Plataforma de pagamentos para automação financeira da empresa

por Gestão de pagamento

Publicado em 24 de agosto, 2022 | Atualizado em 29 de fevereiro, 2024

Ter uma boa plataforma de pagamentos é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Tendo este recurso, você poderá automatizar os processos financeiros da sua empresa, facilitando a gestão do seu negócio.

O processo de entrega das atividades financeiras será otimizado. Será possível gerar cobranças, emitir notas fiscais e pagar suas contas de forma mais rápida e eficaz, em um único lugar.

Neste conteúdo, vamos mostrar as principais vantagens de uma plataforma de pagamento e qual a melhor para sua empresa. Continue lendo!

Como fazer a gestão de pagamentos de uma empresa?

Por desenvolver um papel importante em uma empresa, a gestão de pagamentos deve ser feita com cuidado e segurança. É preciso muita atenção para organizar os contratos, e garantir a estabilidade da saúde financeira do seu caixa.

A forma mais fácil para fazer isso é utilizando uma plataforma de pagamentos automatizada. Assim, você não precisará se preocupar em acompanhar seus pagamentos manualmente, diminuindo a inadimplência dos clientes.

Como escolher a melhor plataforma de pagamentos online?

Escolher uma plataforma de pagamento eficaz e segura para sua empresa pode ser uma tarefa difícil. Existem diversos recursos que podem ser utilizados por meio da ferramenta, agregando mais valor e inovação ao seu negócio.

Por isso, você deve procurar por plataformas que:

  1. Ofereçam diferentes formas de cobrança;
  2. Flexibilizem o pagamento;
  3. Possuam split de pagamento;
  4. Oferecem pagamento no cartão sem maquininha;
  5. Realizem a antecipação de recebíveis;
  6. Ofereçam a régua de cobrança;
  7. Tenham consulta e negativação Serasa;
  8. Permitam a integração com API de pagamentos;
  9. Ofereçam checkout transparente e White label;
  10. Tenham uma conta digital completa.

Faça a automação de serviços financeiros com o Asaas

O Asaas é uma conta digital completa para empresas. Além de garantir a segurança das suas finanças, você poderá usufruir de todas as ferramentas listadas anteriormente. Abaixo, confira todas as vantagens que só o Asaas pode oferecer!

Asaas Payments

O Asaas Payment é um serviço que as empresas utilizam para facilitar o controle de pagamentos. Por meio dele, é possível fazer o acompanhamento dos pagamentos de forma mais fácil, melhorando a tomada de decisões do negócio.

Neste caso, um único sistema integra recursos que possibilitam à empresa utilizar várias ferramentas financeiras, como:

Captura de pagamentos

Para conseguir aumentar a taxa de vendas, é importante que sua empresa seja flexível, oferecendo uma variedade de meios de pagamento. Por meio do Asaas Payment, você consegue receber de um jeito fácil, rápido e seguro.

Boleto, Pix e cartão

Os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores são: boleto, Pix e cartão. Isso faz com seja fundamental oferecê-los em sua empresa, para ampliar o alcance de clientes, aumentar as taxas de conversão e permanecer competitivo no mercado. 

Com o Asaas Payment, você poderá oferecer essas opções de recebimento em suas vendas presenciais e onlines, com rapidez e segurança.

Link de pagamento

O link de pagamento é um recurso utilizado principalmente em vendas online. Neste caso, você gera uma URL com todas as informações de pagamento e encaminha para seus clientes. 

Você pode compartilhá-la por mensagens de texto online por diversos meios, como:

  • redes sociais;
  • sites de marketplaces;
  • WhatsApp;
  • SMS.
Cobrar Agora

O Cobrar Agora é uma ferramenta que facilita seu processo de cobrança. A solução está disponível no app do Asaas (Android e iOS), permitindo que você cobre no Pix e no crédito utilizando apenas o celular, sem ter a maquininha de cartão.

Você pode utilizá-lo em vendas presenciais, utilizando a leitura do QR code ou preenchimento de dados de cartão.

Á vista, parcelado e recorrente

Além de oferecer diversos meios de pagamento, é importante que você seja flexível para receber de seus clientes. Por isso, permitir vendas à vista, parceladas e, até mesmo, recorrentes pode ser importante para suas estratégias de vendas.

Neste caso, a vantagem do Asaas é que todo processo ocorre de forma automática, sem a necessidade de acompanhamento manual da cobrança.

Checkout transparente

Checkout transparente, é uma funcionalidade para lojas virtuais. Nesse caso, toda a finalização do processo de pagamento é realizada em uma única página, sem precisar redirecionar o cliente.

Além de gerar mais confiança em finalizar a venda online, o checkout também torna a compra mais rápida e satisfatória ao consumidor.

