Por que é vantajoso ter um produto Saas?

saasPara quem está pensando em empreender no mercado de TI, é preciso levar em conta o modelo de distribuição conhecido por Software As A Service (SaaS). Com o aprimoramento das tecnologias em nuvem, ficou muito mais simples oferecer um produto de qualidade por um preço bastante razoável.

Vamos entender as vantagens desse modelo para quem planeja montar um negócio próprio ou criar um novo produto no portfólio da empresa.

Você fornece otimização de recursos

Essa é uma das maiores vantagens do modelo de SaaS. Os softwares de prateleira precisam ser instalados nos servidores e terminais do cliente. Isso significa que, além de comprar o software, o cliente precisa de infraestrutura de TI. Se o programa precisar ser utilizado por dezenas de funcionários ao mesmo tempo, essa estrutura deverá ser ainda maior e isso pode inviabilizar o investimento no seu produto.

Usando o modelo de SaaS, o cliente não precisa se preocupar em adquirir equipamentos, construir salas especiais ou contratar profissionais para cuidar da parte técnica dos servidores. Com uma boa banda de internet ele pode usufruir dos recursos disponibilizados em servidores na nuvem, evitando o desperdício de dinheiro com uma área que, muitas vezes, não faz parte do core business dele.

São ferramentas procuradas pelas pequenas empresas

Até algum tempo atrás, as pequenas e médias empresas não conseguiam ter acesso a certos tipos de software pois eles requeriam um investimento alto em TI. Atualmente, distribuindo um produto SaaS, você conseguirá atingir uma fatia maior do mercado.

Configure planos no seu produto SaaS para atender esses mercados carentes. Tenha também uma opção de assinatura bastante completa, para não perder os clientes grandes. Com o tempo, os usuários dos planos básicos poderão migrar para planos mais caros na medida em que sua solução de software por assinatura se mostrar essencial para a rotina da empresa.

Gere escalabilidade para o negócio

Uma das características mais importantes que os investidores costumam avaliar em uma startup ou pequena empresa é a escalabilidade. Isso é o que torna uma empresa lucrativa. Afinal, do ponto de vista do investidor, não adianta muito oferecer um ótimo produto e ter capacidade para atender somente 10 clientes. Para gerar mais lucro, é preciso ter mais clientes e um produto SaaS permite esse crescimento.

Por ser baseado na computação em nuvem, os produtos de SaaS possuem grande escalabilidade. Depois de atingir uma versão estável do software, basta contratar mais banda e espaço nos servidores. Em apenas alguns minutos, você será capaz de atender mais uma boa quantidade de clientes, ampliando a capacidade da sua empresa gerar lucro.

 Seu suporte centralizado

Imagine ter que visitar 5 clientes no mesmo dia para resolver problemas técnicos relacionados à instalação e configuração do seu software? Com o tempo, esse tipo de suporte se torna cansativo e bastante oneroso para a empresa. Muitas vezes, os clientes percebem deficiências nesse atendimento e isso pode comprometer a imagem da sua marca ou produto.

Com um produto SaaS, você poderá centralizar o suporte aos clientes, já que o produto está instalado em servidores na nuvem. Além de conferir mais agilidade ao atendimento, essa é uma boa redução de custos para o empreendedor. Desse modo, é possível manter bons analistas de suporte longe do trânsito.

Essas vantagens podem lhe conferir um diferencial de mercado. Navegue pelo nosso blog e saiba mais sobre as características de um produto SaaS. Até a próxima.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.