O design como diferencial da sua fábrica de móveis de madeira

Beautifully crafted wood furniture

Muitos fatores podem colaborar para o aumento da exposição e das vendas de produtos nos negócios ligados aos móveis de madeira. Não só os custos e a qualidade das matérias-primas são convenientes como diferenciais competitivos no mercado, mas, através de estratégias de design, uma empresa do setor moveleiro pode conquistar muito mais aceitação entre seus clientes potenciais. Como fazer isso? Veja as nossas dicas!

O design é bem mais do que estética

Uma maneira errada de se entender o design é considerá-lo tão somente como uma questão que diga respeito à beleza e à atração estética. É claro que a harmonia de cores e materiais, as proporções e a simetria fazem parte do jogo da conquista dos olhares dos consumidores, mas o tipo de design a ser desenvolvido também reúne outros expedientes, muita pesquisa e planejamento para atender às funcionalidades que se deseja imprimir e aos elementos diversos de engenharia, conforto, ergonomia e estilo. Sem dúvida, a beleza chamará a atenção dos consumidores, mas deve-se ter em mente que design é muito mais do que só isso.

O design pode ajudar a atingir com mais eficiência seu público-alvo

Conhecer os hábitos, as rotinas e as demandas do público com o qual se pretende trabalhar mais significa ter acesso a informações precisas que poderão ser transferidas para a fabricação e montagem dos produtos de mobiliário. Quando os consumidores observam e analisam o que foi desenvolvido nos produtos da fábrica, poderão perceber que aquelas peças foram criadas de modo a atender às suas preferências e necessidades. Assim, eles darão mais credibilidade à marca, porque os padrões, linhas e formas concebidas serão integrados às necessidades que o mercado exige naquele momento.

O design favorece a criação de um estilo particular

As pesquisas para se criar uma linguagem própria ou uma identidade singular para o mobiliário da marca constituem uma importantíssima estratégia de mercado, o que permite agregar valor às peças de maneira quase instantânea. A concepção de móveis com design próprio garante originalidade à fábrica e muito mais destaque competitivo no mercado, pois as pessoas, assim que veem um móvel produzido com aqueles formatos e traços distintos, assimilam como algo produzido pela marca. Quando for comparada com a concorrência, a fábrica poderá usar o design para se posicionar de forma ressaltada, oferecendo peças inéditas e modelos sem igual.

O design permite absorver novos materiais e tendências

As pesquisas constantes na área do design, principalmente quando consultorias de desenho industrial são contratadas ou quando os setores que lidam com o assunto, dentro da empresa, mantêm um estudo constante sobre novas técnicas e materiais, permitem que os produtos construídos sempre brindem ao ineditismo e à originalidade. Novas técnicas, materiais e as eventuais tendências do mercado nacional e internacional nunca passam despercebidos, e podem ser absorvidos a tempo de atender às demandas que só serão palpáveis a curto prazo.

O setor moveleiro ainda tem muito que expandir no Brasil, e as fábricas moveleiras do país são respeitadas pela qualidade tanto internamente quanto para onde exportam seus produtos. O desenvolvimento de projetos próprios, levando-se em consideração também os fatores de design, poderão favorecer ainda mais o crescimento dessa atividade, sejam pequenos negócios familiares, sejam grandes fábricas de produção em série.

Você tem ou gerencia uma fábrica de móveis? Como você tem integrado os perfis de seu público-alvo aos desenhos, projetos e cores do mobiliário que saem de sua oficina? Deixe um comentário e divida conosco suas experiências!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.