Sistema com segurança de informação: por que devo me preocupar?

Os dados sobre os produtos e serviços de uma empresa, assim como os dos seus clientes e fornecedores, são as principais informações de um negócio. Por isso, um sistema com segurança de informação é um dos pontos mais relevantes que devem ser considerados ao adquirir uma ferramenta em uma companhia.

Neste post, vamos tirar algumas dúvidas que você possa ter sobre o assunto. Vamos explicar o que é o conceito de segurança de informação, além de apresentar os motivos pelos quais ela deva ser considerada. Continue a leitura e entenda melhor!

O que é segurança de informação?

A segurança da informação é um conjunto de recursos que visam garantir a integridade, confidencialidade, disponibilidade e preservação das informações de uma empresa ou até mesmo de uma pessoa física. 

Este é um processo fundamental para garantir a saúde da instituição, pois, além da segurança e proteção, é possível potencializar o negócio com a análise dos dados armazenados nesses sistemas. Afinal, ele é um dos principais pontos que devem ser considerados ao adquirir um sistema ou ferramenta.

Por que a segurança da informação deve ser levada em consideração?

Não podemos negar que, a cada dia que passa, todas as nossas atividades estão cada vez mais digitais ou dependentes de recursos tecnológicos. Isso está acontecendo devido à facilidade que os diversos recursos nos proporcionam, a integração dos processos e otimização do tempo para realizar as tarefas.

Por isso, para qualquer tipo de negócio e em qualquer segmento, todas as informações de uma companhia devem contar com a máxima integridade. 

Muito além da segurança, essas informações são valiosas fontes de estudo para que as empresas consigam melhorar as experiências de consumo, conhecer e entender melhor o seu público-alvo por meio de seus dados e utilizar tudo isso a seu favor. Confira, abaixo, os motivos pelos quais apostar nesse recurso!

Prevenção de vazamentos de dados

O mercado está repleto de concorrentes, independentemente do segmento. Para sabotar o negócio alheio, existem empresas que contratam até hackers para invadir a rede de informações do concorrente e acessar dados que podem comprometer a integridade dessa companhia e vazar informações que deveriam estar sob total sigilo. Assim, é essencial contar com um sistema que garante essa proteção por meio de códigos de segurança.

Proteção da circulação de informações

No exemplo anterior, falamos de hackers que podem ser contratados por terceiros para prejudicar uma empresa, certo? Agora, imagine quando a ameaça está dentro da companhia, com acesso a todo o tipo de informação sobre a instituição e dos seus clientes? Este é um risco ainda maior e mais grave!

Entenda que, para um colaborador mal-intencionado e que entenda um pouco mais de tecnologia, até o simples carregamento de um telefone no computador da empresa já pode ser um meio pelo qual ele conseguirá obter informações da companhia ou dos clientes e utilizar com má-fé. 

Porém, essa situação é mais difícil de acontecer quando uma instituição conta com um sistema que assegure a integridade de seus dados.

Disponibilidade de dados aos clientes

Além de proteger as informações, é fundamental que a companhia garanta um acesso eficaz para os clientes sempre que eles precisarem acessar seus dados. 

O cliente que encontra muitas falhas, não conta com uma boa experiência, alta disponibilidade de seus próprios dados na hora de utilizar os recursos oferecidos pela empresa pode se frustrar com a prestação do serviço e, ainda, romper o contrato. Isso causa prejuízos financeiros para a empresa.

Diminuição de custos

Um bom sistema de dados requer manutenções esporádicas para que possa funcionar com êxito e garantir a proteção que a empresa precisa. Na maiorias das vezes, na contratação do sistema, já vem incluso o serviço de atualizações e suporte técnico para que o cliente possa usufruir sempre que necessário. 

Assim, para a empresa sai muito mais em conta ter esse tipo de serviço terceirizado que manter um funcionário especializado em TI para realizar essa atividade.

Continuidade do negócio

Todos os motivos anteriores levam ao ponto principal para toda companhia: conseguir manter o seu negócio e se estruturar. Isso acontece porque, ao ter seus dados vazados, por exemplo, a empresa pode ter grandes prejuízos e sua imagem arranhada no mercado. 

Se, devido ao ataque de hackers, informações sigilosas de um negócio forem levadas aos concorrentes ou até mesmo para a mídia, dependendo da gravidade do problema enfrentado, essa companhia corre o risco de encerrar suas atividades.

É muito importante que as instituições entendam o cenário em que estão, quais são os riscos que correm, vulnerabilidades às quais mais se expõem e como devem se prevenir de situações ameaçadoras. O sistema de informação é um dos principais aliados de empresas, principalmente as que lidam com um nicho de mercado ainda mais sensível.

Se você entendeu os principais benefícios de apostar em um sistema com segurança de informação eficiente, saiba que é essencial contar com empresas de trabalham com tecnologia de ponta para auxiliar seus clientes. O ASAAS é uma plataforma de gestão de dinheiro especializada na comunicação entre cliente e fornecedor. E você quer recurso mais importante que o dinheiro para uma empresa?

Lidamos com a gestão eficiente desse capital para empreendedores individuais e empresários de pequeno porte para auxiliar no controle, recebimento e envio de dinheiro de forma eficiente, simples e de um jeito que o empresário realize o menor esforço, ganhando tempo em suas transações para focar no seu negócio. Trabalhamos com recuperação de crédito, gestão de notas fiscais, recebimento de clientes e muito mais, sem abrir mão da segurança de suas informações.

Além disso, oferecemos dicas para que o empresário possa gerir melhor o seu dinheiro e capital investido, como vender mais e encantar seus clientes, empreender de forma eficiente e objetivando os seus ideais, como estabelecer metas para o seu negócio, contamos cases de empresários de sucesso e explicamos o funcionamento de diversos serviços financeiros em uma linguagem simplificada.

Afinal, sabemos dos desafios que é empreender em nosso país, em qualquer ramo, por isso, buscamos desburocratizar os processos possíveis dentro do seu setor. Assim, você terá mais tempo para pensar em estratégias para fazer o seu negócio crescer e focar esforços em suas ações internas.

Ainda não conhece a ASAAS? Aproveite, acesse o nosso site e entenda melhor sobre os nosso serviços!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.