Você é persistente no seu negócio?

Depositphotos_3383245_s

Ser realista, mantendo sempre os pés no chão, é um fator importante na hora de determinar os objetivos do seu negócio e suas metas de trabalho. Mas é a persistência que realmente vai garantir o sucesso na procura por soluções para o que não saiu exatamente como o esperado.

Persistência e perseverança são atitudes recorrentemente citadas na maior parte dos relatos de empreendedores de sucesso. Porém, não tê-las como um traço da sua personalidade não significa que você seja incapaz de desenvolvê-las. Mas como?  Pois confira já nosso post e aprenda um pouco mais sobre como essas qualidades sinônimas podem ser importantes na trajetória de uma empresa:

Persistir x insistir

Ter persistência é manter a constância. Como alavancar um empreendimento envolve alguns riscos, é fundamental que se tenha consciência sobre quais são esses perigos, informando-se o suficiente para que se tenha mais segurança, minimizando, assim, qualquer receio.

Ter medo faz parte do processo empreendedor. No entanto, um mau resultado pode trazer desmotivação e algum pessimismo. Nesse momento, é preciso retomar o fôlego e dirigir um olhar analítico sobre as falhas, porque, por mais frustrantes que os erros possam ser, eles nunca inibem suas chances de tentar de novo.

A melhor alternativa, então, é refletir sobre o que não correu bem, procurando alternativas para alcançar seus objetivos. Essa é uma atitude persistente, mantendo constante sua motivação e paixão como motores propulsores do empreendimento.

Já insistir é diferente. Tentar pelo mesmo caminho provavelmente terá como desfecho o mesmo resultado. Assim, nesse processo não são considerados aspectos novos, estando tudo resumido à teimosia, que, fatalmente, levará a um desgaste possivelmente irreparável.

Mudança de abordagem

Muitas vezes, uma dose extra de esforço, que permita suportar a situação um pouco mais, faz uma grande diferença no percurso de uma empresa. Manter-se perseverante traduz a capacidade de ainda acreditar que algo pode ser feito para progredir, bastando rever o erro e procurar um novo caminho.

Nesse sentido, é preciso bastante determinação para mudar a abordagem e fazer diferente. Aí o modo pode ser o grande diferencial, já que o resultado não mudará se a mesma fórmula causadora do fracasso continuar sendo usada, não é mesmo?

Empreendedorismo protagonista

Empreender demanda energia e uma boa dose de responsabilidades extras, uma vez que significa que você é o protagonista do negócio. Faz parte do cotidiano das empresas em crescimento enfrentar situações complexas, tendo no desconforto uma consequência natural dessa trajetória tempestuosa. Assim, ter que lidar com um resultado insatisfatório quando se investiu muito tempo e esforço para alcançar um retorno diferente pode realmente ser desanimador. Mas é preciso enxergar a experiência como aprendizado que agrega certa flexibilidade para lidar com outras adversidades no futuro.

Para persistir, é preciso relembrar os objetivos da empresa, rever as informações que originaram o planejamento do negócio e buscar pistas que evidenciem o que pode ser feito — e de que maneira — para se alcançar o desfecho desejado e seguir adiante!

Traçar metas claras, bem fundamentadas e realistas, sabendo exatamente onde se quer chegar, só vai ajudá-lo a transformar os problemas em aprendizados. Afinal, só persiste quem visualiza com clareza suas metas. Então mãos à obra e cabeça aberta!

Agora comente aqui e nos conte: você se acha suficientemente persistente no seu negócio? Compartilhe conosco suas impressões e experiências!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.