Vantagens do e-commerce de assinaturas

e-commerceSegundo levantamento da Revista Exame, o número de e-commerces no Brasil aumentou 800% entre 2005 e 2010, chegando a cerca de 10 mil lojas virtuais. O aumento da popularidade das compras online acompanhou o crescimento da classe C e seu respectivo poder de compra. Por outro lado, a expansão dos e-commerces também forçou os limites da concorrência, criando um mercado no qual produtos de qualidade e entrega rápida já não são mais significado de sucesso.

Dessa forma, é importante que as lojas virtuais inovem para se destacar entre a concorrência. Seja na forma de pagamento, nos produtos, nos prazos de entrega, no atendimento, é fundamental oferecer algo que fidelize cada cliente.

Pensando assim, é que se criou o formato de assinatura no e-commerce. Ao invés do cliente ir até a loja virtual todos os meses para comprar, basta que ele pague uma mensalidade para receber em casa periodicamente um certo produto ou serviço. Quer saber porque esse modelo tem conquistado tanta gente? Confira a seguir.

Vantagens para as lojas

A maior vantagem para as lojas virtuais é ter uma base de clientes fiéis. Devido à grande concorrência, é comum que muitos clientes saltem de uma loja para outra, baixando o número de compras seguintes. Isso dificulta para o empreendedor oferecer promoções, descontos e outras vantagens.

Com o sistema de assinaturas, a variação do número de clientes é bem inferior durante o mês, dando, assim, uma margem de operação mais segura. Isso também facilita a forma como o e-commerce gerencia seu estoque, já que consegue prever a saída de produtos e, portanto, comprar de forma mais eficiente.

Por outro lado, em geral, os e-commerces de assinatura são especializados apenas em um tipo de produto, desde produtos femininos como bolsas, jóias e sapatos, até barbeadores, camisinhas e cuecas. Essa limitação força as lojas a encontrarem um foco entre seus consumidores, se especializando em um segmento, diminuindo o tamanho do seu mercado.

Amostras e personalização

A GlossyBox, empresa alemã com operação no Brasil e mais oito países, criou um modelo de assinatura de produtos de beleza voltado para as mulheres. Todos os meses ela envia uma caixinha com amostras dos seus produtos para suas clientes personalizarem seu pedido de acordo com a sua preferência.

Cetamente, essa é uma maneira muito inteligente de demonstrar interesse pelo seu cliente, criando uma relação muito mais estreita de relacionamento. Isso aumenta as chances de fidelização e de viralização. No caso da GlossyBox, grande parte da expansão da loja online veio do boca-a-boca de suas clientes.

Em um mercado cada vez mais competitivo, não basta mais conseguir apenas vender, mas sim fidelizar, apaixonar e entregar valor. O seu cliente não está mais apenas interessado nos seus produtos, mas na experiência como um todo. E é por isso que o modelo de assinaturas é útil como alternativa para as novas lojas virtuais.

É importante lembrar que assinantes são clientes mais exigentes. Atrasos, falhas ou produtos ruins não são tão aceitáveis como em e-commerces comuns, já que as opções de escolha são limitadas. Este modelo requer um pouco mais de planejamento e foco para dar resultado, criando uma operação mais enxuta e rentável. Antes de decidir por este caminho, encontre seu público-alvo e seu produto. Com trabalho e dedicação, você poderá se destacar da concorrência.

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.