Em novembro de 2024, cerca de 73 milhões de brasileiros enfrentavam problemas com dívidas. Por isso, ao começar um novo negócio, é importante contar com ferramentas que facilitam a identificação de potenciais clientes inadimplentes.
Nesse contexto, utilizar-se de parcerias com birôs de crédito, como o Serasa para empresas, pode ser o diferencial de um negócio. A instituição oferece uma gama de recursos projetados para aprimorar a inteligência financeira e fortalecer as bases operacionais.
Utilizar plataformas que têm parceria com essa ferramenta, facilita a gestão financeira. Por isso, é importante entender o que é o Serasa no Asaas e como utilizar os recursos disponíveis.
O que é a análise de crédito Serasa?
O Serasa é uma das principais referências quando se trata de informações e análises de crédito no Brasil. Seu principal objetivo é oferecer informações precisas e atualizadas sobre a situação financeira de empresas e consumidores.
Para alcançar esse propósito, a instituição coleta, organiza e analisa uma vasta gama de dados de crédito, econômicos e comerciais.
A partir disso, fornece informações a respeito do perfil de cada uma das instituições ou pessoas físicas. Com isso, os gestores podem se prevenir de possíveis perdas financeiras e se preparar para cobranças mais assertivas.
Como funciona a consulta Serasa no Asaas?
A consulta de crédito está disponível apenas para clientes cadastrados na plataforma do Asaas com uma conta de pessoa jurídica.
Nesta consulta, é possível verificar os dados de pagadores pessoa física (PF) e jurídica (PJ), e não é necessário que esse pagador esteja previamente cadastrado no sistema.
A checagem dos dados garante maior clareza e assertividade nas vendas, prevenindo e respaldando a empresa de potenciais clientes inadimplentes, evitando prejuízo futuro.
Requisitos para o cliente utilizar a Consulta Serasa
Embora o Asaas seja uma plataforma repleta de recursos para a gestão financeira, para realizar uma consulta Serasa, é necessário preencher alguns requisitos. Eles são:
- Ter um cadastro PJ aprovado no Asaas;
- Ter um CNPJ ativo na Receita Federal;
- Ter saldo disponível no cadastro, para a consulta ser realizada.
Informações que aparecem no relatório da Consulta Serasa
As informações disponibilizadas pela Consulta Serasa são bastante parecidas nos relatórios de pessoas físicas e jurídicas, trazendo informações específicas de cada tipo de cliente.
Assim, este documento reúne informações relativas aos 8 meses anteriores à solicitação, trazendo pontos como:
- Dados completos do pagador: nome, CPF, nome da mãe e nascimento, para pessoas físicas; CNPJ, razão social e data da fundação da empresa, para PJs;
- Situação do CPF ou CNPJ: consta se estão regulares ou irregulares;
- Score: o cálculo que informa a saúde financeira do pagador, de 0 a 1000;
- Pendências financeiras: se há alguma dívida em segmentos, bancos ou instituições financeiras, mostrando também se houve negativações;
- Protesto estadual: se alguma empresa já protestou o pagador no estado onde está situado;
- Cheques sem fundo: indica se há algum registro de lançamento de cheques sem fundo;
- Documentos roubados, furtados ou extraviados: mostra se o pagador já realizou algum registro de roubo ou perda de documentos;
- Quantidade de consultas: indica a quantidade de vezes o pagador foi consultado anteriormente.
Como funciona a negativação Serasa no Asaas?
A negativação no Serasa é um serviço destinado aos clientes Pessoa Jurídica. Para acessar essa função, basta encontrar a aba ‘Negativações’ no menu inicial da plataforma.
A solicitação de negativação pode ser efetuada sempre que houver uma dívida ativa registrada no CPF do consumidor (pagador PF) ou no CNPJ da empresa (pagador PJ).
Esse serviço visa proporcionar uma abordagem efetiva para lidar com situações de inadimplência financeira, garantindo o gerenciamento das pendências financeiras.
Requisitos para o cliente utilizar a Negativação Serasa
Para usar o serviço de Negativação Serasa no Asaas, a empresa precisa seguir os seguintes critérios para a solicitação:
- Ter um cadastro aprovado como PJ, não podendo ser de associação ou ONGs;
- Ter um CNPJ ativo na Receita Federal;
- Cobrança vencida há pelo menos 5 dias corridos;
- Não possuir o CNAE 8291100 registrado no CNPJ;
- Possuir saldo disponível no cadastro, para que a negativação seja realizada.
Após solicitar a negativação, o Asaas encaminha todos os dados desse pagador e da cobrança em questão para o Serasa realizar a negativação. Então, é feita uma análise de no máximo 2 dias úteis pelo parceiro para iniciar o processo de negativação.
Prazo para o pagador ser negativado
É possível solicitar a negativação a qualquer momento, mas ela só será enviada ao Serasa no 5º dia após o vencimento da cobrança.
Após o Serasa receber o pedido, eles enviam a carta para a casa do pagador com prazo de 10 dias para pagamento. Depois disso, a negativação é iniciada.
Porém, vale ressaltar que alguns estados possuem legislações próprias para negativações de pagadores. O prazo de 10 dias funciona em todo o território nacional, exceto nos estados que possuem outro prazo, como:
- MT: 45 dias corridos;
- SP: 10 dias corridos;
- PE: 20 dias corridos;
- PI: 15 dias corridos.
Impacto da negativação para o pagador
A principal consequência em ter uma dívida ativa no Serasa é a perda de crédito. E, na maioria das vezes, a restrição é total até que o pagador quite a pendência e seu nome seja retirado do Serasa.
Essa restrição pode impedir o usuário de abrir uma conta corrente, solicitar um cartão de crédito, fazer um financiamento (seja de carro ou imóvel), entre outras situações do cotidiano que exigem análise de crédito.
Em muitos casos os bancos deixam de oferecer a estes devedores serviços relacionados ao crédito empresarial ou pessoal, como o cheque especial ou aumentar o limite para seu cartão.
A consulta e negativação no Serasa podem ser determinantes para combater a inadimplência. No entanto, há um custo pela solicitação do serviço da parceria entre as instituições.
Conheça os custos e taxas do Asaas, faça seu cadastro e comece a utilizar os recursos!