SaaS: conheça os benefícios para sua empresa

 

Cloud computing — ou computação em nuvem — já é uma tendência em empresas no mundo todo. A computação em nuvem utiliza softwares on-line em vez dos tradicionais softwares locais que exigem licenças de uso e outras questões de infraestrutura.

Essa inovação envolve o uso de plataformas pelo modelo SaaS — Software as a Service ou Software como Serviço. Conheça, neste post, as vantagens de uso do SaaS e veja se elas se aplicam ao seu negócio!

Quais são as vantagens do SaaS?

Economia de tempo

Essa situação já ocorreu a qualquer usuário comum de computador: você está utilizando a máquina normalmente e é subitamente interrompido por uma atualização de algum programa. Essa atualização, além de exigir minutos preciosos de instalação e tirar o foco do trabalho, ainda solicita uma reinicialização do computador.

Não realizar essas atualizações também é problemático, pois você pode facilitar brechas de segurança ou causar instabilidade no uso. Se houver algum defeito, muito tempo também será despendido tentando resolver o ocorrido. É uma péssima situação.

Ao utilizar SaaS, não há esse problema. A manutenção, a atualização e a instalação já são realizadas pela empresa fornecedora. Na verdade, não há realmente um processo de instalação, já utiliza-se o serviço assim que ele é contratado, normalmente por meio de um processo bem intuitivo pela internet. Isso acontece porque um dos objetivos desses serviços é justamente a automação de diversos trabalhos que normalmente levariam muito tempo.

Dentre outros problemas logísticos evitados com essas plataformas, também pode-se citar a comodidade de acessar dados de qualquer lugar, remotamente, sem a necessidade de acesso a uma máquina física específica.

Economia de dinheiro

Pagar por licenças de uso de software pode ser muito caro. Como SaaS são cobrados como serviços, ou seja, de acordo com a demanda e o uso, eles são mais econômicos. Além disso, evita-se custos que seriam utilizados com técnicos, manutenção e outros problemas comuns a softwares de uso local.

Por vezes, programas de licença também exigem máquinas ou servidores superiores para funcionarem com perfeição, enquanto esses fatores são bastante minimizados com computação em nuvem, que demanda basicamente uma boa conexão à internet.

Melhorias no atendimento ao cliente

Há diversos softwares de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) utilizados por meio de SaaS. A integração entre dados de diferentes plataformas facilita a organização de informações cruciais sobre os consumidores, permitindo uma ação mais pontual da equipe de vendas ou de atendimento ao cliente.

Isso é facilitado quando se usa computação em nuvem, pois as informações são organizadas em um mesmo canal, sem preocupação com a perda de dados ou a realização de backups.

O mesmo vale quando o cliente é você: as empresas de cloud computing necessitam mantê-lo por perto, e por isso, o atendimento e as ofertas de melhorias ocorrem com mais frequência para que os serviços sejam melhor aproveitados.

O SaaS é aplicável ao seu negócio?

Com tantas vantagens e economia de recursos, o SaaS é ideal tanto para grandes corporações quanto para alavancar resultados de microempresas e startups. Basta contratar um serviço para testar quais são as melhores opções para sua empresa!

No entanto, o ideal é alinhar constantemente o uso de computação em nuvem aos processos já existentes no negócio. Alinhe, por exemplo, um serviço de CRM com os processo de marketing. Compare também as informações com outros dados on-line, como dados de gestão financeira em nuvem.

Apesar de intimidar alguns empreendedores por conta da novidade da tecnologia, a popularidade desse modelo de serviço se deve justamente pela sua simplicidade e aplicabilidade.

Gostou das nossas dicas sobre SaaS? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.