É possível receber pagamentos sem maquininha?

por Cartão

Publicado em 2 de setembro, 2022 | Atualizado em 16 de fevereiro, 2024

As máquinas de cartão estão presentes em diversos negócios sendo usadas nas transações para recebimento em crédito e débito. Normalmente, é necessário adquirir o equipamento, pagar o aluguel, a mensalidade e as taxas atreladas a cada transação, o que pode pesar no bolso. 

Além disso, é preciso recarregar a máquina de cartão, realizar a manutenção e ainda pode acontecer de não ter sinal, atrasando o pagamento. Oferecer a possibilidade de pagar em cartão é fundamental, afinal, muitos clientes só andam com cartão e não dá para perder vendas, não é mesmo? 

Nesse sentido, é preciso buscar a melhor alternativa disponível no mercado e talvez você nunca tenha considerado receber pagamentos sem maquininha. Pois saiba que sim, é possível receber pagamentos sem maquininha de cartão e são diversas as vantagens inclusas para quem adota a alternativa.

Se quer entender melhor como fazer isso, neste conteúdo você descobrirá quem pode vender sem maquininha, as principais vantagens dessa opção e como implementar no seu negócio para adquirir mais profissionalismo. Acompanhe!

Quem pode receber pagamentos sem maquininha?

Receber pagamento em cartão sem maquininha pode ser adotado por diversos negócios e instituições que atuam com transações financeiras no cartão de crédito ou débito. Veja alguns exemplos a seguir.

Estabelecimentos comerciais

Fazer vendas sem maquininha pode ser adotado por farmácias, salões de beleza, padarias, entre tantos outros estabelecimentos comerciais. Tudo o que precisa é do celular, um dispositivo que carregamos no bolso a todo instante. 

Delivery

Com um aplicativo que substitui a máquina de cartão, as vendas de delivery podem ser mais fáceis e seguras. Não há necessidade de enviar uma maquininha com o motoboy. Caso o cliente opte pelo pagamento no cartão, ele recebe o link para pagamento direto no celular.

Vendas no varejo

Supermercados, feiras, lojas de conveniência e de departamento são outros exemplos de estabelecimentos que podem receber pagamentos pelo celular e garantir maior controle das cobranças sem o uso da máquina de cartão.

Doações para igrejas e ONGs

Quem também pode se beneficiar da venda sem maquininha são as igrejas e organizações que necessitam de receber doações. Isso porque, na hora de gerar um link de pagamento no aplicativo, é possível permitir que o próprio cliente defina o valor, facilitando as doações pelo meio de pagamento que preferirem.

Quais as vantagens de vender sem maquininha?

Receber pagamentos sem maquininha é uma forma de aumentar a credibilidade do seu negócio e otimizar a gestão financeira. Se você já pensou em investir em uma máquina de cartão mais cara e melhor, por exemplo, é possível reduzir os custos ao apostar em um aplicativo de pagamentos.

Confira as principais vantagens:

1. Cobrança automática pelo celular

O aplicativo para receber cartão de crédito e débito no celular deve ser simples e fácil de usar. Bastam alguns cliques para criar as cobranças dos produtos ou serviços oferecidos para compartilhar com o cliente. 

A automatização do processo de cobrança é uma vantagem do uso de uma plataforma de pagamentos. Assim, não há necessidade de entrar em contato com o cliente para cobrar algum pagamento pendente ou atrasado. A própria plataforma pode ser configurada para enviar lembretes automáticos.

2. Economia nas taxas por transação

Vender sem maquininha de cartão de crédito significa reduzir os custos com aluguel, mensalidade e outras tarifas relacionadas ao equipamento. Além disso, as taxas cobradas são muito menores que as praticadas pelas operadoras de cartão, sendo uma opção mais viável para pequenos negócios.

3. Controle das vendas no cartão de débito e crédito

Ao invés de usar uma máquina de cartão online que não permite um controle claro sobre as cobranças, a venda sem maquininha oferece uma visualização simplificada e atualizada de todas as vendas. 

Ter controle sobre os recebíveis é fundamental para a tomada de decisões financeiras do negócio. Com os números automatizados em uma plataforma, é muito mais fácil de controlar do que fazendo as contas manualmente. 

4. Cobrança avulsa, parcelada ou assinatura

As cobranças geradas pelo aplicativo podem ser avulsas, ou seja, uma cobrança única com pagamento à vista, mas também é possível vender parcelado sem maquininha. Nesse caso, o cliente pode optar pelo número de parcelas disponível no link de pagamento.

Quem vende produtos e serviços por assinatura pode utilizar a função de pagamento recorrente em que o cliente recebe continuamente as cobranças geradas de acordo com o intervalo definido, seja anual, mensal ou semanal, por exemplo.

5. Antecipação de recebíveis

Sempre que precisar é possível solicitar a antecipação de recebíveis e adiantar o valor das vendas feitas no cartão. É verdade que essa funcionalidade também é oferecida pelas principais operadoras de cartão, contudo, a taxa vem inclusa no valor da cobrança, encarecendo as operações. 

Como receber pagamentos sem maquininha?

Para usufruir dessa solução basta baixar um aplicativo de pagamentos no seu celular e começar a gerar as cobranças aos clientes. É simples, prático e rápido!

Ofereça pagamento via QR code

Para os estabelecimentos comerciais, a opção de pagamento via QR code é uma boa alternativa. Assim o cliente só precisa fazer a leitura do código para finalizar a compra.

Cobre por meio de link de pagamento

O link de pagamento pode ser compartilhado por aplicativos de mensagem, redes sociais ou e-mail. Facilita as vendas por delivery, para quem vende online sem loja virtual e até mesmo para lojas físicas.

Use um aplicativo que substitui máquina de cartão

Através de uma plataforma de pagamentos, é possível não só receber os valores em uma conta digital, mas fazer uma gestão financeira completa com uma visualização clara dos valores recebidos e a receber.

Além disso, a plataforma conta com recursos úteis que otimizam as tarefas rotineiras e ampliam as soluções. É o caso da automatização dos lembretes de cobrança, a possibilidade de antecipar recebíveis e a variedade de formas de pagamento a oferecer ao cliente.

Para ajudar a cobrar seus clientes presencialmente, você também pode utilizar a função de Cobrar Agora, que permite cadastrar as informações de cartão dos clientes dentro do aplicativo, escolher as parcelas e finalizar a venda.

Essa modalidade também permite optar por um pagamento via Pix, gerando um QR Code para pagamento instantâneo.

A imagem mostra todas as vantagens da cobrança por Cartão no Asaas

Agora que você sabe que é possível receber pagamentos sem maquininha, conheça mais sobre o aplicativo do Asaas que substitui a máquina de cartão e permite o recebimento de pagamentos utilizando apenas o celular. Baixe para Android ou IOS!

O banner tem a imagem de uma maquininha e nele está escrito: Venda no crédito e débito sem maquininha. Faça vendas no cartão de crédito e débito com apenas uma ferramenta. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Cobre sem maquininha. Realize cobranças online por cartão, com taxas acessíveis para sua empresa. Clique e saiba mais.

2 Comentários

  1. Valmir Antonio Gurther

    EU trabalho vendendo cursos online como profissional liberal.
    Posso receber os pagamentos feito com cartão de crédito parcelado numa conta bancária pessoal?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Valmir!

      No Asaas é possível criar conta PF ou MEI, ambas oferecem recursos de recebimento parcelado com cartão de crédito usando o link de pagamentos. Você pode criar a sua conta aqui.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.