O guia definitivo para manter o foco no trabalho

Handsome young businessman concentrating

Focar totalmente no trabalho e evitar distrações pode ser tarefa muito difícil para o pequeno empreendedor, principalmente se ele trabalha em casa e tem que lidar com as distrações da família e de tudo o que envolve o ambiente doméstico em geral. Porém, ainda que se conte com um ambiente de trabalho adequado, a falta de experiência e de uma supervisão hierárquica acaba dando espaço para distrações — como conversas fora de hora no corredor e a utilização das redes sociais no horário de trabalho, por exemplo. Mas como ignorar tudo isso e realmente manter o foco no trabalho? Pois confira agora mesmo nosso post e aprenda com nossas dicas:

Faça um checklist diário

O que essa dica tem de simples também tem de valiosa! Além de manter uma agenda com todos os compromissos da semana, que tal comprar um pequeno quadro de recados — ou até mesmo um caderno pequeno de anotações — para criar um checklist diário de atividades? A ideia é acompanhar de perto o progresso dessas tarefas, não deixando nada pendente e, ainda assim, organizando as atividades do dia seguinte. Ou seja, essa lista de tarefas é a primeira e a última coisa que você checará no ambiente de trabalho. No início do dia, você saberá o que o espera pela frente, enquanto, ao final, verá quais tarefas foram efetivamente cumpridas e o que a jornada seguinte promete.

Crie metas de produtividade

Atenção: essa recomendação não se confunde com a dica anterior. Criar metas, encarando-as como um desafio, é um verdadeiro exercício de produtividade. As metas dizem respeito, por exemplo, a um aumento no número de vendas mensais, visando o lucro total da empresa. Esse objetivo mais abrangente é responsável justamente pela manutenção dos altos padrões de concentração, uma vez que o profissional se vê compelido a trabalhar mais para atingi-lo. Essas metas não devem ser fáceis demais, visto que assim não serviriam como incentivo, nem difíceis demais, já que podem causar frustrações se não forem atingidas. Encontre o equilíbrio ideal e coloque a mão na massa!

Evite distrações externas

O que o distrai no horário de trabalho? São as redes sociais, os telefonemas e as mensagens de amigos no celular? Ou seriam questões pessoais, como a própria falta de concentração e a necessidade de evitar o cumprimento das tarefas? Uma boa maneira de condicionar seu cérebro a focar é simplesmente tirar do alcance as fontes dessa distração. Se o problema reside nas redes sociais, coloque um filtro na internet da empresa, impedindo que elas sejam acessadas. Se for o celular, guarde-o na gaveta, utilizando apenas o telefone corporativo durante o expediente.

Para muitas pessoas, o principal problema no ambiente de trabalho é o barulho e a conversa dos demais colegas. Para eliminar essa fonte de distração de uma vez por todas, utilize sites e aplicativos como o Rainy Mood, por exemplo, que reproduzem sons ambientes, ideais para fazê-lo se esquecer do resto do mundo e focar completamente no trabalho que precisa ser desenvolvido. Faça o teste e alavanque sua produtividade!

Entenda seus padrões comportamentais

Cada profissional tem uma maneira específica de lidar com as atividades no ambiente de trabalho. Algumas pessoas preferem trabalhar de dia, outras à noite, algumas tantas preferem desenvolver suas atividades em equipe, enquanto outras acabam rendendo mais quando trabalham individualmente. Independentemente de qual for seu perfil, é importante que você tenha em mente suas próprias características para melhor se adequar ao regime de trabalho exigido pela empresa.

Que tal então colocar nossas recomendações em prática agora mesmo? Volte ao trabalho e aproveite já os resultados dessas estratégias! E se ainda ficou alguma dúvida ou se tem uma sugestão a dar, não deixe de compartilhar seus questionamentos aqui conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.