Perfil empreendedor: Tiago Santos e Rafael Soares

Perfil empreendedor

Atenção às oportunidades, visão de negócios e inovação para se manter no mercado: estes foram os elementos que fizeram de Tiago Santos e Rafael Soares empreendedores de sucesso antes de completarem 30 anos. Eles são os fundadores da Yoguland, primeira empresa do sul do país especialista em frozen yogurt (sobremesa parecida com o sorvete, porém menos calórica), que conta hoje com lojas franqueadas distribuídas por todo o território brasileiro e também no vizinho Paraguai.

A história de Tiago e Rafael mostra que, muitas vezes, feeling para os negócios não é questão de idade. Mesmo sem contar com a experiência de outros empresários, os dois souberam aproveitar um momento único e, posteriormente, efetuar correções de rota que os mantiveram no mercado. Conheça um pouco sobre a história do empreendimento da dupla e, de quebra, aprenda mais sobre inovação e gestão de crise.

Identificando tendências

Foi enquanto moravam no exterior – Tiago morou na Califórnia e Rafael no Havaí – que os jovens empreendedores conheceram o frozen yougurt. De volta à terra natal, foi fácil enxergar o potencial da sobremesa no Brasil: o calor tropical e a tendência em se preocupar com o corpo, privilegiando a escolha de alimentos menos calóricos e mais saudáveis, prometiam o retorno rápido do investimento.

Não deu outra: o verão de 2009, ano em que a Yoguland abriu suas portas, foi o verão em que a moda do frozen yogurt invadiu o Brasil. Tanto que, no primeiro ano de operação, a empresa recém-criada experimentou um crescimento vertiginoso, atingindo um faturamento de 8 bilhões de reais. Ancorada neste sucesso, a Yoguland rapidamente se espalhou pelo Brasil – em 2011, a empresa contava com mais de 35 franquias espalhadas entre o Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do País.

Visão de negócios

Com potencial de crescimento e sem capital para abrir mais lojas próprias – que também demandariam um esforço de gestão muito maior – Tiago e Rafael investiram na ideia de transformar sua marca em uma rede de franquias. Segundo especialistas, essa é a melhor alternativa de expansão para marcas que possuam um modelo de negócio que possa ser explorado em qualquer lugar, como o da Yoguland.

Inovação e diversificação para manter o faturamento

Após a explosão inicial do consumo do frozen yogurt em 2010, surgiram no mercado 14 novas marcas especializadas na sobremesa, tornando a vida da Yoguland bem mais difícil. Para sobreviver em um mercado concorridíssimo, os empresários apostaram, principalmente, em inovação e diversificação de produtos.

Modelos mais enxuto: Desde a sua fundação a empresa mantinha a possibilidade de franquia store-in-store – uma modalidade em que uma loja é aberta dentro de outra loja (como um café dentro de uma livraria), mas foi com a crise que essa possibilidade foi mais explorada, pois é uma alternativa mais barata de franquia. Um modelo mais compacto de loja, que ocupa apenas 6 metros quadrados, foi elaborado, para possibilitar uma alternativa com investimento inicial mais em conta.

Corte de gastos: para sanear as contas e manter a rentabilidade dos franqueados, os empresários adotaram um novo sistema de gestão, que estenderam a toda a rede. Além disso, negociaram reduções de preços junto aos fornecedores, tornando o produto final mais competitivo.

Inovação constante em sabores: O cardápio de opções é uma preocupação constante da marca, imprescindível para fidelizar os clientes e manter o interesse dos mais atentos às novidades. Periodicamente são lançados novos sabores e a empresa também investe em outras sobremesas, como o petit gateau, e em ações voltadas a datas específicas, como a realizada no carnaval.

Em um mercado dinâmico, é preciso ter jogo de cintura para adaptar seus negócios ao momento atravessado pelo mercado. E você, o que achou das soluções encontradas pelos empresários? Deixe o seu comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.