Segredos de uma startup saas de sucesso

saasSoftware as a service (SaaS) é um modelo sob-demanda que está mudando a forma como empresas de todos os tamanhos em todas as indústrias utilizam software. Por ser uma tecnologia baseada na web reduz os custos com aquisição, atualização e suporte, o que é bom para os clientes e maximiza os lucros das empresas.

Grande parte do crescimento do mercado de SaaS se deve à criação de novas startups. Nos últimos anos surgiram soluções para quase todos os problemas de uma empresa, desde controle de caixa e financeiro até comunicação entre funcionários e times remotos. Dessa forma, o mercado de SaaS se tornou altamente competitivo e qualificado, forçando as startups a procurarem meios criativos para sobreviver. Abaixo listamos 4 desses meios que podem levar uma startups de SaaS ao sucesso.

1. Torne seus líderes responsáveis

Qualquer empresa, em qualquer setor, depende do seu líder para ter sucesso. Quando se trata de SaaS não é diferente. Desde o seu CEO, até diretores e chefes de equipe, procure por pessoas que entendam que esse mercado requer um novo modo de pensar. Portanto, é fundamental manter uma relação com o seu cliente, não apenas enxergá-lo como mais uma venda.

Fazer com que os líderes na sua empresa sejam responsáveis por essa cultura é crítico, especialmente se eles possuem uma experiência profissional no mercado tradicional de software.

2. Entregue algo que seus usuários vão amar

No modelo de SaaS, todo software é entregue via browser. Isso faz com que os usuários se tornem mais exigentes, comparando suas soluções com gigantes do mercado como Amazon e Google. Ao se cadastrar, eles esperam uma interface intuitiva, customizável e com constantes melhorias. Aliado a isso, ainda é preciso entregar novas ferramentas que complementem o aplicativo e resolvam novos problemas.

Dessa forma, seu time precisa estar focado em construir softwares que seus usuários irão desejar. Não é fácil nem simples e requer muita pesquisa e atenção aos feedbacks, mas é um dos melhores caminhos para criar uma startup SaaS de sucesso.

3. Venda um serviço, não um produto

Como um provedor de SaaS, você não pode estar pensando em vender um produto, mas sim um completo ecossistema de serviços, suporte e educação. Esse tipo de mentalidade impacta diretamente no seu número de vendas e na imagem da sua empresa diante dos usuários.

Outra vantagem de vender um serviço é que você tem uma visão mais clara de quem são seus melhores clientes. E através dessas informações poderá oferecer vantagens como descontos e prêmios. Além de aumentar o tempo de vida deles dentro do seu software, você estreita a relação entre a sua empresa e os clientes.

4. Satisfazer o cliente deve ser uma meta

Acima de tudo, busque a satisfação do seu cliente. A indústria de Software as a Service trabalha com conversões extremamente baixas. Isso significa que a cada cem usuários que entrarem no seu site, um, talvez dois, se tornarão clientes. E é para eles que você deve trabalhar. Incansavelmente, se preocupe em satisfazer a experiência deles no seu software. Além de ser uma excelente forma de mantê-los, ainda funciona como ferramenta de divulgação boca-a-boca.

Apesar de não haver uma fórmula para o sucesso, as dicas acima farão sua startup se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. Chamar a atenção de um usuário quando ele tem várias outras empresas ao redor é uma das tarefas mais difíceis ao se iniciar uma empresa. Dessa forma, procure trilhar caminhos que outras startups não exploraram. Mesmo que os resultados demorem para aparecer, eles virão.

Quais caminhos sua startup está trilhando? Aproveite os comentários abaixo para nos contar sua experiência.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.