Por que você deve estudar seu mercado antes de abrir uma empresa?

Por que você deve estudar seu mercado antes de abrir uma empresa

Imagine o seguinte: você tem uma ideia genial e está cheio de vontade de tirá-la do papel o mais rapidamente possível. Estruturou todo o negócio, correu atrás da burocracia necessária para abrir sua empresa e, finalmente, começou a atuar na área dos seus sonhos. Mas a concorrência foi cruel, seu empreendimento não resistiu e o fracasso chegou cedo demais. Sabia que esse resultado pode ser decorrente da falta de um estudo mais detalhado a respeito do mercado em que você pretende se inserir? Mesmo assim, por incrível que pareça, ainda são muitos os empreendedores que não dedicam a devida atenção a essa etapa, acabando por falharem ao tentar consolidar seu negócio. É por meio desse estudo que se pode obter informações cruciais, especialmente relacionadas a seus futuros clientes e à concorrência. Quer saber como seguir com essa análise? Então continue lendo nosso post de hoje:

Pense como cliente

Antes de entrar de cabeça no mundo dos negócios, uma ótima dica é visitar estabelecimentos que já ofereçam o que você pretende fazer, ou seja, seus futuros concorrentes. Mantenha um olhar crítico em todas as fases desse processo e tente visualizar tanto as facilidades como as dificuldades pelas quais um cliente passa ao se relacionar com uma determinada marca. Foi fácil achar a empresa? O produto ou serviço possui qualidade? Existe alguma ação de pós-venda? Identifique onde o mercado atual vem errando para conseguir mais tarde ser o diferencial e minimizar suas chances de falhas.

Valide sua ideia

Uma ótima forma de conhecer a aceitação do público perante seu produto ou serviço é validar sua ideia com outras pessoas. Se você está no ramo de alimentação, por exemplo, festas em família ou reuniões entre amigos são excelentes oportunidades para demonstrar o poder do seu produto e receber um feedback honesto sobre como está a qualidade da comida. Se atua no ramo de serviços, procure, a princípio, oferecer seu trabalho com um desconto irrecusável para outras pessoas, ficando atento às críticas positivas e negativas para sedimentar seu negócio.

Trabalhe na área

Se você já trabalhou em determinado ramo e agora quer sair de empregado para se tornar empregador, vai ver como essa bagagem de experiência é excelente para testar as possibilidades de acerto do seu negócio. Nesse caso, você já conhece todos os trâmites relacionados ao produto ou serviço, conhece e possui os contatos dos melhores fornecedores e tem pelo menos uma ideia de quem são os possíveis clientes. Resumindo: você tem em suas mãos o caminho do sucesso para percorrer.

Pesquise o mercado

Se seu capital permite contratar o serviço de uma empresa de pesquisa de mercado, não pense duas vezes! Com isso você não terá em mãos apenas um amontoado de números, mas uma combinação de informações valiosas para definir suas estratégias dali para frente. Pesquisas do tipo quantitativas vão indicar quem será seu público-alvo, enquanto as qualitativas oferecem vantagens na hora de vender seu produto ou serviço a essas pessoas.

Abrir uma empresa é um desafio que requer muita persistência, assim como preparação e esforço. Lembrando que como o acesso a um CNPJ está mais facilitado atualmente, a todo instante é um novo concorrente que surge. Com isso em mente, fato é que quem não se prepara adequadamente, estudando o mercado antes de mergulhar nos negócios, será engolido pelo empresário que fez direitinho sua lição de casa e hoje está ganhando a satisfação tanto dos dele como dos seus clientes!

Ficou ainda alguma dúvida ou quer acrescentar alguma ideia ao assunto discutido aqui? Sinta-se à vontade para deixar seu comentário e participar da conversa!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.