Pre-auth

A pré-autorização (Pre-Auth) é uma funcionalidade que permite ao cliente reservar um valor no cartão de crédito do pagador por um determinado período.

Ou seja, em vez de efetuar o débito imediato, é realizada uma verificação no saldo disponível no cartão. Assim, se houver saldo suficiente, o valor é reservado e é retirado do limite do cartão.

Split de pagamentos

A função do split de pagamento é dividir os valores de venda entre diferentes contas. Basicamente, se você precisa distribuir os valores de uma venda entre seus colaboradores ou, ainda, se um cliente quer dividir uma fatura, você utiliza essa ferramenta. 

Vale ressaltar que essa solução opera internamente na sua empresa, tendo o foco em agilizar e tornar mais eficiente a organização de suas operações.

Modelo de comissão Overprice

O modelo de comissão “Overprice” é uma estratégia de indicação de clientes que buscam serviços de emissão de boletos ou cobranças por meio do Asaas. Neste caso, é feito um contrato que estabelece as regras para receber e resgatar essas comissões.

É importante observar que, em caso de estorno, a comissão correspondente também pode ser estornada.

Criação de subcontas

Com o Asaas, você também pode criar uma estrutura com subcontas e, assim, facilitar as transferências para seus parceiros de negócio. Assim, sua empresa pode ter maior controle, organização e escalabilidade para suas operações financeiras.

Por meio do recurso do Asaas, essas subcontas poderão se beneficiar do Split de Pagamento e, até mesmo, do White Label.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis pode ser muito vantajosa para o seu negócio. Ela pode ser utilizada para cobrir algum prejuízo inesperado ou, ainda, propor investimentos na empresa

Isso pode trazer novas oportunidades de crescimento e expansão, fazendo com que sua empresa mantenha a saúde financeira estável.

Emissão automática de NFS-e

O Asaas oferece a emissão de diversos tipos de Notas Fiscais eletrônicas diretamente pela plataforma, permitindo a automatização do fluxo de emissão. Dessa forma, seu processo de emissão de notas se torna muito mais dinâmico e fácil.

O Asaas é seguro

O Asaas é uma conta digital completa e segura. Além de uma série de restrições internas, a empresa é regulada pelo Banco Central (Bacen), que define uma série de normas para atuação da fintech. 

Sendo assim, para garantir a segurança, o Asaas conta com:

Tokenização e validador anti-fraude

O token é uma ferramenta de segurança e sistema antifraude, adotada por grande parte das instituições financeiras. Essa função garante que somente o usuário cadastrado entre na plataforma. 

Assim, ninguém poderá acessar suas informações sem a validação por meio do celular cadastrado no sistema, disponível no aplicativo do Asaas.

Além disso, no Asaas você conta com PCI-DSS.

Régua de cobrança automática multicanal

Contar com uma régua de cobrança automática pode ser fundamental para conseguir cobrar seus clientes com eficiência. No Asaas, esse recurso é utilizado em diversos sistemas de notificações, como: SMS, mensagem de voz, correio, e-mail e WhatsApp.

Consulta e negativação Serasa

As funções de consulta de crédito e negativação Serasa são integradas na plataforma da conta digital Asaas. Por meio da consulta, é possível identificar clientes seguros para oferecer pagamentos a prazo e, ainda, realizar a negativação, caso necessário.

Asaas Banking

O Asaas Banking oferece serviços financeiros bancários às empresas. Isso independentemente do seu ramo de atuação e sem que precise da intermediação de um banco tradicional. Por meio deste recurso, você pode utilizar:

Conta digital completa

O Asaas é uma conta digital que oferece ferramentas essenciais para a organização e automação da rotina empresarial. Ele é responsável pela otimização de diversos processos, como pagamentos, emissão de nota fiscal ou cobranças.

Um dos principais objetivos do Asaas é conseguir tornar a rotina financeira menos burocrática e mais eficiente.

Onbording e KYC

“Onboarding” e “Know Your Client (KYC)” são termos relacionados a processos de integração e verificação de clientes em uma organização. 

No Asaas, o primeiro serve para a integração de clientes na plataforma, mostrando as orientações de uso. Já o segundo é relacionado à confirmação de identidade e análise de antecedentes, para garantir a segurança de todos os dados da empresa. 

Saques e transferências

Com o Asaas Banking, você pode realizar saques e transferências de forma rápida e segura com apenas alguns cliques. Dessa forma, você terá uma melhor experiência na gestão financeira empresarial, tornando-a muito mais eficiente

Múltiplas formas de cash-in

O termo “cash-in”, em sua tradução, é usado para descrever o processo de receber dinheiro, especialmente em transações financeiras eletrônicas. Com o Asaas, você pode garantir o recebimento de diversas formas, como: Pix, boleto e cartão.

