Por que é importante para sua startup ter Presença Online?

 

Para se destacar e fazer negócios nos dias atuais as empresas, independente do ramo a que pertencem, precisam ter presença online. Mas, o que vem a ser isso?

Quando cria um perfil em uma rede social ou começa a postar em um blog, você se junta a milhões de pessoas que estão presentes nesse universo virtual que é a Internet. Todo conteúdo que você compartilha fica instantaneamente disponível para qualquer pessoa que acesse a rede em qualquer lugar do planeta. A Internet, redes sociais e as plataformas mobile se tornaram a principal ferramenta de comunicação e intercâmbio de ideias.

Quer aproveitar as inúmeras oportunidades que esse universo proporciona? Saiba por que você deve ter Presença Online!

Por que é importante para sua startup ter presença online?

Se para todas as empresas a presença online tem sua importância, para uma startup isso é fundamental. Afinal, o conceito de startup está muito relacionado à inovação, pesquisa, cooperação. Conheça os principais benefícios da presença online para uma startup:

Gera engajamento com a marca

Uma característica das redes sociais é que seus participantes gostam de dar sua opinião e de serem ouvidos. As novas gerações têm o costume de compartilharem seus hábitos de consumo e quando satisfeitas, têm o prazer de divulgar suas marcas preferidas. Esse mesmo público está disposto a fazer sugestões e está mais aberto à cooperação.

Ter o seu cliente defendendo sua marca é o sonho de qualquer empresário. Para isso, é preciso, além de oferecer um serviço ou produto de qualidade, estreitar o relacionamento com seu público, compartilhando conteúdo relevante, respondendo tempestivamente as suas demandas e aproveitando todas as oportunidades de interação. Sua empresa pode otimizar essa interação criando formulários, campos de cadastro e sugestões.

Permite uma comunicação mais direcionada

Já se sabe que quase todo mundo está na Internet e que esse é o local onde todos se encontram e interagem. Porém, as pessoas têm interesses diversificados e não é possível atender a todos os públicos. É aí que reside outra grande vantagem do mundo virtual: é possível segmentar sua audiência, direcionar a sua comunicação para aquele público para o qual ela é relevante.

Existem redes sociais voltadas para pessoas com interesses específicos. Você precisa estar presente naquelas em que está reunido o seu público.  Suponhamos que sua empresa está criando uma plataforma que permita a autopublicação, por exemplo. Onde ela vai encontrar seu público? Em uma rede social ou comunidade do Facebook voltada para escritores, é claro. E pode acreditar: elas existem e vêm o número de seus membros crescerem diariamente.

Favorece um relacionamento mais efetivo com o cliente

No ambiente virtual, os contatos são mais dinâmicos e a interação mais rápida. É a condição perfeita para estar presente na vida do cliente e para ser reconhecido por ele. Esteja pronto para atender às demandas por informação e procure humanizar esse relacionamento. De que forma? Evite, ao máximo, as padronizações; comunique-se de modo pessoal, de acordo com o perfil do cliente.

No meio digital é possível também colher informações, ter acesso a dados de pesquisas, enfim, quase todo tipo de informação que seja relevante para seu negócio. Ao mesmo tempo, sua empresa pode se beneficiar de estratégias de marketing simples, eficazes e muito mais em conta.

No entanto, a construção da presença online de sua startup deve estar apoiada em uma estratégia bem elaborada e integrada, e não apenas em ações isoladas em cada rede social ou plataforma. e o mais importante: todas as ações devem levar em conta a sua identidade e permitirem criar a credibilidade tão essencial no ambiente virtual.

Como constrói a presença online de sua startup? Já está presente nas redes sociais? Quais cuidados tem ao criar conteúdo para seu blog? Comente abaixo, compartilhe sua experiência!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.