Os desafios mais comuns das startups de software as a service

software as a serviceAs startups que fornecem serviços de software, conhecidas como SaaS, estão em alta no mercado nacional e internacional. A computação na nuvem tornou-se ferramenta principal de sua atuação e empresas de todo tipo de porte, em especial as pequenas e médias, buscam soluções otimizadas de SaaS.

O baixo custo dos pagamentos mensais é um atrativo, além de se apresentar como uma conveniência para as empresas que terceirizam para as SaaS demandas do setor de TI. Outra vantagem competitiva das startups de serviços é a rápida implementação das soluções ofertadas.

Ainda assim, as startups de SaaS enfrentam muitos desafios para crescerem e se estabelecerem no mercado. Confira as competências necessárias para se destacar no segmento.

Entregar soluções de qualidade

Além de definir um segmento de mercado com base na solução dos principais problemas dos clientes, as startups de SaaS devem garantir a qualidade do serviço. Um dos requisitos para tanto é ter foco. Se sua startup atende bem duas demandas que estão dentre as principais prioridades dos clientes já é um indício de que sua solução tem qualidade. Não é desejável oferecer diversos serviços e não possuir excelência em nenhum deles.

O mais recomendado é vender serviços sob demanda que sejam confiáveis e estejam disponíveis em tempo integral. Uma dica importante é definir com o cliente o que será automatizado e o que deve ser feito manualmente. Esta proporção, em geral é de 80% para processo automáticos e 20% para serviços que requerem a interferência de profissionais qualificados. Deixe isso claro no momento de fechar o contrato e faça o acompanhamento tanto da qualidade do software as a service como do atendimento do suporte. Planeje melhorias constantes e esteja sempre um passo à frente da concorrência.

Manter clientes

O mercado de SaaS é extremamente competitivo, já que se encontra na nuvem da internet. A concorrência é global, ainda que muitos clientes ainda optem por contratar empresas que estão próximas. Mesmo assim, as startups de tecnologia tendem a estar em grandes capitais, portanto, a competição pela busca dos clientes é grande.

Diante desse cenário é um desafio não somente atrair clientes como mantê-los, uma vez que eles são bombardeados por ofertas de serviços semelhantes todo o tempo. Por isso o vendedor de SaaS deve estabelecer uma relação de confiança com os clientes desde o primeiro contato e garantir que após efetuada a venda haverá um acompanhamento estratégico e atencioso do cliente.

A entrega das startups de SaaS não é o produto, o software em si, mas o serviço. Por isso a equipe de suporte deve estar atenta à satisfação dos clientes o tempo inteiro.

Gestão de crescimento

Outro desafio comum das statups de SaaS é gerir as demandas. Muitas vezes as empresas que estão se lançando no mercado fazem uma projeção de clientes e se surpreendem com uma procura acima do esperado. Um dos principais perigos que este fato gera é ter picos de demanda que precisam ser bem geridos para não comprometer a qualidade do serviço e correr riscos de perder os clientes antigos e não atender os que chegam.

Por isso, planeje a escalabilidade de seu negócio desde o desenvolvimento inicial do modelo de negócios. Qual a infraestrutura necessária para atender um número X de clientes? E qual seria caso houvesse 10X a mais? Caso seja surpreendido, trabalhe com a distribuição do tráfego e contrate mais recursos humanos!

Esteja pronto para encarar cada um desses desafios! Dessa forma, seu negócio atenderá bem os clientes e sua empresa vai se destacar no mercado.

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.