Perfil empreendedor: Marcio Kumruian, da Netshoes

Perfil empreendedor Marcio Kumruian da Netshoes

Uma das principais personalidades do empreendedorismo nacional hoje em dia é Marcio Kumruian, a mente por trás da Netshoes, uma das principais empresas do setor de e-commerce no Brasil atualmente. Quer saber como a história da sua carreira pode ser vista como um verdadeiro exemplo para quem pretende ter sucesso nos negócios? Então confira agora mesmo esse perfil empreendedor e se inspire:

O começo com as lojas físicas

A história de Marcio Kumruian começou tradicionalmente, em lojas físicas, até quem, em 2002, um programa de incentivo financeiro o motivou a levar seu negócio para a internet. Como um verdadeiro desbravador de caminhos, o empresário estruturou o atual modelo da Netshoes até 2007, quando veio sua consolidação e o fechamento das lojas físicas. Nessa etapa foi preciso organizar rígidos meios de controle de inventário e investir pesado em marketing, esforços que certamente valeram a pena.

O foco no core business

Concentrar esforços e atenção no negócio principal da empresa — a internet — foi essencial para que a organização atingisse o sucesso desejado. Assim, o empreendedor Marcio Kumruian viu seu negócio crescer até 130% ao ano, antes mesmo que a concorrência se deparasse com esse gigante da internet. Como resultado, a Netshoes detém, hoje em dia, liderança disparada no mercado brasileiro para a venda de artigos esportivos pela internet. Até então, essa especialização de nicho era inédita no país.

Os desafios enfrentados

Para Marcio Kumruian, um dos maiores desafios dessa trajetória foi conseguir expandir os negócios juntamente com o crescimento da demanda. A elevação das vendas era surpreendente, mas, para atingir sucesso no ramo, seria preciso manter a qualidade dos serviços. Além disso, como o mercado pedia mais inovação, entrou aí a criação de um e-commerce para calçados no país, coisa simplesmente impensada até então.

Aprimorar o serviço de atendimento ao cliente também foi um desafio a ser superado logo de cara, já que essa era uma das maiores queixas de consumidores on-line na época. Para isso, foram feitos esforços no sentido de manter compromissos com clientes e de elevar os níveis de satisfação no pós-venda. Um dos segredos da Netshoes é, por exemplo, oferecer a primeira troca gratuitamente a seus consumidores. Isso minimiza reclamações decorrentes do fato de o cliente não poder provar o tênis antes de finalizar a compra.

As expectativas em relação ao futuro

Para Marcio Kumruian, o futuro não poderia ser mais promissor. Parcerias de exclusividade nas vendas brasileiras — como aquela firmada entre a Netshoes e a Nike — são exemplos disso. Aos poucos, a empresa tem expandido a cartela de produtos oferecidos a seus clientes, com recentes adições de cosméticos, perfumaria, aparelhos eletrônicos e games.

Claro que há desafios a serem enfrentados, mas o empresário acredita que, por meio de políticas institucionais voltadas para a qualidade do serviço — serviços ágeis de entrega, funcionários bem treinados e bem remunerados, por exemplo —, é, sim, possível alavancar ainda mais o sucesso nos negócios da marca.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história desse grande empresário brasileiro, comente aqui e nos conte que lições consegue tirar desse perfil! Compartilhe suas impressões conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.