Seu cérebro está boicotando seu empreendedorismo?

empreendedorismo

Empreender exige muito de nosso raciocínio e nossa atenção. Quem cria geralmente é inteligente, perspicaz e costuma enxergar mais rápido que os outros. Se você possui essas características e se lançou no mundo dos negócios, deve compreender bem esse conceito. Mas você já parou para pensar que seu cérebro pode estar boicotando seu empreendedorismo? Às vezes seu modo de ver as coisas, sua perspectiva, pode acabar engessando suas ideias e, assim, atrapalhando suas decisões. Quer descobrir como fugir dessa armadilha de maneira eficaz e definitiva? Descubra agora conosco:

Seu cérebro também precisa de exercícios

Para empreender você precisa, constantemente, adaptar-se às mudanças do mercado, do mundo. Então fique atento! Uma maneira de se treinar para fazer isso é exercitando sua mente. Estudos mostram que jogos cerebrais, palavras cruzadas e hábitos positivos, como a leitura, além de proporcionarem satisfação emocional também estimulam a memória, a velocidade de pensamento, e retardam o declínio mental e o risco de demência. Além do mais, você também melhora sua concentração e reduz o tédio.

Mas como isso vai ajudar o meu negócio?

Nosso raciocínio funciona de uma maneira específica: temos a tendência de ver o que gostaríamos de ver ou a obtermos resultados pré-programados pela nossa experiência passada. Percebe como isso engessa nossas decisões no mundo dos negócios? Quando apenas reconhecemos padrões, perdemos informações que poderiam expor pontos de vista alternativos, soluções criativas e diferentes diante.

Se na vida cotidiana já tendemos a ver as coisas do jeito que sempre fizemos, no mundo corporativo isso nos fará perder oportunidades. Muitos executivos simplesmente desaparecem do mercado porque enxergam apenas o que seus cérebros padronizados lhes permitem ver, ignorando ou evitando novas informações.

O que fazer?

Você está preso em um caminho que não está funcionando? Se a resposta foi positiva, procure atentamente novas maneiras de perceber as coisas. Exponha seu cérebro a novas e diferentes formas de pensar. Estimule sua memória, faça coisas novas — isso institui novas conexões neurais, acrescentando conhecimento e aumentando sua capacidade cognitiva. Ao invés de aceitar todas as informações que chegam como verdades absolutas, pesquise! Seja questionador e desenvolva o hábito da curiosidade. Leia mais. Afinar a leitura é uma excelente maneira de estimular sua imaginação, aumentar seu vocabulário e se manter informado. Sem contar que também ajuda a passar o tempo em momentos entediantes. Não se esqueça também do poder do pensamento positivo, pois a ansiedade e o estresse são muito ruins para a saúde do nosso cérebro. A tensão atrapalha o raciocínio e o pensamento claro e objetivo.

Tomando essas atitudes, você estará muito mais apto às alterações do mercado e será mais capaz de empreender com sabedoria e arrojo. Em um mundo que muda tão rapidamente, fixar-se a antigas ideias pode acabar com seu negócio e deixar você muito atrás da concorrência. Nosso cérebro, como tudo em nosso corpo, precisa de estímulos e exercícios. Tudo que fica parado, fica para trás. E, com certeza, não é isso que você deseja para seu empreendimento ou para você, não é verdade? Pois comece o quanto antes!

Hora, então, de exercitar a mente! Conte para nós o que tem feito, dê suas próprias sugestões!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.