário.

Por isso, se quiser conhecer como funcionam todas as ferramentas do Asaas não deixe de acessar nosso blog!

No Asaas você tem vendas por link de pagamento