Pequena empresa com funcionários: saiba a importância de “assinar a carteira”

pequena empresa

 

Empresários têm tendência a acreditar que contar com um funcionário e registrá-lo como celetista (em vigência com a Consolidação das Leis de Trabalho) é algo que gera muitos gastos para quem tem uma pequena empresa. Porém, “assinar a carteira” de um empregado não é somente um direito dele: além de garantir benefícios ao trabalhador, ela traz vantagens a quem emprega.

Você ainda não sabe da importância de registrar os funcionários em carteira? Acabe com as suas dúvidas agora!

Período de experiência deve constar na CTPS

Ao contratar funcionários, mesmo submetendo os candidatos a testes e entrevistas, há a possibilidade de ainda ter dúvidas sobre o escolhido: será que ele vai se encaixar na equipe? Ele realmente tem domínio sobre a área de atuação? A contratação pela CLT te garante a opção de contratar o funcionário por um prazo de experiência, em que ele será testado e provará se foi mesmo uma boa escolha para a sua empresa. Por isso a importância (e obrigatoriedade, caso essa modalidade seja escolhida) de registrar esse período na carteira do funcionário.

Essa documentação formaliza o período, que pode durar no máximo 90 dias, e consequentemente te assegura as condições dessa modalidade de contrato, tais como a dispensa à obrigatoriedade do aviso prévio, caso o contrato seja rescindido no último dia de sua vigência, e a indenização de apenas 50% do valor que seria devido até o final do contrato, caso seja rescindido antes do último dia.

Comprovante dos valores de salário, benefícios e contribuições

A assinatura da carteira do funcionário também é necessária para que se registrem os valores e outras condições acordados no contrato, como datas de admissão e dispensa, salário, remuneração de férias e contribuições sindicais. Essas anotações são o registro não apenas da vida profissional do seu funcionário, como também das suas atividades como empregador com relação ao contrato de trabalho. É através delas que você se resguarda de possíveis mal-entendidos posteriores, tais como reclamações indevidas e até mesmo problemas com a Justiça do Trabalho.

Assim, lembre-se de que tudo deve estar devidamente registrado, inclusive as alterações de salário ou de cargo, caso aconteçam. Para não esquecer de nada, procure um bom contador para ele ajudá-lo nisso.

Garantir o cumprimento do contrato de trabalho

Além dos benefícios que garante ao trabalhador, a assinatura da carteira de trabalho do funcionário também garante à empresa a obrigatoriedade do cumprimento do contrato de trabalho por parte do funcionário, sendo uma formalização de tal contrato. Dessa forma, fica o funcionário sujeito ao cumprimento da sua parte do contrato, além de obrigado aos seus deveres como trabalhador, tais como o aviso prévio indenizado, a não possibilidade de abandono de emprego, entre outros, sendo também passível de penalização em uma eventual rescisão contratual.

Lembre-se, assinar a carteira de trabalho dos seus funcionários e registrar as alterações contratuais é, ao mesmo tempo, seu dever como empregador e sua comprovação de que a sua parte do acordo está sendo cumprida. Manter a sua empresa e os seus funcionários na legalidade é dever que garante benefícios na sua trajetória empresarial.

Ainda tem alguma dúvida sobre a importância da assinatura da carteira? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.