Sua organização financeira pode dizer muito sobre seu negócio

sua-organizacao-financeira-pode-dizer-muito-sobre-seu-negocio.jpeg

 

Você sabia que a sua organização financeira pode afetar o desempenho do seu negócio? É comum ver empresários, principalmente os gestores autônomos, utilizando o dinheiro da empresa para fins pessoais e vice-versa. E isso é um erro grave!

Para evitar erros de gestão como esse, é importante se educar financeiramente, pois, na maioria das vezes, passam despercebidos, geram o efeito “bola de neve” e causam muita dor de cabeça para o dono do negócio.

Não seja refém da falta de informação. Confira, a seguir, como a sua organização financeira pode potencializar o seu negócio!

Como começar a minha organização financeira?

Primeiramente, você como dono do negócio deve saber fazer uma leitura financeira da empresa. A receita produzida no final de um período não é necessariamente o seu lucro do mês, pois esse dinheiro tem vários destinos além do seu bolso. Veja quais são eles:

  • despesas: parte da receita deve ser usada para pagar dívidas da empresa, como os fornecedores e o aluguel da loja;
  • investimentos: é preciso reinvestir na sua empresa ou ela ficará estagnada no mercado e será um alvo fácil para a concorrência. Comprar novos produtos e oferecer um serviço diferenciado são apenas alguns exemplos;
  • lucro: depois de pagar as suas dívidas e colocar dinheiro na empresa para o caixa e para os investimentos, a quantia restante é o seu lucro real.

Desse modo, é preciso separar uma quantia para pagar as obrigações e as necessidades da empresa sem utilizar o seu dinheiro pessoal. A empresa deve ser capaz de se manter, caso contrário, você não saberá se ela realmente gera lucro ou cria prejuízo.

É possível separar as minhas despesas e as da empresa?

Sim. Há diversas maneiras para que você possa ter um controle mais regrado da sua empresa. Uma delas é criar uma 2ª conta bancária para o seu negócio. Assim, você vai saber distinguir facilmente a sua renda pessoal da empresarial.

Esse tipo de controle é interessante para o micro e pequeno empresário, pois não terá a necessidade (pelo menos não no começo) de contratar um 3º para cuidar da conta da empresa, podendo ele mesmo monitorar o recurso de perto.

Outra vantagem prática em separar as contas distintas surge em situações fiscais, pois vai facilitar a vida do empresário na hora de prestar contas com o governo. Lembre-se de que o Imposto de Renda é sempre um tema complicado de lidar. Então, quanto mais facilidade, melhor.

Eu vou ter tempo suficiente para cuidar de tudo?

Culpar o tempo por estar desorganizado financeiramente não vai ajudar a solucionar o problema. Uma empresa necessita de muita atenção, porém, a sua organização financeira vai otimizar o seu tempo para não desperdiçá-lo.

Se o seu modo de se organizar foi bem montado, não levará mais do que alguns poucos minutos para checar todos os pontos necessários, fazendo o controle e tomando as suas decisões administrativas para o dia.

Verifique, primeiramente, as suas finanças gerais, como:

  • as despesas imediatas;
  • o caixa;
  • e o estoque.

Em seguida, você vai preparar um resumo do que será feito no mês seguinte, e assim por diante, durante todos os períodos. Sempre tome nota de tudo.

Existe alguma forma prática de acompanhar minhas finanças?

Normalmente, as pessoas se utilizam de planilhas no computador ou um caderno de anotações para fazer o seu controle financeiro. Apesar de ainda eficazes, são métodos antigos e, às vezes, complicados de manter.

Para contornar esse tipo de contratempo, foi criada uma série de aplicativos que ajudam a manter uma organização financeira bem mais simples e eficaz. Eles possuem meios de fiscalização, de controle de caixa e de visualização para cobrança e fechamento do mês.

Esses programas são de fácil acesso e práticos de usar, e o mercado está cheio deles para que o consumidor escolha aquele que melhor se adapte ao seu perfil.

Separamos alguns para você:

  • GuiaBolso: gratuito e disponível para Android e iOS;
  • Finance: gratuito e disponível para Android e iOS;
  • Minhas Economias: gratuito e disponível para Android e iOS.

Eu posso amenizar um imprevisto?

Criar o hábito de armazenar dinheiro é um ótimo meio para lidar com imprevistos. Uma boa organização financeira sempre conta com uma reserva para esse fim (afinal, no mundo dos negócios, contratempos são bem comuns).

A poupança é uma ferramenta interessante para a sua armazenagem, pois, além da segurança bancária que ela naturalmente tem, também gera uma porcentagem de investimento do seu recurso guardado. O dinheiro fica seguro e rendendo para você.

Quando falta organização financeira no seu negócio, geralmente esse tipo de prática é deixada de lado. E, ao surgir uma crise, o empresário fica perdido e usa o seu dinheiro pessoal para fechar o rombo.

Custa caro fazer planos para a empresa?

Fazer projetos para expandir o seu negócio é importante para mantê-lo forte e competitivo contra a concorrência. Contudo, aumentar a empresa sempre implica gastos extras com pesquisa, material, serviço e outros fatores.

Na forma de um CNPJ, fica muito mais fácil adquirir recursos para financiar os seus planos. Os bancos cobram taxas de juros menores para empresas credenciadas do que para pessoas físicas, dado que uma empresa como cliente passa maior segurança.

Empresários desinformados geralmente buscam empréstimos com a sua conta pessoal e acabam pagando mais juros. O dinheiro que foi perdido dessa forma poderia ter sido poupado ou colocado no caixa da empresa.

Os meus fornecedores e os meus clientes percebem a diferença?

Os benefícios da sua organização financeira vão muito além de saber controlar os seus recursos e lidar com as suas dívidas e as suas despesas. Os seus clientes, fornecedores e parceiros de negócio também vão notar a diferença!

A velocidade no atendimento, a emissão de boletos e a praticidade em resolver assuntos que normalmente outros empresários demoram não vão passar despercebidos. Logo, você lidará com novos clientes cada vez mais rápido.

Esse tipo de vantagem o transforma em um forte concorrente, além de passar credibilidade de mercado. Um cliente satisfeito vai fazer propaganda grátis do seu negócio para os seus amigos e os seus familiares!

Lembre-se de que o negócio é um reflexo do seu dono. Se as coisas demoram para acontecer dentro da sua empresa ou se o seu tempo parece curto para exercer todas as funções de gestor, pode ser o momento de repensar o seu modo de administrar.

Gostou do conteúdo? Então, não perca tempo e descubra mais formas incríveis de manter sua organização financeira. Assine a nossa newsletter e se mantenha informado!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.