Veja como o designer gráfico pode gerenciar seus clientes

designer gráfico

Se você é designer gráfico — especialmente se trabalha como freelancer —, sabe que o gerenciamento de clientes pode ser bastante complexo. Há sempre várias pautas e projetos simultaneamente em andamento, portanto, você está sujeito à pressão inerente ao desenvolvimento das atividades da profissão e ainda tem que cuidar da manutenção mensal de sites e de aplicativos dos seus clientes. Como facilitar suas atividades e, ao mesmo tempo, não perder em termos de qualidade? Uma forma de conseguir tal façanha é por meio da utilização de sistemas automatizados de pagamento, ferramentas bastante úteis à vida do empreendedor.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre essa solução quase mágica? Então confira agora mesmo nosso post com essas e outras dicas para você melhorar o gerenciamento de seus clientes:

Automatize seu sistema de gerenciamento

Essa automatização consiste na integração eletrônica dos sistemas de controle dos seus negócios. Isso ocorre, por exemplo, por meio da utilização de um único método de gerenciamento dos rendimentos de seu trabalho, das pautas em andamento, de sua cartela de clientes, de pedidos pendentes e de pagamentos recorrentes. Esses sistemas de controle, normalmente, podem ser adquiridos como softwares ou sites de gerenciamento empresarial. Algumas empresas se especializam justamente na prestação desse tipo de serviço e oferecem ao empresário ferramentas de automatização de geração de boletos, de filtros cadastrais, de relatórios e outras diversas facilidades.

Unifique o controle de suas atividades

Esse sistema de controle pode variar bastante, indo desde sua forma mais rudimentar, com o uso de uma agenda física de prazos e de compromissos, até o emprego de aplicativos e softwares especializados nessas tarefas. O importante é que a forma de controle se adeque às suas necessidades como prestador de serviços. Quanto maior o volume de atividades de seus negócios, maior a necessidade de sistemas eficientes e funcionais. Por essa razão, faça bom uso desses programas — disponíveis, inclusive,  on-line — e otimize a utilização de seu tempo para o desenvolvimento de outras tarefas.

Otimize sua análise financeira

Atualmente, bancos e instituições financeiras disponibilizam para seus clientes diversas ferramentas de controle de finanças. Seja por meio de aplicativos mobile ou por softwares e sites especializados, é possível que você obtenha informações e relatórios atualizados sobre sua conta, seus principais gastos, a natureza de suas despesas e de seus rendimentos e as formas de pagamento. Aproveite a facilidade de acesso e de uso dessas ferramentas e simplifique o controle de suas finanças!

Priorize sistemas amigáveis

Quaisquer que sejam os sistemas utilizados para o gerenciamento de seus clientes, certifique-se de que os mesmos sejam de fácil manuseio. Priorize, dessa forma, programas de utilização intuitiva, diminuindo possíveis problemas.

Facilite as formas de pagamento

Talvez essa seja uma das principais características de um negócio bem-sucedido. Quanto mais simples forem as operações de pagamento, menos problemas você terá para receber de seus clientes. Isso é especialmente relevante se você presta serviços regulares de manutenção de sites, por exemplo. Além de dispensar o recorrente envio de cartas de cobrança e pedidos de dados cadastrais, sistemas automatizados de pagamento — como boletos on-line, por exemplo — reduzem o tempo de pagamento e proporcionam maior comodidade ao cliente.

Viu como a otimização do gerenciamento de clientes não é nenhum bicho de sete cabeças? Agora é sua vez de compartilhar: comente aqui e nos conte quais são suas maiores dificuldades nesse controle. Participe da conversa!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.