Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

O que é API de boleto e como funciona a integração?

Mulher verificando uma fatura para pagamento, enquanto preenche informações na API de boleto.

Uma API no contexto financeiro é uma solução para gerenciar finanças empresariais, oferecendo mais agilidade e segurança ao receber pagamentos. Ela facilita o acompanhamento das entradas, aumenta a praticidade no fluxo de trabalho e diminui os riscos e erros de transação por diversos meios.

Uma API de boleto, por exemplo, é responsável por automatizar o processo de cobrança e otimizar a rotina financeira de um negócio. Assim, elimina-se a necessidade de fazer registros e conferências manuais.

Neste conteúdo, explicaremos os principais impactos que o uso da API de boleto gera em um negócio, além das aplicações dos recursos disponíveis. Continue a leitura para saber mais!

O que é uma API de boleto?

Um sistema API (Interface de Programação de Aplicações) reúne ferramentas e protocolos para realizar a comunicação entre diferentes softwares. Para pagamentos, integra plataformas e sites com instituições que oferecem meios de cobrança, facilitando a transação.

Ou seja, uma API de boleto coleta todas as informações do cliente, realizando a comunicação com o banco que emitirá do documento

Após a emissão, a API faz o envio do documento de volta para o cliente, que realizará o posterior pagamento. 

Assim, funciona como uma espécie de ponte entre a plataforma que o cliente está acessando – que podem ser e-commerces, por exemplo – e a instituição financeira responsável pela emissão do boleto

E todos esses passos acontecem sem a intervenção humana, somente por processos automáticos e padronizados pela documentação específica da interface. 

Quais as vantagens do uso de API de boleto?

Pense na seguinte situação: ao chegar na finalização de compra em uma loja virtual, o boleto é a forma de pagamento escolhida. Para pagá-lo, ele precisará ser gerado e disponibilizado automaticamente ao cliente, correto? 

Esse processo de emissão do documento e disponibilização para pagamento acontece todo via API. Assim, com os comandos configurados na estrutura do site, os passos acontecem em instantes.

Além de ser muito mais rápido e eficiente do que a emissão manual, ele ainda traz muitas outras vantagens – tanto para as plataformas que utilizam, quanto para os clientes!

Confira outras vantagens de utilizar uma API de boletos

Outro ponto que garante maior confiabilidade ao uso de uma API é utilizá-la com uma plataforma de pagamentos autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil

O Asaas oferece uma API de fácil integração, confiável e com documentação completa para implementação. Consulte a documentação API.

Quais são os recursos da API boleto do Asaas?

Ao escolher uma API de boleto, é fundamental considerar as principais necessidades de um negócio para, assim, buscar uma plataforma que ofereça uma solução completa para a gestão financeira.

Portanto, além de ser uma interface de fácil utilização, ela deve oferecer outros recursos úteis e facilitadores para a rotina empresarial. 

Confira a seguir outros recursos disponíveis:

1. Emissão de carnês, boleto à vista e parcelado

Com a API do Asaas, é possível gerar cobranças de diversas formas, personalizadas conforme a necessidade do cliente. 

Assim, para a emissão desses documentos, a API se integra aos recursos de alguma conta (sendo tradicional ou digital), recuperando informações do recebedor e enviando o boleto automaticamente para o pagador. 

Veja como funciona cada um dos tipos de boleto que a API pode facilitar a emissão: 

Também é possível personalizar os boletos inserindo descontos para pagamento antecipado, ou aplicando juros e multa para atrasos.

O Asaas disponibiliza um ambiente de testes, o Sandbox, disponível no cadastro gratuito pela plataforma. 

2. Pagamento white label

O White Label de pagamento permite que sua empresa faça a integração da emissão e gestão de boletos, usando a estrutura da plataforma do Asaas, como se fosse sua.

Assim, o White Label garante a utilização da infraestrutura de pagamentos do Asaas com a sua própria marca, aumentando a percepção de valor do software/empresa. Além de permitir a oferta e comercialização da solução.

Esse recurso da API é ideal para empresas que desejam oferecer soluções de pagamento completas, mantendo a experiência do cliente consistente.

3. Split de pagamento

O split de pagamento permite a divisão automática do valor de um pagamento entre diferentes destinatários

Pode ser aplicado em alguns casos distintos, como: 

A API então, passado todo processo de emissão e tempo de compensação do boleto, distribui automaticamente os valores recebidos, sem a necessidade de intervenção manual. 

4. Checkout transparente

Com a API de boleto do Asaas, é possível implementar um checkout transparente. Quando o cliente opta pelo boleto como forma de pagamento, a API do Asaas gera o documento e envia para o sistema utilizado. 

A partir disso, haverá a exibição do documento na página de confirmação do pedido, sem redirecionar o cliente final para outro ambiente. E, assim, todo o processo de finalização de compra acontecerá na mesma página.  

5. Webhooks 

Os Webhooks são notificações automáticas que um sistema envia para outro, em tempo real, assim que um evento configurado previamente acontece

No Asaas, é possível configurar essas notificações de algumas formas:

Dessa maneira, quando um boleto é pago, o Asaas envia uma mensagem (uma requisição HTTP POST), informações detalhadas sobre o evento, para um endereço da web (URL) previamente configurado.

Assim, além de facilitar o processo de cobrança via boleto em outra plataforma, a interface ainda automatiza todas as etapas.

Além das facilidades da instalação, a API do Asaas oferece:

Conheça mais funcionalidades da API de pagamentos do Asaas e comece a integração agora!

Sair da versão mobile