Profissional autônomo: como definir descontos para os seus serviços

Profissional autônomo

Se o profissional autônomo dependesse da vontade dos clientes para definir o preço de vendas de seus serviços, seu negócio estaria com os dias contados. Afinal, o consumidor busca sempre por altíssima qualidade associada a um custo bem mais baixo do que o praticável.

Nem sempre esta relação é simples de ser resolvida. Você precisa agradar os clientes, mas também precisa garantir seu lucro. Saiba que existem alternativas para fazer isso! Confira:

Descontos: é esta a solução?

A criação de uma política de descontos pode ser um bom passo rumo à satisfação do consumidor, que sempre busca uma relação custo-benefício no que adquire, seja um produto ou serviço.  Esta prática transmite a sensação de que ele está tendo vantagens incríveis na concretização daquele negócio e por este motivo tem grande influência no processo de decisão de compra.

No entanto, vale lembrar que o cliente deve ser motivado a contratar determinada empresa por características como a qualidade do que ela propõe entregar, excelência no atendimento e no suporte, organização e profissionalismo, e não exclusivamente por possuir o melhor preço ou o preço que ele quer pagar.

Os riscos por trás dos descontos

A adoção desta prática deve ser muito bem estudada e planejada antes de ser colocada em vigor. Se mal aplicada, ela pode gerar prejuízos e contratempos, tanto de ordem financeira, como o comprometimento da margem de lucro, quanto de posicionamento no mercado, como a desvalorização e o desgaste da imagem da empresa.

Um erro comumente praticado pelo profissional autônomo imediatista é a adoção da “política” que defende “negócios a qualquer custo”. Dessa forma, a empresa não está cativando ou conquistando o cliente, muito pelo contrário, ela está viabilizando a venda através da sua própria desvalorização em relação aos benefícios que entrega.

As oportunidades nos descontos

Apesar dos riscos atrelados a esta estratégia, é necessário enfatizar as inúmeras oportunidades que ela pode gerar. Vamos conhecer algumas modalidades e os pontos positivos ligados a cada uma delas:

Desconto por escala

Oferecer descontos de acordo com a escala é absolutamente vantajoso. Além de estar satisfazendo e agradando o cliente, sua empresa estará firmando compromissos maiores e/ou mais longos, o que é sempre muito positivo para a vida financeira do negócio.

Na aquisição de um plano anual de determinado serviço é natural imaginar que o consumidor X pagará um valor que dividido por 12 seja menor do que o que será desembolsado pelo Y, que fará o plano mensal.

Desconto por forma de pagamento

Sabemos que cada modalidade de pagamento (cartão de débito, crédito ou boleto bancário) tem suas diferenciações em termos de taxas e encargos, bem como em relação ao prazo para recebimento.

Portanto, dar benefícios aos que optarem por àquela mais atraente para o seu capital de giro ou àquela com menor custo operacional é uma ótima pedida. Em uma compra em que o cliente faz o pagamento através de boleto bancário é certo concluir que ele “merece” descontos diferenciados em relação aos demais. Isso porque os custos com esta modalidade são muito mais baixos do que com o cartão de crédito, por exemplo. Além disso, o recebimento dos valores acontece muito mais rapidamente.

Desconto sazonal

Se o seu negócio tem oscilação sazonal nas vendas, oferecer melhores condições de compra nos períodos de baixa comercial pode ajudar a garantir a entrada de receita na empresa. Vale colocar em prática!

Os pontos levantados acima deixam claro que o desconto pode sim ser um grande aliado na geração de negócios para o seu empreendimento. Ao mesmo tempo, vale esclarecer que colocá-lo em prática exige muito estudo e uma profunda análise de viabilidade, tanto financeira quanto mercadológica. Vale a pena o profissional autônomo conhecer e quem sabe aplicar esta prática.

De posse destas informações, qual será o seu próximo passo? Divida conosco deixando-nos um comentário.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.