Recarga de celular

Com a sua conta digital Asaas ativada e tendo saldo suficiente, você consegue fazer a recarga de seu celular, de forma simples e rápida. Assim, você evitará ficar incomunicável, podendo dar encaminhamentos aos seus planos a qualquer momento.

Suporte 24h

Um dos pilares do Asaas é o interesse genuíno pelo cliente. Por isso, a empresa dispõe de um suporte 24h por dia, que busca garantir apoio e a resolução dos problemas do seu negócio

API de pagamentos

Uma API de Pagamento é um recurso que integra um sistema dentro de outro, para obter mais funcionalidades. Ou seja, ela permite que seu site possa integrar diversas ferramentas de pagamento corporativo, tornando seu sistema mais prático e seguro. 

Por meio da API, você pode utilizar recursos como:

Banking as a Service

Banking as a Service possibilita que qualquer empresa forneça serviços financeiros. Isso significa que sua empresa não precisa ter ligação com uma instituição bancária para poder usufruir de produtos e serviços financeiros, evitando taxas e juros abusivos.

Solução White label

O white label de pagamentos permite que uma empresa ofereça serviços financeiros usando a infraestrutura de outra empresa especializada.

Isso significa que seu cliente abrirá uma página de pagamentos, onde apenas sua marca aparecerá. Ou seja, ele não terá nenhum contato com o Asaas, que foi o responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Além disso, a API do Asaas oferece recursos como: one click buy, plugins, gateway de pagamentos, entre outros. Conheça os recursos da API de pagamentos Asaas.

ERP Base by Asaas

O Base by Asaas é um ERP online para empresas, que possibilita que o gestor acesse os dados de que precisa no dia a dia. Por meio desta função, sua empresa poderá ter diversos benefícios, como:

Automação contas a pagar e a receber

No Asaas, você terá todas as transações financeiras registradas em sistemas automáticos. Dessa forma, por meio da automação, todas faturas cadastradas serão pagas dentro da data de vencimento, assim como o envio das mensagens de cobrança.

Controle de estoque e fluxo de caixa

Por meio de um sistema integrado de gestão (ERP), é possível tornar várias tarefas automáticas. Inserindo os valores das entradas e das saídas nos campos adequados, o próprio software faz os cálculos dos valores devidos.

Assim, o ERP do Asaas consegue fazer todo controle do fluxo de caixa e do seu estoque, colaborando com a gestão eficiente da sua empresa.

Proposta comercial

Uma proposta comercial é um documento fundamental para a consolidação de um negócio. Nesse documento, é possível apresentar todos os serviços ou produtos, além dos valores cobrados por cada um, que pode ser otimizado por meio do ERP.

Pedido de venda e compra

O pedido de venda é um documento que permite que, tanto a empresa quanto o cliente, tenham acesso às informações sobre a venda ou compra. A intenção é formalizar quais foram os produtos e serviços utilizados.

Cadastro de clientes e fornecedores

O cadastro de clientes permite que sua empresa conheça mais detalhadamente seu público-alvo, podendo criar ações para melhorar seu relacionamento com ele. Organizar as informações de clientes e fornecedores ajuda na automatização de algumas tarefas. 

Emissão de nota fiscal de venda, serviço e entrada

Uma função essencial para qualquer negócio é a emissão de nota fiscal. Com a automação da nota fiscal eletrônica, é possível cumprir as obrigações fiscais com rapidez e praticidade, evitando o trabalho manual e erros humanos.

Sistema de frente de caixa (PDV)

O sistema de frente de caixa ou Ponto de Venda (PDV), é um programa onde são finalizadas as vendas de um estabelecimento comercial. Neste caso, o próprio caixa é considerado um PDV. 

Além de tudo, com o Base by Asaas você tem a possibilidade de Integração com sistemas contábeis.Por isso, se você busca otimizar o tempo da sua equipe, agregando mais inovação e tecnologia em sua empresa, abra sua conta digital Asaas agora mesmo!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

2 Comentários

  1. Lucimara Dziurda Kozaki

    Boa noite .
    Comprei um curso e não recebi.
    No meu cartão de crédito aparace Asaas *sistema net
    Por acaso o dono desse curso tem hospedagem no site de vcs.

    Por Favor aguardo um retorno

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Lucimara

      O Asaas é um sistema online usado por empresas ou pessoas físicas que vendem produtos ou prestam serviços e desejam cobrar seus clientes. Para informações sobre o cobrança, você deverá entrar em contato diretamente com a empresa vendedora, pois o Asaas é apenas o sistema utilizado para intermediar os pagamentos. Qualquer dúvida, estamos disponíveis para te ajudar por meio do e-mail contato@asaas.com.br.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.