O manual para quem vende porta a porta

portrait of a salesman

A venda porta a porta sempre foi uma prática bastante comum no mercado e já foi a segunda renda de centenas de famílias, mas o negócio deu tão certo que muitas pessoas estão investindo no mercado e tomando a venda porta a porta como principal fonte de renda.

Para ilustrar o sucesso dessa modalidade de venda, pode-se citar o exemplo de empresas como a Avon, uma das pioneiras no negócio, que possui, hoje, mais de 1 milhão de revendedoras no Brasil e, mais recentemente, das lojas Marisa, que também apostaram no modelo e já possuem mais de 60 mil consultoras de moda fazendo vendas diretas no país afora.

Para ser um bom vendedor porta a porta é preciso que se tenha conhecimento sobre o mercado e o produto, além, é claro, de uma boa dose de empreendedorismo na veia. Para que você possa desenvolver seu negócio com maior segurança, criamos este pequeno manual, com dicas preciosas para quem já pretende estrear nessa atividade com credibilidade e profissionalismo. Então confira agora mesmo nossas dicas e comece com o pé direito:

Conheça o produto

Busque o máximo de informações a respeito do produto — como materiais utilizados, como é confeccionado, quais são as especificações técnicas e também quais são os benefícios trazidos para seus clientes. Lembre-se de que, apesar de ambos serem importantes para o sucesso da sua venda, benefícios e características são coisas diferentes. Então procure saber sobre todos os pormenores acerca do produto e certifique-se de que seu cliente também os conhecerá!

Entenda o mercado

Se você vende roupas, por exemplo, conhecer um pouco de moda, sobre quais são as tendências da estação, que tipo de roupa fica bem em qual corpo e como fazer combinações arrasadoras são alguns dos conhecimentos que você precisa ter para ser mais do que um revendedor, tornando-se um verdadeiro consultor.

Conheça os clientes

Uma das vantagens da venda porta a porta é o contato bem próximo com os clientes, tendo a oportunidade de conhecer pessoalmente cada um deles. Aproveite essa vantagem para conhecer mais a fundo as pessoas que se relacionam com você, como seus gostos, hábitos de consumo e que tipo de produto costumam comprar, por exemplo. Dessa maneira, você poderá dar um atendimento mais personalizado para cada um de seus consumidores, gerando fidelização.

Mantenha contato sempre

A venda porta a porta permite que você crie laços de amizade com seus clientes, podendo entrar em contato com eles mais vezes, seja por e-mail, telefone ou mesmo pessoalmente. Não deixe de se lembrar deles e, também, de se fazer ser lembrado, enviando sempre novidades de seu catálogo e mensagens em datas comemorativas.

Use as redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar o seu trabalho e ampliar seu campo de atuação. Crie uma fanpage no Facebook e use o Instagram para postar as fotos dos produtos que você vende, por exemplo. Aproveite o alto potencial de disseminação dessas redes e peça a seus amigos para compartilharem suas atualizações de status com seus próprios contatos.

Use seu próprio produto

Se seu produto é realmente bom, por que não usá-lo? Além de aproveitar os preços melhores para o atacado, você fará, assim, propaganda em tempo integral, despertando o interesse de quem o rodeia. Além disso, usar os produtos que você revende é um sinal de que você realmente acredita no potencial da marca e na qualidade dos artigos.

Tenha produtos em estoque

Manter um pequeno estoque de produtos pode salvar alguns de seus clientes e, ainda, potencializar suas vendas. Eventos de última hora sempre requerem peças novas e você pode acabar sendo esse fornecedor, aumentando seu ticket médio e criando a fama de salvador da lavoura.

Ofereça opções de pagamento

Foi-se o tempo em que as vendas porta a porta só se concluíam a dinheiro, com pagamentos à vista. As facilidades tecnológicas trouxeram muitos benefícios, como a fácil emissão de boletos e carnês de pagamento e parcelamentos com cartões de crédito e débito por meio de ferramentas on-line, por exemplo. Então não perca mais tempo, aproveite esses recursos para promover uma maior comodidade e tranquilidade para seus clientes!

Fazer o que se gosta, com horários de trabalho flexíveis, é o sonho de muitas pessoas. E se você é corajoso o suficiente para encarar esse desafio, parabéns! E trate de aproveitar nossas dicas para fazer muito sucesso com seu negócio e seus consumidores!

E então, qual das nossas dicas vai ser mais útil para o seu empreendimento? Tem alguma dica para acrescentar à nossa lista? Comente aqui e compartilhe conosco suas sugestões e impressões! Participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.