O que é sucesso para o empreendedor?

empreendedor

Todo pequeno e médio empresário quer ter sucesso com o seu negócio. O sonho de ser o próprio chefe, fazer aquilo que gosta e ainda faturar com isso é o objetivo de todo empreendedor.

Mas o caminho não é fácil nem rápido, e às vezes é difícil até reconhecer quando o sucesso chega. Ele é consequência de um processo que exige muito do empreendedor e que deve estar alinhado com o que cada um considera sucesso. Veja a seguir algumas características que contribuem muito para um empreendedor ser e se sentir bem-sucedido.

Tenha certeza do que gosta

Antes de tudo, é preciso se autoconhecer e saber qual atividade é a mais prazerosa para você. Um negócio pode ter boas chances do ponto de vista comercial, mas se não é aquilo que você gosta, será muito mais difícil trabalhar nele e provavelmente você estará mais propenso a abandoná-lo.

Por isso, veja em você quais são suas aptidões e interesses para ter a certeza de que uma ideia de negócio ou uma oportunidade comercial está dentro do seu gosto. O empresário de sucesso com certeza não é infeliz. Pelo contrário, atua no ramo que quer e é bem-sucedido porque tem gosto no que faz.

Mantenha a sua curiosidade e interesse, e sempre pesquise

É preciso sempre pesquisar, mesmo antes de meter a mão na massa e ingressar no empreendimento. A curiosidade, assim, é fundamental para que se enxerguem oportunidades de negócio, situação de mercado e potencial de crescimento. Não basta apenas gostar da área de atuação, é necessário se interessar por tudo o que a cerca para absorver informações importantes que poderão ser usadas na melhoria de seu empreendimento.

Pesquise e se interesse pela área do seu negócio para sempre aprender e melhorá-lo. Isso também ajuda no desenvolvimento pessoal: quanto mais informações você tiver, mais sua mente se ampliará para novas ideias, e inovação é uma ferramenta importante para qualquer empresa.

Seja perseverante, independentemente dos obstáculos

Todo negócio passa por provações que podem impedir seu crescimento e, em alguns casos, sufocam a atividade comercial. Mas os obstáculos são chances de aprendizado e oportunidades de mercado. No começo, as dificuldades são diversas, e se engana quem pensa que, após crescer, tudo vira um mar de rosas: as empresas grandes também passam por seus perrengues e aquelas que aprendem com os erros e aprimoram suas atividades em momentos de crise são aquelas que saem mais fortes de momentos difíceis e até conseguem lucrar em uma má fase.

Portanto, se você está em algo que gosta, acredite que dará certo e lute. Acreditar e se dedicar é fundamental para que se busquem soluções para a empresa, pois nem a melhor das ideias dá certo se não houver confiança nela.

Seja realista e tenha senso analítico

Gostar do que se faz, pesquisar sobre a área e ser persistente são ingredientes que ajudam muito no sucesso de um negócio, mas isso pode gerar imagens ilusórias ao empreendedor e fazer com que ele acredite que está tudo bem e que nada, nunca, dará errado.

É fundamental empreender usando uma boa dose de senso crítico. Não se engane pensando que pode fazer mais do que consegue, prometendo o que não pode cumprir ou sem enxergar os reais problemas do negócio. Analise processos, veja a situação do mercado e assuma responsabilidades que poderão ser cumpridas. Mesmo com vontade de crescer rapidamente, é preciso respeitar fases para o negócio prosperar de maneira firme, então não queira fazer tudo o quanto antes e a qualquer custo. Reconheça as suas próprias limitações e as da empresa, e busque melhorar esses pontos antes de dar o próximo passo rumo ao sucesso.

Ser bem-sucedido não necessariamente significa ser muito rico ou ter muitos empregados. O sucesso está presente na boa aplicação de processos, na fidelização e conquista de novos clientes e em diversas pequenas ações corretas tomadas no negócio. O sucesso também não significa chegar ao fim da linha, não deve ser visto como uma última etapa da escalada empresarial, até porque o mercado, o público e, por consequência, as empresas estão em constante transformação e exigindo sempre inovações por parte dos empresários. Então, independentemente do seu tamanho ou alcance, o sucesso é o bom desempenho do negócio.

E para você, o que significa ser bem-sucedido? Quais outras qualidades você citaria como necessárias para um empresário de sucesso? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.