Pintor: como captar clientes recorrentes

Painter working

Num mercado cada vez mais competitivo, fidelizar clientes tornou-se uma excelente opção para aqueles que desejam obter sucesso em seus negócios. A crescente oferta por serviços de pintura acirrou a concorrência e obrigou muitos profissionais do ramo a idealizarem novos métodos de fidelização.

Além disso, mais do que conquistar novos clientes, é importante que aqueles que já experimentaram seus serviços lhe contratem novamente e ainda indiquem outras pessoas. Se você deseja fidelizar seus clientes e consequentemente alavancar sua demanda de serviços, as dicas a seguir serão muito úteis. Confira!

Estabeleça um relacionamento com os já clientes e fique atento aos clientes em potencial

É importante identificar e fazer contato com os clientes que têm potencial de se tornarem recorrentes. Faça uma lista das pessoas que você atendeu nos últimos anos e separe um tempo para ligar ou visitar cada um deles. Organize os atendimentos realizados por ordem de data e calcule o tempo aproximado em que cada cliente necessitará de outros trabalhos de pintura. Enfim, mantenha-se presente na vida dos clientes, pois mais cedo ou mais tarde muitos deles precisarão dos seus trabalhos novamente.

Além disso, faça contato também com novos clientes, observando, por exemplo, residências que estejam sendo construídas ou passando por uma reforma. Muitas vezes, quem oferece serviços de reforma não faz serviços de pintura e ao final da obra é que a pessoa vai à procura desse profissional. Você tem a oportunidade de antecipar esse contato.

Atualize-se sempre

É muito comum que as pessoas não saibam de forma exata o que desejam quando tomam a decisão de pintar sua casa. Um bom profissional deve estar atento às novidades oferecidas pelo mercado, para dar as melhores sugestões. Alguns fabricantes e revendedores de tintas e outros materiais oferecem vários cursos, em que são apresentados novos produtos, técnicas e tendências de cores.

Clientes buscam mais do que um pintor, eles esperam um consultor que os auxilie, e essa constante atualização pode ser um diferencial que garantirá a fidelização dos seus clientes e fará seu nome ser lembrado sempre que o assunto “pintura” surgir.

Demonstre interesse

Esteja atento às necessidades de seus clientes. Boa parte daqueles que geralmente contratam serviços de pintura precisam da intervenção de outros profissionais como pedreiros, jardineiros, serralheiros, entre outros. Ter sempre um bom profissional para indicar (que seja de sua confiança), bem como dar dicas de melhorias que podem ser feitas, demonstram a seriedade com que você trata a satisfação do seu cliente, e isso contará pontos a mais para você.

Cumpra os prazos estabelecidos

Uma coisa que deixa os clientes irritados e insatisfeitos é o não cumprimento de um prazo que foi combinado. Preferencialmente, ao marcar a data de entrega do serviço, considere alguns fatores que poderão gerar um eventual atraso, como mau tempo, demora na entrega de algum material, imprevisto familiar, entre outros. Se não ocorrer nada de inesperado, você terminará a pintura antes do prazo, o que também deixará uma boa impressão.

Ofereça um leque de opções de pagamento

Facilitar o pagamento é uma excelente dica para promover a fidelização dos seus clientes. Tornou-se bastante comum o fato de que todo profissional autônomo possua uma máquina de cartão, com opções de pagamento de débito ou crédito.

Mas para oferecer variedade de opções de pagamento, nem sempre ter uma dessas máquinas é necessário. Você pode, por exemplo, oferecer aos seus clientes a alternativa de pagamento por meio de boletos, para aqueles que a desejarem. Os boletos oferecem a possibilidade de flexibilizar o pagamento e personalizar a cobrança, principalmente para clientes recorrentes.

E então, pronto para aumentar sua lista de clientes recorrentes? Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.