Outbound ou Inbound marketing: qual é o ideal para startups SaaS?

outbound-ou-inbound-marketing-qual-e-o-ideal-para-startups-saas.jpeg

 

Um dos itens que mais gera dúvidas nos empreendedores é a escolha da melhor forma para investir em merchandising e divulgação. As pequenas empresas, principalmente, encontram diversas dificuldades nesse aspecto, pois não é fácil competir com grandes corporações. Nesse contexto, optar entre Outbound ou Inbound marketing é fundamental.

Cada alternativa tem suas principais vantagens, mas o fato é que o mercado e os clientes estão cada vez mais ligados aos conceitos e funcionalidades do universo digital. Quer aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir qual é o melhor caminho para o seu negócio? Então confira o conteúdo a seguir:

Outbound marketing

O outbound marketing nada mais é do que a metodologia tradicional de divulgação que conhecemos. Ele inclui o uso de estratégias bastante difundidas como panfletos, cartazes, outdoors, propagandas em televisão e rádio, mala direta, patrocínio em eventos, anúncios em jornais e revistas e ligações para prospecção em telemarketing.

Utilizado há muitas décadas nos mais diversos setores do mercado, essa tática se confunde com a própria história do empreendedorismo e tem como objetivo principal atingir o maior número possível de pessoas, sem conseguir muita separação por segmentos ou um bom direcionamento para públicos-alvo específicos.

Além disso, ele não é barato. Para que possibilite um retorno considerável, é preciso direcionar boas quantias de capital para que as ações sejam efetivas. Por causa disso, o outbound costuma ser utilizado apenas por grandes empresas, que contam com possibilidades maiores de investimento e tentam reforçar a presença da sua marca na sociedade como um todo.

Inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia mais recente de merchandising e vem ganhando bastante espaço em empresas de todos os tamanhos. Para startups SaaS, que já estão baseadas no universo virtual e na tecnologia em nuvem, essa pode ser a escolha perfeita. Ele pode ser entendido como uma espécie de marketing de atração, cuja ideia principal não é ir diretamente atrás do cliente, mas sim despertar o seu interesse e atraí-lo para o seu negócio.

Essa concepção entende que o processo de vendas pode ser encarado como uma espécie de funil e, por meio da análise de suas etapas, as organizações poderão conduzir pessoas comuns ao estágio final do consumo: a conversão. Em cada fase, a abordagem é feita de uma maneira diferente e específica, de acordo com os interesses e expectativas naquele momento, de forma a ganhar naturalmente a atenção dos consumidores em potencial.

A ideia é nutrir o público-alvo com informações e conteúdos relevantes, engajando-os para que continuem seguindo para o passo seguinte do funil de vendas. Entre as ações mais utilizadas estão o marketing de conteúdo (como blogs e newsletters), vídeos e e-mail marketing, por exemplo. Por meio desses modelos, tenta-se cativar o cliente para que ele procure, de forma espontânea e quase imperceptível, os produtos, serviços e soluções oferecidas.

Como podemos ver, o Outbound e Inbound marketing tem seus benefícios. Porém, na era da internet, oferecer conteúdo relevante é uma estratégia altamente vantajosa para as startups SaaS.

E então, esse artigo foi útil para você? Ainda ficou com alguma dúvida? Conte para nós nos comentários!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.