Por que todo empreendedor deve se envolver com as finanças da empresa

Discussing chart

Empreendedores normalmente prestam bastante atenção na parte contábil do negócio, até porque essa não só é uma obrigação legal, como os números demonstram resultados efetivos. Entretanto, a verdade é que é muito mais crítico — e benéfico — para o crescimento da organização que o empreendedor conheça a fundo seus métodos de gestão e de controle financeiro. E o porquê você vai descobrir agora mesmo! Então confira nosso post de hoje e entenda melhor a relação entre os empreendedores e as finanças corporativas:

No fim das contas, o que é a gestão financeira?

Para entender melhor esse conceito, vamos a uma analogia simples: pense na contabilidade da organização como se fosse a lataria de um carro, aquela parte do veículo que pode ser projetada para manter uma aparência elegante e poderosa. Mas, na prática, o corpo do carro não vai a lugar algum sem um motor, não é verdade?

Pois um bom sistema de gestão financeira é o motor que impulsiona a empresa a alcançar desempenho máximo, o que será demonstrado nos resultados contábeis. A gestão financeira é, portanto, o processo que o gestor usa para entender a real situação da empresa, colocando os números para trabalhar e tornar seu negócio cada vez mais bem-sucedido.

O que um bom controle financeiro proporciona?

Uma gestão financeira eficaz possibilita que o gestor visualize um quadro mais amplo da empresa, observando se os objetivos traçados realmente estão sendo cumpridos. Isso permite que ele cumpra uma gestão proativa, em vez de simplesmente reativa. O planejamento e o controle ainda evitam que se invista muito dinheiro em ativos fixos, proporcionando a definição de metas de vendas realistas, melhorando a margem de lucro bruto, executando-se um melhor plano tributário e operando seu negócio de maneira mais eficiente.

Isso tudo sem mencionar que com um bom controle financeiro você poderá fornecer as informações de planejamento para seus investidores com muito mais precisão, sabendo se precisa de empréstimos bancários ou se terá o montante necessário com a devida antecedência, para dar cabo de suas obrigações periódicas. E o melhor de tudo: além das despesas do negócio, que é com o que os empreendedores comumente se preocupam mais, também será possível entender como as receitas chegam à empresa.

Por que contar com um software de gestão?

Como o tempo do gestor é curto — e caro! —, o mais indicado é usar um software de gestão financeira. Dessa forma, se por acaso houver erros, eles serão mais facilmente identificados e, consequentemente, resolvidos. Além disso, um bom pacote de gestão financeira automaticamente cria demonstrações mensais, a fim de permitir que o empreendedor gerencie seu negócio de forma proativa. Vale lembrar que demonstrações financeiras básicas devem incluir pelo menos uma demonstração de resultados, um balanço e um relatório do fluxo de caixa.

Mas se você conta com um sistema de gestão de clientes e cobranças, tudo fica mais fácil, já que com essa ferramenta você terá acesso a uma excelente gestão de suas receitas, podendo criar, agendar e enviar suas cobranças e seus boletos por e-mail, SMS ou até Correios, tendo um sistema de gestão de clientes e requisições eficiente e fácil de trabalhar. Aí dá tempo de se inteirar de tudo praticamente em um piscar de olhos!

Nesse contexto, se você é um empreendedor disciplinado e bem organizado, que toma todas as providências para controlar não só seus gastos, mas também as entradas de capital, o caminho de sucesso de sua empresa estará muito mais garantido. Então o que ainda está esperando?

Agora comente aqui e nos conte como andam as finanças da sua empresa! Como você tem cuidado de seus recebimentos? Já conta com um bom software de gestão para ajudar nessa empreitada? Compartilhe suas experiências conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.