Planejamento de marketing para Saas: 7 dicas para um marketing eficiente

planejamento-de-marketing-para-saas-7-dicas-para-um-marketing-eficiente.jpeg

 

Mesmo com tantos burburinhos em relação à crise econômica, muitas empresas de SaaS ainda conseguem manter o ritmo de crescimento. Mas, para isso, elas vêm investindo pesado em seu planejamento de marketing.

Como sabemos que não é nada fácil conseguir criar uma estratégia de marketing eficiente sozinho, preparamos algumas dicas poderosas para ajudá-lo em seu planejamento. É essencial planejar suas estratégias para obter bons resultados.

Conheça, no artigo de hoje, a importância de um planejamento e veja 7 ótimas dicas para um bom marketing. Acompanhe!

A importância de um bom planejamento de marketing para SaaS

Quem trabalha com SaaS entende que está atuando em um mercado relativamente complicado, embora seja um negócio bastante promissor.

Apesar de as SaaS buscarem sempre inovar e utilizar tecnologias de ponta, o seu público ainda tem certos receios em relação à segurança e muitas vezes desconhece as soluções que o modelo de gestão SaaS trazem para o seu negócio. Por isso, mais do que nunca, precisa ser feito um trabalho de marketing inteligente para atrair mais clientes e convencê-los do valor do seu serviço.

Assim, faz-se mais do que necessário um planejamento de marketing bem elaborado para explicar a praticidade que o sistema pode oferecer. Além disso, é claro, apresentar outras vantagens, como o custo-benefício, já que o cliente não necessita montar uma grande estrutura e manter funcionários na empresa para executar a gestão do software, como é feito caso se faça a opção pela aquisição da licença.

Para auxiliá-lo nesse quesito, elaboramos algumas dicas das principais estratégias para que você possa desenvolver um planejamento de marketing eficiente para Saas. Confira!

As 7 melhores dicas para um marketing eficiente

1) Inclua AdWords + landing page em seu planejamento de marketing

Uma das estratégias básicas do marketing digital é o combo formado entre anúncios no Google Adwords e uma boa landing page de conversão.

Essa estratégia funciona como uma espécie de conversor rápido para produtos. O consumidor busca no Google uma solução direta para o seu problema, digitando as palavras-chave que levarão ao seu produto, pronto para ser convertido.

Além de ser uma das mais eficientes, essa estratégia tem um excelente custo — palavras-chave de long tail (ou seja, bem específicas) costumam ter menos procura, menos cliques — e rendem bem, já que a conversão é muito maior, pois o consumidor já chega procurando pelo conteúdo específico.

Inclusive, também é interessante investir nesse tipo de palavra-chave quando estiver trabalhando em seu planejamento de marketing.

2) Crie e-books para transformar seus visitantes em leads

Uma das melhores estratégias utilizadas pelo marketing digital é oferecer e-books e conteúdos informativos para os consumidores em troca de um e-mail para contato via newsletter.

A ideia é boa, já que o e-mail marketing é uma das técnicas que geram maior conversão dentro do marketing digital.

Essa estratégia pode ser bastante utilizada pelas empresas de SaaS, devido ao fato de que softwares costumam exigir manuais ou dicas para serem mais bem utilizados — e, portanto, quem tiver interesse em um software também poderá se interessar por conteúdos desse tipo.

3) Faça um bom processo de nutrição de leads com base no seu software

Ainda falando em produção de conteúdo no seu planejamento de marketing para SaaS, existe um conceito chamado “nutrição de lead”.

Esse conceito fala sobre a necessidade de despertar no consumidor a consciência de que ele tem algum problema ou necessidade específica, e que o seu produto ou serviço é a melhor solução para essa carência.

Isso é feito por meio da oferta de conteúdo planejado cuidadosamente. Um software é uma mina de ouro de conteúdo, já que existem milhões de possibilidades de tutoriais, artigos, vídeos, dicas e outros tipos, para explicar como um software funciona, como ele pode ser útil, quais suas funções, entre outros detalhes.

4) Invista em todas as partes da estrutura do seu funil de vendas

O processo de nutrição de leads é uma parte importante de um funil de vendas, mas não é a única existente.

Para promover melhor seu produto para o público-alvo, invista bastante na estruturação de um funil de qualidade para o seu negócio.

Um funil de vendas é dividido em três estágios:

  • Topo do funil: atração
  • Meio do funil: consideração
  • Fundo do funil: conclusão

O estágio da nutrição de leads está no meio do funil. A conversão do visitante para lead é a conversão do consumidor do topo do funil para o meio dele.

Porém, cada estágio desse funil merece ser trabalhado com bastante cuidado. No topo, por exemplo, seu objetivo é o de atrair os consumidores, com conteúdo interessante e relevante para ele. No fundo do funil, você irá criar uma oportunidade de venda e contatar os possíveis clientes.

5) Realize encontros com potenciais clientes interessados em seu produto

Uma das melhores maneiras de criar oportunidades de venda do seu produto para possíveis clientes é marcar encontros com eles em algum lugar.

Convide-os para conhecer a sede da sua empresa, por exemplo, e testar em primeira mão o seu software. Mostre esse software em funcionamento, tire dúvidas, explique conceitos e interaja melhor com os potenciais clientes.

Mesmo que eles saiam de lá sem ainda terem concretizado a compra, você terá feito um bom trabalho de branding, firmado networking e ainda poderá ter conhecido potenciais parceiros de negócios.

6) Ofereça free trials dos seus softwares para seus leads mais qualificados

Muitas empresas ficam ressabiadas em oferecer free trials dos seus serviços para o mercado com receio de que suas medidas de proteção sejam burladas e que o consumidor obtenha o produto sem pagar nada.

Porém, free trials ainda são ótimas estratégias de marketing para SaaS. Esse recurso permite que o usuário possa experimentar o software em primeira mão e se convencer da compra posteriormente.

Existem dois tipos de free trials:

  • Tempo – permite que o software seja testado por algum tempo específico;
  • Limite de funções – permite que o software seja testado indefinidamente, mas com limite de funções.

7) Esteja onde o seu público está para se comunicar com ele

Por fim, mas não menos importante, não podemos nos esquecer de que, na era da informação, as marcas precisam conversar com os consumidores se quiserem fechar negócios. Se sua empresa espera conquistar clientes, precisa criar uma relação mais próxima com eles.

Por isso, é preciso estar onde eles estão. Se seu software é de contabilidade, por exemplo, seu planejamento de marketing precisa incluir posts nos principais blogs lidos por contabilistas, manter presença em grupos de discussão sobre o assunto e afins.

Seguindo esses passos, fica mais fácil criar um planejamento de marketing de qualidade para SaaS, não é mesmo? Colocar objetivos e metas no papel faz toda a diferença em suas estratégias de marketing. Experimente agora mesmo!

Se quiser receber mais dicas como essas, siga nossos perfis no Facebook, Google+ e LinkedIn, e fique de olho no conteúdo que divulgamos por lá!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.