Microempresários, Quais são os ganhos de participar de suas associações regionais ?

microempresáriosVocê já deve ter recebido uma carta no seu endereço comercial te convidando para fazer parte da associação de microempresários da sua cidade ou estado e ficou se perguntando quais seriam os benefícios de participar de tal grupo de empresários, certo?

Já que estas organizações cobram uma taxa anual ou mensal de seus associados, e um custo a mais no orçamento é sempre algo a se pensar, as vantagens que envolvem a parceria devem ser analisadas com bastante cuidado. É preciso ter certeza que os ganhos vindos da parceria façam jus à contribuição à associação.

Pensando nisso, listamos as vantagens que essas associações podem fornecer. Confira:

Representatividade

A principal vantagem é a representatividade perante o poder público que a associação pode te trazer, afinal ela é pautada pelos interesses dos microempresários e os defenderá junto a vereadores, deputados, prefeitos e nas esferas de poder em geral.

O que isso significa? Que a associação ouvirá os membros, detectará suas prioridades e questões e lutará para levar benefícios aos microempresários, garantindo que sejam ouvidos pelo governo e tenham suas solicitações atendidas.

Quando se está em grupo, ao lado de outros nomes, a solicitação se torna mais forte perante o estado, que sofrerá a pressão e fará as modificações solicitadas.

Geração de Negócios

Este é o famoso networking! Fazendo parte de um grupo, você estará em contato com outros empresários da sua cidade, possíveis sócios, clientes e fornecedores. Esse contato é sempre positivo para trocar ideias, compartilhar informações e ter ideias criativas que podem trazer inúmeras vantagens para o seu negócio.

Esse convívio é algo que não pode ser mensurado financeiramente, mas sem dúvidas é o benefício mais importante que se associar poderá te trazer. Fechar um negócio sem intermédio de outros, como uma indicação, por exemplo, é bem mais difícil, por isso use os contatos a seu favor e faça amigos!

Feiras

Essas associações costumam ter parcerias com feiras, o que torna menos burocrático e custoso o ingresso nas mesmas. Estando presente nestes eventos, você garante que consumidores te vejam, conheçam a sua empresa e a considerem na hora de fechar negócios. A presença em feiras do setor é essencial para construir a imagem da sua companhia, se tornando familiar ao grande público.

Convênios

As associações regionais costumam ter convênios com diversas instituições, o que propicia benefícios na área de planos de saúde, educação e outras. Se você está planejando se especializar, é uma grande vantagem, pois diversas universidades e cursos costumam dar descontos para os membros das associações comerciais.

Orientações gratuitas

As associações possuem um grupo de consultores com o objetivo de orientar empresários em diversas áreas, como dicas na condução dos negócios, gestão financeira, recursos humanos e área jurídica, por exemplo. Quanto você pagaria para um consultor? Bem caro, com certeza. Na associação você terá esse custo diluído na contribuição mensal, o que pesará bem menos no seu bolso.

Publicidade

Comunicação é uma das melhores formas de divulgar o seu negócio e as associações possuem normalmente veículos como revistas, sites, programas de TV e rádio e permitem que seus associados participem desses espaços, mostrando o serviço prestado para muitas pessoas.

Viu como é uma ideia aderir à uma associação regional de microempresários? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.