Perfil empreendedor: Primo Foroni, das papelarias Foroni

Quem se depara com uma empresa como a papelaria Foroni não imagina o que está por trás de seus 90 anos de existência. Fundada em 1924 pelo casal de imigrantes italianos Primo e Yolanda Foroni, a companhia começou como uma pequena fábrica de cadernetas em São Paulo. Quem poderia imaginar que, hoje, estaria produzindo 150 mil cadernos por dia, para o Brasil e outros países, não é mesmo? Atualmente a empresa é gerida pela terceira geração de herdeiros, mostrando que Primo Foroni soube cultivar muito bem algumas características essenciais para a constância do negócio. Quer conhecer um pouco mais sobre essa história de sucesso e aber que características são essas? Então confira agora mesmo nosso post:

Superação

Primo Foroni não veio ao Brasil em viagem de férias, a opção de se estabelecer no país foi a alternativa encontrada para fugir da Primeira Grande Guerra Mundial. Deixou, assim, sua terra natal, parte da família, seus bens e sua cultura rumo a um local totalmente desconhecido. Nesse contexto seria até fácil se colocar no papel de vítima da injustiça do mundo e ficar se lamentando pelos cantos, mas o casal Foroni enxergou a situação como uma ótima oportunidade de superação, investindo no sonho da pequena fábrica.

Exemplo

Primo Foroni sempre fez questão de mostrar que o trabalho árduo era fundamental para a organização. Como uma empresa familiar, o fundador sabia que era preciso mostrar seus valores aos filhos, Renato e Alberto Foroni, que passaram a comandar a empresa antes da terceira geração chegar. A família aprendeu que era preciso se dedicar muito para manter o negócio sustentável.

Em entrevista à Revista da Papelaria, a diretora de marketing, Marici Foroni, neta de Primo, afirmou que manter um negócio de 90 anos era um grande desafio, mas que uma das fórmulas do sucesso era trabalhar com seriedade, qualidade, confiança e credibilidade. Realmente, com todos esses preceitos fica difícil dar errado, não é mesmo?

Ousadia

Todos sabem que o mercado gráfico e de papelaria já sofreu, em virtude de processos de modernização, inúmeras mudanças ao longo da história. Um dos grandes acertos da empresa foi perceber antecipadamente essas mudanças, mantendo-se sempre atenta ao que o mercado pedia.

Nos anos de 1970, quando seu forte era a fabricação de livros contábeis e fiscais, a organização viveu uma época áurea, quando a legislação exigiu que as empresas trocassem todos os livros em um curto período de tempo. Tendo percebido que os materiais de escritório já não ofereciam um bom retorno, a empresa passou a se dedicar à produção de material didático, que, hoje, responde por cerca de 70% de seu faturamento.

Coragem

No Brasil, para se manter uma empresa, é preciso muita coragem e persistência. Com as altas taxas de tributos impostas, é preciso sempre se reinventar para continuar competitivo no mercado. E a Foroni não só desenvolveu mecanismos para se salvaguardar como se abriu para ouvir o que os clientes desejavam.

Antes, com a produção de materiais de escritório, esse contato com o cliente não era frequente. Mas agora, como o foco está no consumidor final, há uma grande preocupação em sempre pesquisar tendências e atender às expectativas. Para atingir esse objetivo, além de ter criado seu site institucional, a Foroni mantém canais em mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, aproximando-se, cada vez mais, de sua clientela.

Inovação

Para estar à frente da Foroni, a gestão atual aprendeu a transformar a coragem aprendida com o fundador em ação. A empresa está sempre inovando seu mix de produtos: são agendas, cadernos, envelopes, fichários, mochilas, material de escritório e linha de presentes feitos para atender aos mais diversos perfis de clientes. De olho no público teen, a companhia investiu em licenciamentos para usar em seu material personagens de sucesso de gigantes do mercado, como a Disney, a Mattel, a Warner e a Universal. E é com esse espírito inovador que a Foroni segue em direção aos seus 100 anos!

Viu como uma pequena empresa familiar, se bem administrada, pode prosperar e alcançar altíssimos patamares? Você conhece algum outro exemplo inspirador para compartilhar? Comente aqui e conte essa história para nós!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.