Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Como as subcontas Asaas auxiliam no processo de gestão financeira?

Tripulante da empresa verificando os códigos da documentação API, especificamente das subcontas Asaas.

Se você já tem uma conta no Asaas e está buscando melhorar a organização e controle de acessos da sua conta. Ou, se você ainda não usa os nossos serviços, mas busca um ecossistema financeiro completo, com subcontas fáceis de gerenciar, continue a leitura.

Meu nome é Diego Contezini, sou CEO e fundador do Asaas. Hoje vou levar você para conhecer uma das funcionalidades do Asaas, que ajuda muitos clientes por aqui: as subcontas, ou contas filhas.

Neste texto, vou explicar em detalhes o que são e para que serve a subconta Asaas, suas características, funcionalidade e como você pode começar a usá-las hoje para escalar o seu negócio. Vem comigo!

O que são as subcontas Asaas? 

Um dos braços de nossa API de pagamentos, as subcontas Asaas é a solução perfeita para você ganhar mais controle da operação, automatizar a rotina e escalar as vendas com segurança. Pois ela acaba com a conciliação manual, repasses confusos e falta de transparência nas operações. 

Você centraliza os recebimentos por meio da criação de “contas-filhas”, vinculadas a um mesmo CNPJ. Este recurso garante uma visão consolidada do fluxo financeiro sem perder o nível de detalhe de cada unidade ou parceiro. 

Isso significa que você pode acompanhar toda a operação em tempo real, com autonomia e clareza na distribuição das informações.

Sem essa segmentação, a gestão financeira pode ficar confusa, gerando impacto em diversos pontos da rotina, como:

Como as subcontas Asaas funcionam na prática?

Imagine que sua conta principal no Asaas é a “conta-pai” do seu negócio. Mas, vamos supor que você esteja expandindo e precise abrir uma filial. Ela precisará ter todo o processo de gestão independente, embora atrelado a da sede, certo? 

Para isso, você pode criar uma “conta-filha”, exclusivamente via API, que atua de maneira autônoma, vinculada à sua conta principal. Isso é uma subconta Asaas. 

Tratam-se, portanto, de contas únicas, que estão atreladas à conta principal para garantir governança e controle. 

Aqui na plataforma, por default, as subcontas herdam as características/configurações da conta raiz, como taxas, permissões, white label, etc. Mas outras configurações devem ser realizadas individualmente, como: webhooks, determinações fiscais para emissão de notas, cadastro de clientes, cobrança, etc. 

É importante ressaltar que, atualmente, não é possível transformar uma conta existente em uma conta-filha. Mas é possível criar até 20 contas filhas por dia, via Sandbox. 

Porém, não existe só um tipo de subconta que oferecemos em nosso ecossistema financeiro. Vou explicar a seguir. 

Os diferentes tipos de subcontas do Asaas 

Os requisitos para as criações de subcontas Asaas pelos nossos clientes seguem duas vertentes: a criação de subcontas “padrão”, e a de subcontas white label

Elas possuem características diferentes entre si, e podem ser úteis em situações diversas, a depender do seu tipo de negócio. Veja:

Os diferenciais da subconta white label Asaas

Um dos grandes diferenciais do Asaas são as subcontas white label. Elas foram desenvolvidas para acompanhar os avanços mercadológicos e tecnológicos.  

Muito usada por clientes que querem oferecer serviços financeiros em suas próprias plataformas, no modelo Banking as a Service. Com a subconta white label, você preserva sua marca enquanto oferece nossos recursos financeiros.

Além de evitar a criação de uma infraestrutura própria, é uma forma menos onerosa de desenvolver ainda mais o seu negócio. Ela pode auxiliar a sua empresa: 

Mas, vou te falar uma coisa muito importante: para ativar essa modalidade, é necessário um alinhamento técnico prévio com o seu gerente de contas. Ou seja, é preciso primeiro ativar a opção white label Asaas, para depois seguir com a criação das subcontas. 

Sem essa etapa, a criação de subcontas ocorrerá na versão padrão, com a interface e comunicações do Asaas visíveis para o usuário final.

Tem também uma particularidade técnica muito importante, mas que não posso deixar de falar: as subcontas possuem suas próprias chaves (API Key) e WalletId. Se a conta pai perder a chave, é preciso excluir uma conta antiga, para liberar os dados, e criar uma nova.

A criação das subcontas ocorre via API com geração automática de chaves de acesso (API Key), facilitando a integração e escalabilidade da operação. 

Para quais modelos de negócio a subconta Asaas é vantajosa?

Se você precisa gerenciar vários centros de custo em uma só conta, essa solução é perfeita. As subcontas não são somente uma solução tecnológica, mas permitem simplificar a gestão financeira do seu negócio.

Com elas, você tem mais autonomia e organização, facilitando a gestão de parceiros ou unidades. 

Com a funcionalidade, você pode se beneficiar de transparência com seus clientes e franqueados, agilidade na distribuição e organização das receitas, conformidade fiscal e tributária, além do controle da conta-filha. 

Não sei qual é o seu segmento ou nicho de mercado, mas algumas empresas podem ter mais vantagens no uso desse recurso. 

Aqui no Asaas as empresas mais aderentes a esse modelo, são:

Como começar a usar as subcontas no Asaas?

As criações de subcontas Asaas acontecem por meio da nossa poderosa API de pagamentos. Portanto, o processo deve ser feito seguindo os códigos, que disponibilizamos em nossa documentação

Mas, de maneira geral, eu indico que, antes de você começar o processo prático, você realize um mapeamento da sua estrutura financeira. Quantas contas deverão ser abertas? No modelo padrão ou white label? Sua conta do Asaas já está ativa? 

A partir das respostas, você pode seguir em frente no processo. É importante lembrar que é possível testar as funcionalidades também em Sandbox, nosso ambiente de testes, antes de implementar o recurso. 

Antes de começar, você deverá ter a nossa API habilitada. A partir disso, o processo acontece via endpoint POST /v3/accounts. Cada subconta que você criar receberá uma chave exclusiva e walletId para operar.

Veja a documentação que disponibilizamos para facilitar o seu processo de criação de subcontas Asaas

Só relembrando que, a partir da criação, todos os detalhes desta nova “conta-filha” devem ser definidos, como taxas, cobranças, notificações e dados fiscais.

As subcontas Asaas são grandes aliadas no processo de gestão financeira das empresas, facilitando processos, garantindo mais organização e apoiando o crescimento do seu negócio. 

Como CEO, vou deixar aqui última uma dica muito importante: que tal conhecer mais sobre a API de pagamentos Asaas? Tenho certeza que você vai encontrar mais funcionalidades que podem auxiliar o seu negócio!

Sair da versão mobile