Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Quais as características de um administrador e como se destacar?

Na imagem, temos dois homens fazendo pesquisas sobre as características de um administrador

Diariamente, são delegadas muitas obrigações às mãos do administrador. Para dar conta das responsabilidades diárias, esse profissional precisa ter visão sistêmica e ser capaz de gerir não só os processos empresariais, mas também os processos humanos.

Cabe também ao administrador solucionar os problemas ocasionais, eliminar os gargalos que atravancam a produtividade e desenvolver estratégias que alavanquem o desenvolvimento da organização.

Os desafios postos para um bom administrador são inúmeros e aumentam à medida que a competitividade do mercado se acirra. Por isso, é importante se preparar para as mudanças no ramo e manter o desempenho acima da média, levando o negócio para mais perto do sucesso.

A melhor forma de se adaptar às mudanças no mercado empresarial é conhecer as exigências do ramo e traçar planejamentos para gerenciar a organização. Especialmente após o estabelecimento das novas tecnologias, os mercados têm sofrido modificações constantes. Uma empresa que quer se manter atual deve saber lidar com as novas realidades e adotar novos posicionamentos.

Um gestor moderno deve manter sua equipe atualizada e colocar a empresa em evidência. Para isso, vale desenvolver algumas características que fazem um bom administrador. Vamos conhecê-las?

7 Características de um administrador

Descubra quais são as características de um administrador e como desenvolvê-las:

1. Comunicação inclusiva

Um diferencial competitivo é um fator que agrega valor às organizações e destaca a empresa de suas concorrentes. Ter uma comunicação efetiva é um desses fatores que potencializa a qualidade da gestão e eleva o nível produtivo do grupo.

Para que bons resultados sejam alcançados, o bom administrador deve saber dialogar não só com seus clientes, mas também dar voz à sua equipe. É preciso lembrar que o gestor moderno é inimigo do orgulho e, por isso, não deve ignorar a participação de seu time nas decisões importantes.

A abertura ao diálogo pode resultar em redução de custos e em uma equipe de colaboradores mais motivada. O time é parte fundamental da empresa e merece ser ouvido. Por isso, não ignore opiniões apresentadas pelos parceiros de trabalho e não engesse as tomadas de decisões.

2. Contorno às adversidades

Nenhuma empresa está imune a situações de conflito e muitas delas exigirão a participação do gestor.

O bom administrador deve saber contornar as ocasiões adversas e contornar os inconvenientes. Para conseguir lidar com os problemas de maneira racional é necessário que o gestor saiba fazer uma separação de seu âmbito pessoal durante essas resoluções de conflitos.

Aqui, a capacidade de ouvir comprova outra vez a sua eficiência. Ser capaz de ouvir todas as partes envolvidas nos problemas e ponderar suas argumentações são características que se espera de um bom administrador.

3. Timing

O jargão “tempo é dinheiro” tem mais peso no ramo empresarial. Afinal, dinheiro perdido não volta fácil! Por isso, o gestor moderno precisa trabalhar seu timing a fim de reconhecer boas oportunidades de negócio e engrenar nelas de maneira acertada.

É isso que vai tornar a organização mais competitiva: a capacidade de avaliar situações proveitosas e extrair o melhor das oportunidades.

4. Flexibilidade

Não adianta ficar dando murro em ponta de faca. O administrador moderno deve saber da importância de reconhecer a eficiência das estratégias. Se uma ação não surtiu o efeito planejado, é hora de flexibilizar os planos.

O bom gestor precisa ser capaz de admitir as falhas e se abrir para o novo, entendendo o momento de dar passos adiante e adotar novas ideias. Isso exige maturidade e ousadia da gestão, características importantes em um administrador que quer elevar o nível da companhia.

Para te ajudar nesta tarefa, existem sistemas de gestão financeiras que podem ser eficiente para seus processos empresariais. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e busque por ferramentas que possam automatizar e facilitar as atividades do seu negócio.

5. Redução de custos

Realizar demissões nunca é uma tarefa agradável. E o bom administrador sabe que, com dedicação e criatividade, é possível reduzir custos e a necessidade de enxugar os recursos humanos. Vamos trabalhar campanhas de redução de gastos na empresa a fim de controlar melhor as despesas.

O gestor moderno, afinal de contas, não lida apenas com o fator humano, mas também deve estar inteirado das finanças da empresa e saber das ações necessárias ao setor, assim podendo traçar planos de economia que possibilitem o funcionamento adequado da organização.

6. Busca e partilha de conhecimento

O bom administrador pratica a chamada aprendizagem constante. Afinal, se o mercado não para de evoluir, é preciso que os profissionais acompanhem esse movimento ascendente a fim de lidar com novas lógicas de gestão e trabalho. Se você lidera uma equipe, é muito importante estar constantemente atrás de conhecimento para agregar ao seu time.

Mas, de nada adianta adquirir conhecimentos e guardá-los para si. Os aprendizados que o administrador captura serão úteis não só para ele, mas para todos os colaboradores da organização. Adquirir saberes e não partilhar transforma o administrador em um chefe antiquado, sem noção da importância do trabalho conjunto.

E não basta que o gestor adquira conhecimentos e os repasse. A equipe também tem fome de saber. Por isso, invista sempre na formação do time, incentivando que os colaboradores participem de cursos, palestras, oficinas e workshops. Além de se tornar mais apto ao trabalho, quando o time aprende se torna mais motivado e desempenha suas funções com maestria.

7. Autoconfiança

Um gestor tem mesmo muitas responsabilidades dentro da empresa. Por isso, uma característica essencial ao bom administrador é a capacidade de enxergar suas obrigações na organização.

Para exercer suas competências, o administrador precisa ter confiança — é a partir dela que o gestor conseguirá tomar as devidas decisões, se planejar para enfrentar os riscos, ser capaz de desenvolver a motivação da equipe e traçar estratégias que potencializem os resultados da empresa.

É importante que o gestor não misture a autoconfiança com presunção. O orgulho é inimigo de um profissional da gestão que quer desenvolver seu diferencial competitivo. Por isso, não deixe o ego falar mais alto e não se acanhe na hora de contar com a ajuda dos colegas de trabalho quando for necessário.

Agora você  já conhece as melhores estratégias de como ser um bom administrador e conduzir a sua equipe para contornar os problemas e interagir de maneira produtiva. Curtiu as nossas dicas? Para se manter atualizado e não perder as nossas próximas postagens, assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro!

Sair da versão mobile