Você é empregado e empreende nas horas vagas? Veja como conciliar isso!

A handsome business man looking at watch

Você trabalha em alguma empresa, mas também toca projetos pessoais nas horas vagas? Ainda que muitas empresas incentivem seus colaboradores a dedicarem uma parcela do seu tempo a projetos próprios, a maioria dos empreendimentos não vê essa iniciativa com bons olhos. E é por isso que a maioria dos funcionários com perfil empreendedor acaba eventualmente saindo das empresas ou, quando possível, dedicando tempo a esses projetos em suas horas vagas. Se é uma dessas pessoas multitarefas, confira agora mesmo nossas dicas sobre como empreender nas horas vagas:

Seja organizado

Essa é uma dica essencial para quem pretende exercer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Uma boa organização é fundamental para que você não se atrapalhe com prazos, conteúdos, execução de projetos e demandas específicas. Mantenha uma agenda — física ou digital — com todas as informações e tarefas que pretende desenvolver nos próximos meses. Crie uma conta de e-mail para uso estritamente pessoal e, a depender do estágio de execução de seus projetos paralelos, tenha até mesmo um número de celular exclusivo para os trabalhos exercidos fora da empresa. Dessa forma, você separa bem cada uma das atividades e não perde em termos de qualidade.

Separe bem as tarefas e os horários

A separação entre as tarefas da empresa e as atividades pessoais deve ser bem clara, até para evitar que seu projeto esteja diretamente ligado ao patrimônio da empresa. Alguns frutos do trabalho intelectual desenvolvido dentro da organização, ainda que sem a participação do empregador, mas por intermédio das ferramentas da empresa — computadores, laboratórios, dados e informações —, podem ser considerados propriedade intelectual da empresa. Assim, para evitar que a autoria de seu projeto seja contestada no futuro, tente dividir bem as duas esferas e garanta a propriedade de suas ideias.

Aproveite seus conhecimentos

Tanto seu trabalho formal como seu empreendedorismo nas horas vagas têm muito a ganhar com a concomitância de atividades. Uma atividade dá suporte à outra, ainda que elas sejam desempenhadas em horários e locais diferentes. A organização empregadora pode ser beneficiada com as ideias que você desenvolve e novidades que descobre durante seu tempo livre, assim como seus projetos pessoais com certeza ganharão a marca de suas experiências no âmbito da empresa.

Procure estabelecer parcerias

Por que não desenvolver um projeto com seus colegas de trabalho? Isso é bem mais comum do que você imagina. Muitas vezes, no ambiente de trabalho encontramos colegas com o mesmo conjunto de habilidades, conhecimentos e interesses que os nossos. Nada mais natural, então, do que querer desenvolver projetos com essas pessoas. Só que, a maioria das vezes, não se pode exercer essas atividades paralelas no ambiente da empresa, seja porque os diretores não compraram a ideia do projeto ou porque o objetivo é empreender de forma autônoma. Independentemente disso, você tem muito a ganhar dividindo responsabilidades e despesas com alguns colegas. A divisão do trabalho gera mais eficiência e maior diversidade de ideias.

Agora que você já tem uma melhor noção de como conciliar suas atividades, comente aqui e nos conte: como você vinha combinando seus projetos com seu emprego formal? Quais as maiores dificuldades encontradas pelo caminho? Compartilhe suas experiências conosco! Participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.