Segunda-feira negra!

o-MADE-IN-CHINA-facebook

Na segunda-feira dia 24/08/2015 tivemos um episodio no mínimo curioso, com a aversão ao mercado de risco gerado pelo temor de uma desaceleração na economia chinesa. Os índices de renda variável em todo o globo registraram perdas consideráveis. O IBOV chegou a cair 6,5%, impulsionando o dólar a R$3,58, o índice americano Dow Jones registrou maior queda diária consecutiva da historia, perdendo 1000 pontos em apenas algumas horas.

Com o decorrer das negociações, as perdas foram amenizadas e o índice brasileiro fechou com queda de “apenas” 3,03%. Apesar da recuperação, o principal índice brasileiro alcançou o mesmo nível de preços de março de 2009, no auge da crise do subprime, o que preocupa muito investidores e players do mercado.

Porém, nem tudo são más noticias, com a abertura do mercado no dia seguinte, grande parte das bolsas mundiais trabalharam no campo positivo e continuam nessa quarta-feira com forte ação dos compradores, infelizmente não é o que acontece com o Xangai Composite, que acumula uma perda de 20% somente no mês de agosto.

Grande parte deste declínio do mercado acionário chines, vem da falta de posicionamento do governo, que ainda não mencionou um pacote de incentivo para a sua economia. Sabemos que o país não é muito transparente com suas contas publicas e a mão do governo é pesada na influencia da economia. A pergunta é, até quando o gigante asiático manterá o crescimento mundial? Os países exportadores estão apreensivos e o Brasil não está fora dessa lista.

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.