No Brasil, cerca de 79% dos consumidores costumam parcelar suas compras, segundo pesquisa da SPC Brasil. Esse dado mostra a importância de oferecer a venda por boleto parcelado nas empresas.
Somado a isso, o boleto parcelado também consegue abranger as pessoas desbancarizadas, que hoje são 38,5% da população brasileira. Com isso, quem não oferece essa modalidade de pagamento pode estar perdendo vendas.
Neste conteúdo, saiba como vender no boleto parcelado, como é feita a emissão e qual o caminho para diminuir a inadimplência.
Como funciona vender no boleto parcelado?
O boleto parcelado é um meio de pagamento em que o cliente seleciona a quantidade de parcelas desejadas e faz o pagamento em intervalos de 30 dias.
Ele é uma alternativa eficaz para quem não possui cartão de crédito. Além disso, também beneficia pessoas que possuem contas com limites baixos e não conseguem comprar itens mais caros, por exemplo.
Veja abaixo as principais dúvidas relacionadas ao boleto parcelado:
O boleto é enviado em formato de carnê de pagamento?
Após gerar o boleto bancário parcelado, ele é enviado ao cliente em forma de carnê de pagamento. Assim, ele recebe uma sequência com todos os boletos a pagar, conforme a quantidade de parcelas previamente definida.
Vale ressaltar que, o parcelamento por boleto é diferente do formato de cobrança de assinatura, em que o cliente recebe os boletos separadamente.
O cliente pode pagar o boleto parcelado atrasado?
Sim, caso a parcela do boleto esteja atrasada, o cliente ainda pode realizar o pagamento.
Ao ultrapassar a data de vencimento, o mesmo documento deve ser utilizado para pagar em datas posteriores, mas com o acréscimo de multa e juros.
Saiba como calcular juros de boleto bancário.
Como saber se o boleto do carnê de pagamento foi pago?
Para confirmar se a compra parcelada no boleto foi recebida, basta consultar os recebimentos e acompanhar as notificações da plataforma de pagamentos.
No Asaas, por exemplo, é possível gerenciar os boletos recebidos do início ao fim com facilidade, estejam eles pendentes ou vencidos.
Além disso, há como acompanhar o faturamento e monitorar entradas e saídas por meio de indicadores e relatórios personalizados.
É possível cancelar um boleto parcelado?
No Asaas, é possível remover as parcelas específicas que ainda não foram pagas do boleto parcelado.
No entanto, só é possível remover parcelamentos por completo desde que possuam cobranças vencidas ou pendentes. Por isso, se o parcelamento já tiver uma parcela recebida ou confirmada, não será possível excluí-lo por inteiro.
Tem como oferecer juros, multas e descontos no parcelamento por boleto?
Sim, no pagamento parcelado de boleto, as configurações de juros e multa seguem o padrão criado na plataforma da instituição de pagamentos.
No Asaas, caso seja necessário realizar a alteração, é preciso acessar cada parcela individualmente e efetuar a mudança.
É possível vender no boleto parcelado e receber à vista?
Afinal, há como vender no boleto parcelado e receber na hora? A resposta é: sim!
Esse recurso é possível por meio de plataformas que oferecem antecipação de recebíveis.
No Asaas, para solicitar antecipação de boleto, é necessário que o produto ou serviço tenha sido entregue. Além disso, é necessário que a cobrança a ser antecipada possua NF-e ou contrato (que deve ser enviado na solicitação da antecipação).
Vale lembrar que, a antecipação de boleto também exige que a data de vencimento da cobrança não seja menor que 8 dias úteis ou maior que 90 dias.
Como vender no boleto parcelado?
Para vender no boleto parcelado, basta utilizar um sistema de emissão de boletos. A grande vantagem de contar com um sistema próprio para cobranças é o envio de lembretes de pagamento.
Desse modo, o cliente pode ser lembrado do compromisso dias antes do vencimento de forma preventiva, evitando a inadimplência. Caso ele não efetue o pagamento, também será notificado após, de forma reativa.
Saiba mais como funciona a régua de cobrança no Asaas.
A seguir, veja o passo a passo completo de como vender parcelado no boleto:
1. Realize uma análise de crédito prévia do cliente
Conhecer o perfil financeiro do cliente é um fator de grande importância para diminuir a inadimplência financeira.
Lembre-se que a falta de pagamentos pode prejudicar os resultados da empresa. Por isso, fazer uma análise prévia e garantir que o cliente não está com outras dívidas pendentes é um passo útil para evitar riscos.
É possível realizar a consulta de crédito Serasa no Asaas. O recurso está disponível apenas para clientes cadastrados na plataforma do Asaas com uma conta de Pessoa Jurídica.
2. Escolha uma forma de parcelamento no boleto
Para vender no boleto e oferecer a opção de parcelamento, existem duas opções disponíveis.
A primeira delas é por meio do link de pagamento parcelado. Ao criar a cobrança, é possível incluir os métodos de pagamentos disponíveis (boleto, cartão de crédito ou Pix).
Assim, basta selecionar a opção boleto e a opção de parcelamento em até 12x.
O link de pagamento pode ser personalizado com descrição do produto ou serviço oferecido, além de fotos para torná-lo mais atrativo.
Essa é uma alternativa benéfica para negócios online que não contam com lojas virtuais ou mesmo estabelecimentos físicos.
Veja as vantagens do link de pagamento Asaas.
A segunda opção é criar diretamente a cobrança parcelada. No Asaas, por exemplo, vá até o campo de “Cobranças” no menu lateral e selecione a opção “Parcelamentos”. Agora, confira o parcelamento para boleto e insira todas as informações solicitadas.
Nessa alternativa, o parcelamento pode ser feito em até 180x após aprovação do cadastro e condições de pagamento disponíveis.
3. Compartilhe o link do parcelamento no boleto
O compartilhamento do link pode ser feito via aplicativos de mensagem, redes sociais ou e-mail, facilitando a venda. O cliente acessa sendo direcionado à página da fatura para finalizar o pagamento.
Apesar do recurso disponível, a própria plataforma do Asaas envia lembretes por email automaticamente para o pagamento das faturas, caso a opção esteja ativada. Também é possível saber se o cliente visualizou a fatura.
5. Conte com um sistema de emissão de boletos
Vender no boleto parcelado é simples e prático. Contudo, para não correr riscos na operação, é importante contar com uma solução que ofereça funcionalidades úteis e segurança para as vendas.
Para ter maior controle das cobranças e uma gestão completa da saúde financeira do negócio, nada melhor do que utilizar um sistema de cobrança automatizado.
O Asaas é uma plataforma completa sem mensalidades e com diversas opções de pagamento, incluindo boleto parcelado. As cobranças podem ser emitidas gratuitamente e você só paga caso o cliente efetue o pagamento.
Agora que você já sabe como vender parcelado no boleto e o quanto é vantajoso para o seu negócio, abra sua conta agora mesmo e comece a emitir boleto com o Asaas!