Como aumentar os preços da minha empresa de Saas

saasMuito do sucesso, e também do fracasso, da sua empresa Saas passa pelo preço dos seus produtos ou serviços. Preços altos demais podem afugentar clientes, mandando-os direto para a concorrência. Preços muito baixos podem te deixar sem margem de lucro, levando à falência. Estipular o preço não é uma tarefa fácil, porém mais difícil ainda é definir um aumento de preço. Isso porque quando você sobe o preço é natural que parte dos seus clientes te abandonem. Ou eles irão para a concorrência ou simplesmente ficarão sem o seu produto.

Para que o número de clientes perdidos não afete toda a sua empresa e para que ela não fique conhecida apenas por oferecer serviços caros, é possível que você tome alguns cuidados simples. Cada um desses cuidados pode gerar resultados diferentes dependendo do seu produto, situação e até o mercado em que você está inserido. Portanto, é indicado acompanhar de perto cada centavo adicionado ao preço final do seu produto.

Aumente os preços de forma gradual

A principal vantagem de se aumentar o preço de forma gradual é que o choque dos seus clientes será menor. Você pode continuar aumentando até chegar ao valor ideal. O grande desafio é perceber quando seu preço está sofrendo alguma resistência dos seus clientes. Por exemplo, se você aumentar 5% e o número de pedidos continuar o mesmo, aumente mais 5%. Se após o novo aumento você perceber que o comportamento dos seus clientes mudou, entenda que este é o sinal para você parar.

Esse aumento gradual também depende do relacionamento entre sua empresa e seus clientes. Se for uma boa relação e o seu produto Saas tiver poucos concorrentes (ou nenhum) não há problema em fazer aumentos maiores em menores espaços de tempo. O aumento do faturamento deve compensar a perda de clientes.

Melhore seu produto

Melhorar seu produto ou serviço e consequentemente acrescentar a ele mais valor, facilita o processo de aumento de preço. A lógica por trás é que, se você adicionar melhorias ao produto que está ficando mais caro, isso será visto como uma compensação justa pelo preço maior. Seus clientes entenderão que, na balança entre custo e benefício, eles estarão poupando dinheiro.

Comunique o aumento aos seus clientes

Quando você precisa aumentar os preços da sua startup Saas, escolher bem a maneira de falar ao cliente é fundamental. Você precisa de palavras que comuniquem o novo valor do seu produto, dizendo por quais motivos você está aumentando e o que seu cliente irá receber a mais, se for esse o caso.

Lembre-se que cada palavra desencadeia para o seu cliente uma memória que diz quanto ele deve pagar pelo seu produto ou serviço.

Crie uma nova experiência para os clientes

Além de novas features, você pode oferecer um novo tipo de experiência para o cliente da sua empresa Saas quando aumentar o preço. Um novo tipo de suporte exclusivo, novos conteúdos, e-books, infográficos. Algo que você possa entregar primeiro para quem está pagando mais.

Isso cria um diferencial muito grande para os seus clientes e para a sua empresa. Servirá não apenas para o aumento do preço, mas também para criar atrativos para novos usuários. Entenda também que novas features ou experiências trarão novos custos para sua operação. Lembre-se que um aumento de preço deve servir, principalmente, para aumentar sua margem de lucro.

Diversifique os preços

A estratégia da Google para o Google Apps de permanecer grátis para usuários antigos e cobrar de usuários novos é uma boa estratégia para aumentar o preço do seu produto. Você pode manter o valor para os clientes antigos e aumentar para os novos. Além de manter seus clientes, eles se sentirão mais valorizados e inclinados a não abandonar a plataforma.

Já os novos, por estarem em contato pela primeira vez com sua empresa, estarão mais preocupados com a proposta de valor dos seus serviços do que com o preço.

Seja transparente

A última dica é: seja honesto com os clientes da sua startup Saas. Diga com sinceridade porque você está sendo forçado a aumentar os preços. Lembre-se que ser honesto é um elemento importante que pode ajudar na sua credibilidade, reputação e idoneidade. Isso é uma grande parte da sua energia nos negócios.

Se seus clientes puderem entender suas intenções, eles compreenderão porque você precisa aumentar seu preço. Se eles estiverem felizes com isso e satisfeitos com o seu produto Saas, eles vão continuar pagando.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.