Perfil empreendedor: Marcelo Carneiro, da cervejaria Colorado

businessman silhouetted

Você conhece a cervejaria Colorado? Ainda que o nome apenas lhe soe familiar, com certeza você já deve ter se deparado com um estande de cervejas artesanais em algum shopping Brasil afora e prestado atenção em seu rótulo diferenciado — e vale ressaltar que tão especial quanto o rótulo é o conteúdo! O empreendedor por trás da Colorado se chama Marcelo Carneiro e tem uma história de sucesso muito interessante. Quer saber o que é tão interessante? Então confira:

O começo de tudo

A história da cervejaria Colorado se confunde com a de seu fundador e presidente, Marcelo Carneiro da Rocha. Formado em Direito, o atual empresário chegou a ser proprietário de uma editora e também trabalhou em um negócio familiar, uma empresa farmacêutica. Em parceria com seu amigo pessoal, o carioca Cesario Mello Franco, Marcelo abriu um bar que produzia as próprias cervejas, um pub, em 1995.

Desde o início, o visionário empreendedor teve que ser bastante persistente com o negócio, procurando introduzir sabores exóticos na lista de preferências dos consumidores, bem como estimular o conhecimento sobre esse mercado, que ainda era muito restrito. Atualmente a empresa conta com lúpulo 100% nacional em sua composição e cada vez mais profissionais se especializam na arte de fazer cerveja. E Marcelo dá o exemplo.

A percepção da oportunidade

Novidade no Brasil naquela época, o mercado de cervejarias artesanais evoluiu muito desde então. É verdade que o brasileiro sempre foi muito afeito ao consumo de cerveja, mas nunca teve o costume de apreciar cervejas artesanais.

Mas, assim como o consumo de vinho no país, o consumo de cerveja passou por diversas transformações. Houve um aumento do mercado consumidor com o crescimento da renda dos consumidores — principalmente da classe C — e um aumento também da procura por cervejas artesanais, em vez de grandes linhas de produção industrial.

O mercado brasileiro de cervejas é um dos maiores do mundo em termos absolutos. E ainda que a fatia ocupada pelas cervejas artesanais representasse uma porcentagem mínima desse consumo elevado, Marcelo decidiu investir no segmento, vendo ali uma oportunidade única.

Hoje em dia, o empresário tem mais concorrentes do que nos primórdios da Colorado, mas não reclama. Acreditando que a economia do país não está em seu melhor momento e que a burocracia funciona como um grande entrave ao empreendedor nacional, ele tem esperanças de fazer do mercado consumidor brasileiro de cervejas o maior do mundo.

A inovação da Colorado

Como inovar em um mercado tão tradicional? Pois Marcelo Carneiro fez isso por meio da inclusão de sabores genuinamente brasileiros em suas cervejas artesanais. Assim, as cervejas Colorado incorporaram ingredientes ousados, como o café, a castanha-do-pará, a rapadura, a mandioca e o mel. E a mistura deu mais que certo!

Os conselhos para jovens empresários

Com o objetivo de aconselhar jovens empreendedores, as lições que Marcelo Carneiro passa são simples e eficientes: comece pequeno, como um microempresário, mas pensando grande. Essa é uma ótima oportunidade de testar sua aptidão e a receptividade do mercado.

Além disso, ele considera ser essencial imprimir uma identidade à marca, seja pela escolha de seus ingredientes ou pela composição visual de seus produtos. O empresário ainda trabalha em cooperação com outras empresas do ramo, o que ele considera ser essencial em um mercado emergente e ainda de difícil abertura.

Lições devidamente anotadas? Então corra para colocá-las em prática! E não se esqueça de nos contar sobre os resultados depois! E você, conhece mais alguma história de sucesso com valiosas lições empresariais? Comente aqui e divida esses aprendizados conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.