Quais perguntas fazer ao contratar o primeiro funcionário?

Happy hipster businesswoman working on laptop in her office

Para fazer seu pequeno negócio crescer é preciso tomar algumas decisões importantes, como contratar funcionários assim que as atividades operacionais forem tantas que você simplesmente não consegue mais dar a devida atenção à estratégia, responsável direta pelo sucesso do seu empreendimento. Mas para quem nunca precisou fazer uma contratação, é mais que comum que algumas dúvidas surjam. O que perguntar em uma entrevista, como se comportar, o que avaliar ao contratar um funcionário? Pois foi pensando exatamente nesses questionamentos que resolvemos separar aqui 7 perguntas básicas para você fazer ao contratar seu primeiro funcionário. Pronto para as anotações?

O que você mais valoriza em uma empresa?

Saber o que o candidato espera da sua atuação como empresa, quais são suas expectativas em relação à evolução do negócio e às atividades que desempenhará permite que você trace um perfil dessa pessoa. Aí é só comparar esse diagnóstico prévio com o perfil do profissional de que você precisa e ver se o encaixe é adequado.

Como você se vê profissionalmente daqui a 5 anos?

Saber se o candidato tem planos para o futuro e quais são esses planos dá pistas sobre o tempo que ele pretende passar na sua empresa. Pessoas extremamente ambiciosas, que estão em busca de altos cargos em organizações de grande porte podem, por exemplo, não ser o perfil de profissional de que você precisa no momento, já que seu negócio ainda está começando a crescer e vai levar algum tempo para chegar ao topo.

E sobre o seu último trabalho?

Conhecer a conduta do candidato na última empresa em que trabalhou e os motivos que o levaram a ser demitido ou a querer sair traz importantes insights para que você conheça o perfil comportamental desse profissional. Ele foi demitido por justa causa ou pediu demissão? E por quais motivos? A rescisão foi amigável ou não? Tudo isso pode influenciar seu processo de seleção.

O que você mudaria na sua carreira?

Muitas pessoas iniciam em carreiras completamente diferentes do que almejam por necessidade ou, ainda, por uma oportunidade que logo desaparece. Assim, é importante que você saiba, ao contratar um funcionário, se ele realmente gosta do que faz, se tem afinidade com a atividade que pretende desempenhar. Lembre-se de que um colaborador insatisfeito acaba tendo produtividade bem mais baixa.

O que o motiva a querer trabalhar na minha empresa?

Conhecer os motivos que levaram cada candidato a enviar seu currículo e ir fazer uma entrevista com você dá a dimensão do que eles estão buscando profissionalmente. Se for apenas necessidade de um emprego, talvez não seja o momento de contratar essa pessoa. Já se o candidato demonstra interesse pela sua atividade, conhece o ramo de negócio ou estuda em sua área de atuação, saiba logo que você está no caminho certo para contratar o funcionário ideal.

O que o tira do sério no trabalho?

Como as competências comportamentais são cada vez mais importantes nas empresas, saber o que faz com que seu futuro funcionário saia da linha permite que você preveja situações de risco. Se um candidato não gosta de atender clientes insatisfeitos e terá que fazer isso diariamente, por exemplo, certamente não possui o perfil certo para a sua empresa, não é mesmo?

O que posso esperar de você como funcionário?

Aqui é praticamente um acordo de conduta entre o candidato e você. Esse é o momento da verdade, a hora de saber como ele está disposto a se comprometer com a empresa, cumprindo horários, sendo organizado, atendendo às suas solicitações e crescendo juntamente com o seu empreendimento.

Agora você já sabe o que perguntar para contratar seu primeiro funcionário, mas sabe também como deve se preparar para esse momento? Então conheça nosso Guia do empreendedor e descubra já! E não deixe de voltar aqui para nos contar sobre os resultados do seu processo de seleção, ok? Compartilhe suas experiências conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.