Perfil empreendedor: Maria Fernanda Thomé de Rizzo, do Empório da Papinha

Baby food in jars

Muitas mulheres, quando decidem ter filhos, acabam ficando divididas entre a profissão e o cuidado das crianças, não é mesmo? Não é à toa que a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira tem feito com que muitas mulheres se tornem mães empreendedoras, chegando, assim, ao sucesso nos negócios sem abrir mão da dedicação à família.

Pois neste perfil empreendedor, conheça a história da mãe empreeendedora Maria Fernanda Thomé de Rizzo, do Empório da Papinha, que descobriu o desejo de abrir o próprio negócio como muitas outras mães brasileiras: durante a licença-maternidade. Ficou curioso para conhecer a trajetória dessa guerreira? Então acompanhe:

A oportunidade na crise

Maria Fernanda Thomé de Rizzo era professora de Educação Física. Em 2008, pouco depois do nascimento de sua filha Gabriela, hoje com 7 anos, ela voltou a trabalhar. Em um belo dia, viu-se em desespero. Maria Fernanda passava o dia inteiro no trabalho e, em vez de poder voltar para casa e só curtir a filha, precisava ir para a cozinha preparar suas papinhas.

Em uma conversa com o marido, Maria questionou o fato de ainda não haver no Brasil uma empresa especializada na venda de comida orgânica voltada para o público infantil. Depois de uma pesquisa na internet, seu companheiro comprovou essa demanda e, como os pratos preparados por Maria Fernanda já faziam sucesso entre os mais próximos, decidiram aproveitar o nicho. Assim nasceu, em 2009, o Empório da Papinha.

A educação da clientela

Talvez você até tenha uma boa ideia, mas ainda não sabe se realmente existe público para que seu negócio seja um sucesso. Pois a mãe empreendedora Maria Fernanda também passou por isso. Ela conta que, antes de atingir o sucesso nos negócios com o Empório da Papinha, o ramo de alimentos feitos a partir de ingredientes orgânicos ainda era pouco conhecido pelo mercado consumidor brasileiro.

Assim, ela e sua sócia — e tia —, Sônia Maria de Azevedo Thomé, tiveram que aprender a educar o público consumidor. Aos poucos, o serviço deixou de ser utilizado apenas por amigos e parentes e foi conquistando uma clientela mais preocupada com a origem dos alimentos ingeridos por seus filhos. O sucesso já despontava.

O papel do planejamento

Desde o momento em que percebeu que a venda de papinha orgânica congelada seria um empreendimento de sucesso, Maria Fernanda começou a planejar. Segundo a empresária, o negócio deveria ser grandioso. Assim, graças a seu perfil empreendedor, começou a planejar a empresa e a futura expansão por meio de franquias nacionais e até internacionais.

Em 2011 já contava com uma loja física em São Paulo e uma franquia em Salvador. Hoje em dia, os produtos do Empório da Papinha podem ser encontrados em 16 Estados e no Distrito Federal, além de algumas cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais. O próximo passo é permitir a compra on-line para todo o país e, finalmente, atingir o mercado externo.

Além do sucesso nos negócios para a alimentação infantil, o Empório da Papinha já se enveredou para o atendimento ao público adulto desde 2011, com pratos que seguem o padrão de produção das papinhas, a partir de alimentos orgânicos e sem conservantes.

A sustentabilidade geral

Vale ressaltar que o negócio da mãe empreendedora Maria Fernanda não preza apenas por comidas mais saudáveis e saborosas. O Empório da Papinha também abraça a causa da sustentabilidade, não apenas porque suas receitas são feitas a partir de produtos orgânicos — e, consequentemente, livres de agrotóxicos e outros produtos químicos que agridem o ambiente —, mas também por ter o cuidado de utilizar embalagens devidamente certificadas pelo Inmetro, sem bisfenol.

Viu só como de uma necessidade pode surgir uma oportunidade concreta? E você, já tem sua grande ideia para se tornar um empreendedor de sucesso também? Comente aqui e compartilhe suas expectativas conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.