Por que o software como serviço se tornou tão necessário para as empresas?

business-people-shaking-hands300A computação em nuvem é a essência do SaaS. Basicamente, Software as a Service ou software como serviço, são empresas que oferecem serviços online que antes só eram possíveis através de programas específicos instalados em um computador. No SaaS o cliente não compra o software, mas na realidade paga pelo serviço que ele oferece.

As empresas que oferecem tais serviços estão optando pela distribuição de seus programas via computação em nuvem por diversos motivos. Entre eles, podemos citar o corte de muitos gastos com a distribuição dos programas, como CDs e DVDs para gravá-los. Além disso, a chegada do produto ao mercado pode demorar até três vezes menos. Abaixo, listamos uma série de vantagens da utilização do software como serviço para você entender porque ele está se tornando essencial para as empresas.

As 5 vantagens da utilização do software como serviço:

1.      Menor custo

O custo de uso de um software como serviço é geralmente menor do que a compra de um programa. Com a compra do software tradicional, além do custo inicial da aquisição, as empresas tem que arcar com as despesas do hardware e infraestrutura necessária para executar o programa, que muitas vezes deve ser atualizado para rodar um novo aplicativo. Além disso, a empresa deve empregar uma equipe para gerenciar e manter o software, hardware e infraestrutura. Com o SaaS, o cliente paga uma taxa de assinatura que abrange não só as três partes, mas também os custos de pessoal envolvidos na manutenção.

2.      Atualizações mais fáceis

Uma das partes mais caras e consumidoras de tempo de um software tradicional é a constante atualização necessária. Com o SaaS, o custo de atualização é deslocado para as empresas desenvolvedoras do software. O programa fica sempre atualizado sem o esforço por parte do cliente.

3.      Problemas resolvidos mais rapidamente

Com o SaaS, o hardware e infraestrutura sobre a qual o software é executado são padronizados e está sob o controle do desenvolvedor. Isso simplifica o rastreamento de bugs e problemas. Uma vez que as empresas estão dando assistência a muitos clientes, elas podem investir em especialistas de uma ampla variedade de áreas. Isso favorece o conhecimento técnico mais profundo para rastrear problemas e melhorar o sistema.

4.      Cria uma comunidade de interesses em comum

Comprar um software tradicional é uma ação bastante individual do cliente. Contudo, quando ele adquire um software como serviço ele se torna membro de uma comunidade que possui o programa. O SaaS muda a relação entre os vendedores de software e os clientes. Há uma convergência de interesses entre os clientes e os vendedores que é muito mais íntima do que na aquisição de um software tradicional.

5.      Maior segurança

Os desenvolvedores de SaaS sabem que segurança é uma prioridade para os softwares que oferecem. Em um software tradicional, as empresas normalmente não têm uma equipe focada nos programas específicos utilizados pela companhia. O software como serviço oferece mais segurança, pois está hospedado em um servidor central.

Dúvidas e preocupações comuns sobre o SaaS

Os problemas básicos que tem impedido uma popularização maior dos softwares como serviços são, em especial, a falta de entendimento das companhias sobre o que o modelo SaaS realmente é. A falta de confiança na computação em nuvem e as dúvidas em relação à segurança das informações corporativas são outras preocupações das empresas.

A segurança dessas informações que ficam em “nuvem” provavelmente é o que mais preocupa os clientes. Basicamente é o cliente preocupado que o desenvolvedor terá acesso a informações confidenciais. O cliente, no entanto, pode se proteger fazendo um pequeno contrato de forma adequada para estes assuntos.

Por que o Software como Serviço tem se popularizado entre os desenvolvedores?

Para as empresas que desenvolvem softwares não há dúvidas das inúmeras vantagens do modelo SaaS. O Software como serviço aumenta a eficiência e produtividade do desenvolvedor. Além disso, melhora o atendimento ao cliente, facilita atualizações e elimina incompatibilidade entre versões de programas. Com o SaaS, os desenvolvedores podem suportar muitos clientes com uma única versão do produto. Isso permite com que as empresas cresçam mais rápido sem uma infraestrutura complexa ou adição de uma grande equipe.

No entanto, antes de a empresa partir para o SaaS, é necessário que ela adeque o seu servidor para receber um fluxo grande de conexões, assim como melhorar sua segurança para evitar invasões.

Dúvidas e sugestões? Comente!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.