Organização de eventos: Veja como alavancar os negócios

organização de eventos

O ramo da organização de eventos está quentíssimo, com muito trabalho e oportunidades aparecendo a cada dia. Mas é claro que toda essa movimentação atrai cada vez mais gente interessada em investir na área, o que, por consequência, aumenta bastante a concorrência. Se você tem uma empresa neste segmento, já percebeu esse cenário, não é mesmo?

Como então, diante de tantos concorrentes, alavancar os negócios de sua empresa? Quais estratégias podem ser utilizadas para diferenciar a sua marca no mercado? Confira as nossas dicas!

Encontre o seu diferencial

A primeira saída em um mercado saturado é a diferenciação. Para atrair o cliente, sua empresa precisa mostrar que tem algo diferente a oferecer, algo que a distancie da concorrência. Você precisa então, definir qual será o seu diferencial, ou o seu posicionamento de mercado. O preço mais barato? A alta qualidade dos serviços prestados? A exclusividade dos eventos realizados? Ou a rapidez e agilidade?

É importante que você perceba que essa decisão influencia a maneira como a sua empresa será vista pelo consumidor, e que tipo de cliente será atraído. Além disso, influenciará também a estratégia de comunicação que será utilizada — se o seu diferencial for o preço, por exemplo, será essencial enfatizá-lo em suas peças publicitárias. Já um serviço que prioriza a qualidade e a exclusividade deverá ser divulgado com cuidado, através de parcerias com outros empresários, por exemplo, para não perder a “aura” de exclusivo.

Promova a sua empresa

Definido seu posicionamento, é hora de partir para a divulgação. Hoje em dia não dá para não estar na internet, então um site bacana e uma fanpage no Facebook são básicos. Para agregar valor e atrair potenciais interessados em temas ligados ao universo dos eventos que você promove, criar um blog que aborde esses assuntos pode ser bastante interessante. Para divulgar as postagens do blog, vale utilizar o Facebook e seu recurso de post “impulsionado”, que é quando você paga para uma publicação atingir um público mais amplo que sua base de fãs. Além do Facebook, o Google AdWords também é uma opção bacana de mídia paga na internet, e costuma dar bons resultados.

Mídias tradicionais, como panfletos e anúncios em jornais locais, não devem ser descartadas. Uma alternativa muito interessante para empresas organizadoras de eventos são as revistas locais: geralmente, as matérias destas revistas são pagas, feitas por um jornalista e com muitas fotos para ilustrar. Principalmente se decidiu se posicionar quanto à qualidade ou/e exclusividade, é um investimento a ser seriamente considerado!

Busque parcerias

Outra excelente alternativa de divulgação é através de parcerias: identifique os locais onde seu público-alvo pode ser encontrado e invista em divulgação no local (com panfletos e banners), descontos para quem fechar pacotes e degustações. Quer um exemplo? Se você trabalha com noivas, um bom local para fechar uma parceria pode ser um salão de beleza conceituado na cidade. No caso de festas infantis, a divulgação em escolas e condomínios pode ser bastante lucrativa.

Mantenha-se atualizado

Para não ficar para trás e conquistar o seu cliente, você precisa estar sempre em dia com as tendências no ramo das comemorações. Principalmente se tratando de festividades tão importantes na vida das pessoas, como casamentos e festas dos filhos, oferecer o que está na moda é praticamente uma exigência dos clientes, e quem não supre essa expectativa tende a ficar para trás. Invista continuamente em treinamento da equipe e em cursos, seminários e workshops da área. Seu negócio só tem a ganhar!

Em ramos muito concorridos, a diferenciação, a divulgação e a informação são as suas melhores armas para se colocar à frente dos concorrentes.

E você, como se posiciona nesse mercado? Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário! Queremos ouvir sua experiência!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.