Recrutamento: 4 características a procurar em candidatos para sua empresa

recrutamento

Não importa o ramo do seu negócio, quando se abre espaço para novos colaboradores, há sempre uma grande expectativa. Principalmente se a sua empresa estiver no seu período inicial, é fundamental o critério e a cautela para avaliar quais serão os candidatos escolhidos para entrar no seu time. Não raro, uma decisão errada pode interferir diretamente na produtividade da empresa, principalmente quando há problemas de adaptação. Nesses casos, a rotatividade é inevitável.

Portanto, quais devem ser as características visadas em um candidato? Postura? Experiência? Formação? Para fazer uma boa escolha no recrutamento é preciso ir além dos critérios objetivos e verificar, principalmente, se o futuro funcionário possui compatibilidade com os valores da sua empresa. É por esse motivo que resolvemos abordar alguns dos aspectos qualitativos mais importantes em um candidato. Confira!

Compatibilidade

É muito importante descobrir como foi o desenvolvimento do candidato nas empresas onde teve experiência, para poder responder perguntas fundamentais, como: o candidato sempre realizou tarefas burocráticas ou sabe lidar bem com o público? Ele está acostumado a receber muitas demandas? Sabe trabalhar com prazos? Durante essa análise, há o propósito de se chegar à conclusão essencial: o candidato está preparado para se adaptar ao ritmo da minha empresa? Avaliar a bagagem de um candidato, bem como o perfil das empresas onde trabalhou, pode trazer diversas informações valiosas a respeito de suas qualificações. Assim, o empreendedor saberá exatamente se há identificação com o cargo.

Engajamento

O candidato realmente está satisfeito na área em que atua? Procura o tempo todo aprimorar seus conhecimentos com cursos e palestras? Faz trabalhos voluntários ou como freelancer? Não é raro encontrarmos pessoas insatisfeitas com o que fazem. Muitas delas escolheram a profissão errada e, por algum motivo, acham que é tarde demais para recomeçar. A grande questão é que um profissional insatisfeito com suas próprias escolhas pessoais certamente não será um dos mais produtivos. Nesses casos, ambas as partes têm muito a perder.

Integridade

O candidato toma boas decisões? Mais ainda, será que suas escolhas são baseadas em critérios éticos íntegros? Para descobrir se há similaridade entre os valores da sua empresa e os valores do novo candidato, o entrevistador pode criar algumas situações para que o próprio entrevistado elabore soluções práticas de como resolvê-las. Quanto mais compatíveis com o dia a dia da empresa for o cenário criado, melhor será a qualidade da avaliação.

Inteligência

A inteligência pode ser um critério mais importante que a experiência. Um funcionário inteligente poderá facilmente aprender e se adaptar aos processos da sua empresa e, eventualmente, realizá-los melhor do que uma pessoa menos inteligente, mas que já tenha prática na área. Claro, a inteligência que nos referimos aqui é um conceito variável, que dependerá única e exclusivamente do tipo de função que será exercida. Em resumo, procurar novos colaboradores é uma tarefa que exige que o entrevistador faça avaliações que vão além do óbvio.

Está se sentindo mais confiante para procurar novos colaboradores? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.