O Asaas, plataforma operacional para negócios, realizou o Asaas in Rio, uma campanha que marcou presença no Rio de Janeiro durante o Web Summit e no megaevento #TodoMundoNoRio, que contou com o show da Lady Gaga em Copacabana.
A iniciativa foi desenhada para maximizar a presença da marca por meio de novos formatos de mídia offline, conectando diferentes pontos de contato com o público e reforçando a estratégia de crescimento nacional da empresa.
Para entender os bastidores da campanha, conversamos com Wesley Alves, analista de marketing do Asaas, responsável pela concepção e execução do projeto.
Qual foi o objetivo principal da campanha Asaas in Rio?
Wesley explica que a campanha surgiu de uma OKR que desafiava o time a explorar novos formatos de mídia offline, com o objetivo de ampliar a presença da marca em todo o Brasil e acompanhar o cliente em todo o seu trajeto.
Inspirado pela atmosfera de grandes festivais, ele batizou a operação de Asaas in Rio, nome que foi rapidamente aceito internamente:
Como o objetivo em mídia offline é ampliar a presença da marca por todo o Brasil, nada melhor do que criar uma campanha com várias frentes de atuação.
(…) Me lembrei do maior evento do Rio de Janeiro: o Rock in Rio. E, já que eu estava montando a minha primeira grande operação no Asaas, tomei a liberdade de fazer um trocadilho e usar o nome ‘Asaas in Rio’, que acabou sendo muito bem recebido.
Segundo ele, o Web Summit foi identificado como um evento estratégico, potencializado ainda pelo feriado de 1º de maio e pelo megaevento #TodoMundoNoRio, que trouxe o show da Lady Gaga à cidade.
A ideia era aproveitar não apenas a presença no evento, mas também o grande fluxo de turistas para difundir a marca pela capital fluminense.
(…) Identificamos, em nossa grade de eventos, o Web Summit como um evento de grande potencial (…) e também o megaevento #TodoMundoNoRio, que contava com o show da Lady Gaga. Essa oportunidade seria muito interessante para o Asaas aproveitar não apenas sua presença nesse evento, mas também para difundir a marca na Cidade Maravilhosa.
(…) A estratégia principal dessa campanha era criar uma continuidade por todo o trajeto dos nossos clientes, para gerar lembrança e mostrar a eles que o Asaas acompanha o cliente em toda a sua jornada.
Quais foram os principais canais e formatos utilizados na campanha?
A ação combinou diferentes frentes para criar uma experiência contínua de contato com a marca:
- Mídia de bordo: presença em voos da Azul Linhas Aéreas com Wi-Fi patrocinado, speeches de bordo e distribuição de tags de mala personalizadas. Wesley afirma que essa mídia foi escolhida principalmente porque o Asaas já está presente em diversos aeroportos;
- Mídia aérea: o avião publicitário sobrevoou as praias do Rio de Janeiro (Recreio, Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme), em conjunto com grandes marcas como L’Oréal, Microsoft e C&A. Essa mídia foi pensada por conta do alto fluxo de pessoas no Rio de Janeiro no período, devido ao Web Summit e o show da Lady Gaga. Logo, nada melhor do que aproveitar esse alto fluxo de turistas para difundir ainda mais a marca;
- Mídia OOH: circuitos de frontlights, relógios, MUBs e ativações no BRT em torno do Riocentro, principal ponto do Web Summit;
- Mídia aeroportuária: painéis digitais e esteiras de bagagem no Santos Dumont e no Galeão, ampliando o alcance para turistas e executivos.
Quais métricas e resultados se destacaram no Asaas in Rio?
A campanha contabilizou resultados expressivos. Na mídia aérea, foram sete dias de voos sobre as principais praias do Rio de Janeiro, totalizando mais de 2,1 milhões de pessoas impactadas, com destaque para o sábado do show da Lady Gaga.
Já nas mídias de bordo, o Asaas registrou 5.000 acessos ao Wi-Fi patrocinado e cerca de 12 mil passageiros impactados em 100 voos. O circuito OOH também gerou alcance estimado em 34 mil pessoas durante o Web Summit.
“Eu era recém-chegado ao Asaas, e o feedback que recebi por essas ações foi super positivo (…) Foi muito legal também ver pessoas mandando mensagens dizendo que tinham visto o avião do Asaas na praia“ relembra Wesley.
Quais são as expectativas para os próximos projetos?
Wesley destaca que o Asaas é aberto a iniciativas criativas e inteligentes, e que o time de operações seguirá buscando novas oportunidades para expandir a presença da marca em todo o Brasil.
“Quando entrei no Asaas, ouvi o seguinte: vamos pintar o Brasil de azul e levar o Asaas para todos os cantos. Desde então esse tem sido meu objetivo. Se depender de nós, vamos emplacar ações em todo o país, com novas mídias e patrocínios conectados à nossa estratégia. E quem sabe não montamos um novo line-up para o Asaas in Rio, ou até um Asaaspalooza”, brinca Wesley.
Por fim, Wesley destaca que o projeto também serviu como aprendizado para o time, que planejou as ações de forma integrada: marketing, jurídico, financeiro e logística.
Com o Asaas in Rio, a fintech mostrou como planejamento integrado, criatividade e foco no cliente podem transformar ações de mídia em experiências de grande impacto, abrindo caminho para futuras campanhas de sucesso em todo o Brasil.