Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Como adquirir uma máquina de cartão de crédito? Dicas para escolher

Mulher sorridente em loja entrega maquininha de cartão, ilustrando como adquirir uma máquina de cartão de crédito.

Máquinas de cartão podem simplificar bastante o processo de negociação nas vendas. Afinal, seu uso é fácil, seguro e prático, tanto para o cliente como para o empreendedor. 

Segundo o relatório do CardMonitor, o mercado de máquinas de cartão fechou o 4º trimestre de 2024 com um aumento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento expressa a necessidade de aceitar pagamentos por cartão, que se tornou fator indispensável para negócios de todos os portes. 

Mas, diante de tantas opções disponíveis, como adquirir uma máquina de cartão de crédito? Continue acompanhando para descobrir a melhor opção para o negócio.

Quais são os tipos de máquinas de cartão?

Basicamente, as máquinas para cartão de crédito podem ser fixas ou móveis. 

As fixas usam uma linha telefônica fixa ou internet de banda larga, além de precisarem de um ponto de energia elétrica para funcionar normalmente. Seu uso é recomendado para os caixas das lojas e outras empresas. 

Já as máquinas móveis, comuns em bares e restaurantes, usam o sinal de celular e são levadas até o cliente, permitindo a mobilidade. 

Vale dizer que, os dois tipos de máquina aceitam cartões de crédito e de débito. Elas possuem tarja magnética ou chip, além de poder aceitar contactless, conhecida como a tecnologia de aproximação. 

Saiba mais sobre o que é Tap on Phone.

Normalmente, as opções disponibilizadas são:

Independentemente da escolha, as máquinas de cartão de crédito trazem mais confiança para o dono do negócio e para o comprador. 

Além disso, costumam aceitar grande quantidade de bandeiras de cartão, como Visa, MasterCard, Maestro, Diners, AmEx e Elo, por exemplo.

O que é preciso para ter uma maquininha de cartão de crédito?

A máquina de cartão de crédito é um recurso muito utilizado por empresas, seja qual for o porte ou área de atuação. Pessoas físicas na qualidade de profissionais autônomos ou liberais também costumam utilizar essa tecnologia.

Para ter direito de uso sobre uma máquina de cartão de crédito, a empresa primeiramente deve se credenciar em uma operadora ou administradora do serviço. Nessa circunstância, há certos requisitos básicos que a organização precisa suprir:

Quanto custa para ter uma máquina de cartão de crédito?

As taxas relativas à contratação e à manutenção do serviço de uma operadora de máquina de cartão de crédito variam conforme o ramo de atuação, o volume das vendas e a própria empresa. 

Dependendo do momento econômico e da proporção contratada, a operadora pode oferecer descontos significativos. No entanto, para isso, ela se baseia em certos critérios, inclusive em uma análise de crédito do credenciado. 

De modo geral, as taxas básicas de operadoras abrangem:

Saiba mais sobre o que é MDR e como funciona essa taxa.

Como adquirir uma máquina de cartão de crédito?

O interessado em adquirir uma maquininha de cartão de crédito deve entrar em contato com as operadoras para, antes de mais nada, consultar os preços envolvidos e as condições ofertadas no mercado. 

Depois, é importante comparar essas diferentes empresas que oferecem maquininhas, avaliando fatores como taxas por venda, funcionalidades, formas de recebimento e se o aparelho é comprado ou alugado.

Após a escolha final, basta acessar o site ou aplicativo da operadora desejada, preencher um cadastro com os dados pessoais ou empresariais, informar uma conta bancária para recebimento dos valores e escolher o modelo da máquina. 

Após a confirmação do pedido e do pagamento, a máquina de cartão é enviada e pode ser ativada conforme as instruções da operadora. A partir disso, ela estará pronta para realizar vendas por cartão com praticidade e segurança.

As principais representantes de máquinas de cartão são a Cielo e a RedeCard, mas os bancos, em sua maior parte, também possuem serviços semelhantes.

Qual a melhor máquina de cartão para quem está começando?

Para quem está começando a empreender, escolher a melhor máquina de cartão de crédito exige atenção a alguns pontos importantes. 

Muitas maquininhas disponíveis no mercado oferecem praticidade e bons recursos, mas costumam ter taxas relativamente altas, principalmente para vendas parceladas ou quando o empreendedor deseja receber o valor à vista. 

Isso pode impactar bastante no lucro de quem está estruturando o negócio. Além disso, alguns modelos exigem investimento inicial na compra do equipamento ou cobram mensalidade, o que nem sempre é viável para quem ainda está validando seu produto ou serviço.

No mercado, existem outras alternativas vantajosas oferecidas por plataformas de pagamento. Por exemplo, o recurso “Cobrar Agora” do aplicativo Asaas permite vendas no cartão de crédito sem precisar comprar ou alugar uma maquininha. 

Basta cadastrar os dados do cartão do cliente pelo aplicativo e receber o pagamento de forma segura, inclusive com a opção de parcelamento. Essa é uma maneira mais acessível de começar a vender no crédito.

O download do aplicativo Asaas pode ser feito via Android ou iOS.

O Asaas tem maquininha de cartão?

O Asaas não oferece maquininha de cartão física, mas viabiliza vendas no cartão de crédito sem precisar de maquininha, como abordado no tópico anterior. 

Além disso, o Asaas também disponibiliza links de pagamento, que podem ser enviados por WhatsApp, e-mail ou redes sociais, permitindo que o cliente pague com cartão de crédito, seja à vista ou parcelado. 

Tudo isso de forma 100% digital, sem precisar investir em equipamentos ou se preocupar com manutenção.

Comece a cobrar por cartão de crédito no Asaas agora mesmo sem maquininha e sem taxas!

Sair da versão mobile