Princípios da gestão de cobrança recorrente de boletos

boletoStartups de software as a service (SaaS) lidam com o problema diário de aquisição e manutenção de assinantes. Essa métrica é tão importante que os custos e receitas gerados por ela são fundamentais para descobrir se uma empresa está no caminho do sucesso ou não.

Um dos fatores que impacta diretamente o número de clientes é a forma como a startup disponibiliza o pagamento. Apesar de cada vez mais os clientes brasileiros terem acesso a cartão de crédito, o boleto ainda é indispensável. A preferência por boleto se dá, muitas vezes, por falta de confiança no produto, serviço ou empresa. Muitos consumidores não gostam de incluir seus dados de cartão logo no primeiro acesso, optando, assim, por pagamento via boleto.

O problema de aceitar boleto é que ele obriga a uma gestão diferenciada. Isso se deve ao fato de que o boleto pode não ser pago. Ou ser pago. Exigindo uma reserva de estoque.

Saúde do caixa

O grande problema de aceitar pagamento via boleto é a gestão da saúde do caixa da sua empresa. Principalmente para empresas que vendem produtos e que precisam manter um estoque ou negociar com fornecedores.

Caso você tenha muitos clientes pagando por boleto, terá também muito do seu faturamento comprometido pela opção do consumidor, que pode ou não pagar a conta. A dica de gestão aqui é controlar as taxas de inadimplência e atraso. Tentando prever o cenário dos próximos meses. Mesmo que boa parte do seu faturamento esteja em boleto, ainda assim é possível ter o controle necessário para manter a saúde do seu caixa.

Controle de clientes e assinaturas

É fundamental para as empresas ter controle absoluto sobre o número de clientes e assinaturas que estão chegando via boleto. Para isso, o mais importante é encontrar uma ferramenta de gestão de assinaturas. Em geral, essas ferramentas podem ser integradas para garantir que você saiba quem está pagando em dia e que já não é mais cliente.

Com essa informação é importante manter sua base atualizada. Por exemplo, se o seu serviço de assinatura de SaaS é via boleto, talvez você tenha que cancelar algumas assinaturas todos os meses. Sem uma informação precisa acabará cancelando a assinatura de quem está pagando em dia, gerando problemas com clientes.

Apesar de ainda não ser tão comum, o modelo de negócios de compras recorrentes para e-commerces está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Por lidar com produtos físicos e não apenas serviços, a gestão de boletos ganha uma importância maior ainda. Controle de estoque e disponibilidade de entrega são os principais. No momento que você emite e envia o boleto de pagamento, há um tempo para o pagamento e compensação do banco. Durante este período o produto precisa ficar disponível para entrega. Nestes casos, descobrir as taxas de inadimplência e o tempo para recebimento ou confirmação do pagamento é fundamental para manter a empresa com preços competitivos, diminuindo o impacto de boletos gerados e não pagos.

Conhecendo as taxas de inadimplência, lembre-se de diluir as perdas entre os assinantes. Apesar de aumentar o custo da sua mensalidade, é a única forma de manter seu caixa positivo. Fundamental para o sucesso de toda empresa.

Aproveite os comentários abaixo para nos contar sua experiência.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.